domingo , 17 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Esboço para Células – As Exigências do Discipulado

Esboço para Células – As Exigências do Discipulado

audio culto 27-09

Esboço-As-Exigências-do-Discipulado (Arquivo)

Esboço para Células                         As Exigências do Discipulado                         27/09/2015

Marcos 8.34-9.1discipulado-1024x716

Contexto. O gesto de obediência que brilhou em Jesus no (v31, necessidade de morrer) estende-se agora na direção dos seus discípulos, na forma de seis frases que falam de segui-lo.

Seguir a Jesus requer “autonegação”. Isso envolve: 1-primeiro, mudar o centro de gravidade da visão concentrada no “eu” para a completa adesão à vontade de Deus; 2-segundo, uma vontade contínua de dizer “não” a si mesmo a fim de dizer “sim” para Deus; e, em      3-terceiro lugar, uma denúncia radical a toda auto- idolatria.

Feitas estas considerações, vamos entender quais são as exigências do discipulado!

1-Querer (V.34) – Se alguém deseja seguir-me.

Com Jesus, também é possível não que­rer. Ninguem é obrigado a seguir Jesus a menos que queira. O discipulado com Jesus só frutificará se o candidato anseiar por isso.

2-Negar a si mesmo (V.34) – Negue-se a si mesmo.

Negar-se a si mesmo é permitir que Jesus reine supremo onde o ego tinha previamente exercido controle total. Portanto, quem quer ser discipulo de  Jesus, precisa deixar que só Deus decida sobre a sua vida.

3-Tomar a sua cruz (V.34) – Tome a sua cruz.

“Tomar a cruz sobre si” é, acima de tudo, concordar com o sofrimento, que nos isola, faz as pessoas balançarem a cabeça quando nos vêem e, no fundo, faz com que ninguém, além de Jesus, nos entenda direito. Neste sentido não existe “cruz” em série, porém para cada discípulo há a sua cruz, que ninguém conhece igual.

4-Ir a “após” Jesus (V.34) – Venha após mim.

Deste modo aquilo que está no meio, que é a consagração a Deus e a aceitação do desprezo da sociedade, é abraçado pela proximidade de Jesus. Você já não é mais o primeiro e passa a ser aquele que acompanha o modelo.

5-Perder (V.35-37) – Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á.

“Não é tolo aquele que (Vida terrena) o que não pode manter para ganhar aquilo(Vida eterna) que não pode perder”.

Nós não podemos manter nossa vida terrena e nem alcançar a vida eterna por nós mesmos.

6-Não se envergonhar de Jesus (V.38) – Se alguém tiver vergonha de mim.

Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego; (Rm 1.16)

Conclusão

As palavras de Jesus nem sempre são doces e agradáveis de se ouvir, mas são necessarias para o crescimento do discipulo. O discipulado com Jesus têm sim suas exigências, porém é o próprio Espírito Santo que nos fortalece para seguirmos.

Queira seguir a Jesus de todo coração; negue-se a simesmo, tome sua cruz e siga o Mestre. Perca se for necessário e jamais se envergonhe do Evangelho!

(Mt 10.38) E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim.

Por Alexandre J. da Silva

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...