domingo , 17 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Esboço para Células – Importância da Palavra de Deus no desempenho da Vida

Esboço para Células – Importância da Palavra de Deus no desempenho da Vida

17 – 24 – Esboço para Células (Arquivo)

Comunidade Batista da Paz – Esboço para Células

Importância da Palavra de Deus no desempenho da Vida

Salmos 119:17-24 – Marcio e Rafael França – 28.02.2016 –

INTRODUÇÃO 01

Qual a importância da Palavra no desempenho da vida? Na vida nós desempenhamos diversos papeis: pai, mãe, funcionário, patrão, filho etc. O salmista destaca dois papéis: Servo e Peregrino. Tomando-os como exemplos, QUAL A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA PARA OS DIVERSOS PAPÉIS QUE DESEMPENHO NA VIDA?

DINÂMICA: depois de explicar a introdução peça para todos os participantes falarem seus papéis exercidos (Ex: eu sou filho, irmão e funcionário ou, sou pai, patrão e líder). Isso é um exercício de interação e didático para melhorar a assimilação da palavra que será ministrada.

  1. PALAVRA DESTACA A DEPENDENCIA DO SERVO (v.17-18).

O que é um servo?

  • Dicionário comentado por Pasquale: Servo é aquele que pertence a um senhor. Não tem liberdade própria, não pertence a si mesmo. Que não tem a livre disposição de sua vontade, dos seus pensamentos e dos seus atos.
  • Biblicamente, Servo é a pessoa que serve a Deus, prestando culto e fazendo a sua vontade. Jesus foi chamado de “o Servo”, por sua vida de perfeita obediência ao Pai, em benefício da humanidade. (BLH).

Exemplos de servos: Josué 1 noticia a morte do servo Moisés e Deus levantou o servo Josué. Cristo antes de ser crucificado demonstrou postura de servo ao lavar os pés dos seus discípulos (João 13:1-17). Paulo intitulava-se servo e ensinou a importância de ser servo (Filipenses 2:3-11).

O salmista nos v.17 enfatiza que somos servos e devemos obedecer aos decretos do Senhor. Como podemos agir como servos? O v.18 é uma oração: “desvenda os meus olhos para ver as maravilhas da tua Lei”.

Precisamos orar para que Deus abra nossos olhos. Pedir entendimento para obedecer. Como Servos, submetermos ao Senhor os papéis que desempenhamos na vida.

 

  1. A PALAVRA DESTACA NOSSO PAPEL DE PEREGRINO (v.19-20)

O que é um peregrino?

Peregrino é aquele que não está no seu lugar de raiz, de origem. É uma espécie de viajante estrangeiro.

O povo de Israel ao qual o salmista pertencia sabia muito bem o que era ser peregrino. Desde a antiguidade o povo de Israel passou por isso. Abraão teve que sair da sua terra, tornou-se peregrino por obedecer a Deus (Genêsis 12), depois da travessia do Mar Vermelho o povo de Israel andou como peregrino no deserto por 40 anos (Êxodo) e, por causa do pecado, passou por exílios onde foram forçados a ser peregrinos. Mais tarde, Jesus disse a seus discípulos que eles não eram desse mundo, ou seja, eram peregrinos (João 15:19/17:14).

Como posso ser peregrino hoje nos papéis que exerço?

  1. Não vivendo como as pessoas desse mundo (Rm 12:2) – O mundo tenta impor padrões que não devemos seguir. Ensina que as nossas vontades e desejos são maiores que Deus, portanto, Ficar e sexo antes fora do casamento são tidos como normais (1Pe 2:11), a falta de honestidade e caráter minou a cultura brasileira.

 

  1. Alimentando a esperança do céu: Se pertencemos ao mundo, de onde somos? (Hebreus 13:14). Somos cidadãos do céu, e a nossa esperança deve ser de um dia adentrar em nossa terra (Apocalipse 22:14). E conseguiremos isso se trilharmos um caminho chamado Jesus (João 14:16).

 

  1. Tendo a consciência de que o Senhor nos confiou o Ministério da Reconciliação II Cor. 5. 20: “Somos Embaixadores de Cristo, como se Deus dissesse por meio de nós: reconciliem-se com Deus”. Deus quer usá-lo como instrumento de reconciliação.

 

Não somos desse mundo, estamos nele, mas devemos viver como cidadãos da nossa verdadeira pátria.

Não devemos viver nos padrões do mundo. Não somos daqui. No desempenho de cada papel devemos lembrar que a nossa verdadeira pátria é o Reino dos céus.

 

REFLEXÃO: Dê a oportunidade para que o grupo fale, como, de forma prática, cada um pode ser servos e peregrinos em seus papéis e funções diárias. Momento de aprendizado mútuo e troca de experiências.

CONCLUSÃO

O v. 24 diz: “Gosto de pensar nos teus ensinamentos; eles são os meus conselheiros”. Deus é o nosso Conselheiro. A Palavra, inspirada pelo Espírito Santo, é o um dos principais instrumentos para nos conduzir numa a uma vida plena e correta. Dê ouvidos à Palavra de Deus, desempenhe seu papel de pai ou mãe, marido ou mulher, filho ou filha, profissional, estudante ou líder. Desempenhe seu papel de servo e peregrino.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...