sábado , 17 Fevereiro 2018
Home » Mídias » Esboço » A alegria vem pela manhã

A alegria vem pela manhã

audio-culto-27-11

esboco-salmo-30 (Arquivo)

A alegria vem pela manhã.trees_rays_w
Salmo 30

INTRODUÇÃO – O pano de fundo do Salmo 30
Neste Salmo Davi recorda de algumas bênçãos preciosas do Senhor em sua vida: faz uma rememoração à conquista de Sião, a futura Jerusalém, a cura de uma enfermidade dolorosa, a construção do palácio real. Lembra, também, do seu vacilo em depender de Deus, da quebra da sua comunhão com o Senhor e o seu arrependimento e restauração. Este é, enfim, um salmo que pode embalar a nossa fé.

1) A VITORIA (1)
Davi conquistou a cidade dos jebuseus de forma engenhosa e faria dela a futura capital do seu reino, Jerusalém. Diante da vitória, Davi não se gaba do seu feito, mas celebra o Senhor.

2) O LOUVOR (2)
Nos momentos críticos pela perseguição do rei Saul que lhe queria tirar a vida, Davi louvava engrandecendo o Senhor, apesar de  tudo o que estava enfrentando.

3) A CURA (3-5)
Diante da pressão, perseguição e zombaria, Davi se vê doente, terrivelmente debilitado, sem vitalidade, com problemas nas articulações dos ossos. Mas clamou ao Senhor no seu momento de dor e Deus lhe respondeu curando-o da enfermidade. Mais uma vez ele louvou!

4-) A PROSPERIDADE (6)
Davi ganhou material e homens de Hiram, rei de Tiro, um amigo pagão, para construir o palácio real. Entendeu que Deus estava com ele e louvou ao Senhor por seu progresso material.  Na vitória e conquista, na cura, no progresso, em tudo dava os créditos ao Senhor e o exaltava.

5-) A CONFISSÃO (6,7)
Davi reconhece que por um momento pecou achando-se independente de Deus, mas logo sentiu a perda da comunhão com o Senhor e assumiu o seu erro, confessou ou seu pecado e buscou o Senhor.
Confessar e reconhecer não é sinal de fraqueza e sim de humildade de alguém que está querendo crescer, amadurecer, dar frutos.

6) A SÚPLICA (8-10)

Na hora da angústia e da dor, Davi buscou o Senhor e Deus restaurou-o. Deus atende o clamor do pecador que O busca e determina a ele a sua bênção. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (v.5).

7) O TESTEMUNHO (11,12)

Após a renovação de Deus, Davi volta a cantar o que Deus lhe fizera, transformando-lhe as circunstâncias.

Ficar remoendo mazelas, rancores e ressentimentos impede-nos de ver o quanto já temos sido abençoados.

CONCLUSÃO – Inspire-se na vida de Davi e aprenda a louvar com humildade e gratidão em todas as circunstâncias, reconhecendo seus erros e pecados e tributando sempre ao Senhor o seu louvor!

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Ordenação Pastoral

CULTO DE CONSAGRAÇÃO AO MINISTÉRIO PASTORAL – ALEXANDRE JOSÉ DA SILVA Sábado, 20/01, às 19h30 ...