quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » A caverna não é para você!

A caverna não é para você!

Caverna


MENSAGEM
: A CAVERNA NÃO É PARA VOCÊ.

TEXTO : I REIS 19. 1 – 18

INTRODUÇÃO

Elias foi sem dúvida um dos profetas mais usados por Deus. Seu ministério foi marcado por momentos onde o poder e a direção de Deus em sua vida eram incontestáveis. caverna1

Elias, cujo nome significa “Jeová é Deus” foi chamado por Deus para o ministério profético num dos piores períodos da história de Israel. Período este, marcado por crise, fome, miséria, corrupção e apostasia. É em meio à crise moral, social e espiritual, que Deus levanta Elias como voz profética ao Reino do Norte.

I. QUEM ERA ELIAS
Elias entra na história com uma palavra profética no
capitulo 17.1 Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”.

  • Após está palavra, Elias recebe um ordem de Deus, direção clara e objetiva do que ele deveria fazer.

  • Que direção foi está? I Reis 2-6
    Deus colocou Elias em fuga. Ninguém que prevê uma seca deixará de ser perseguido e talvez morto. Principalmente porque de que fato a seca aconteceu.

( 18. 1 )  Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: “Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra”.

Elias havia mexido com fogo. Acabe foi um rei mau e sua mulher era uma adoradora de baal.

1 Reis 16:30-33

Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva.
Então a palavra do Senhor veio a Elias:
“Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida”.
1 Reis 17:2-9

  • Foi usado por Deus para ressuscitar uma criança (I Rs 17.22);
  • Desafiou e venceu pelo poder de Deus os profetas de Baal no Monte Carmelo (I Rs 18.22-45);

II. UM ELIAS DIFERENTE

O Capítulo 19 vai nos mostrar um Profeta totalmente diferente dos capítulos 17 e 18. O profeta ousado, vibrante, atento a direção de Deus de repente entra num espiral descendente que o leva não apenas a fugir e expressar sentimentos até então não observados.

Esta crise emocional e de fé tem como ponto de partida a ameaça de Jezabel. 1 Reis 19:1-3

A partir dali vemos o homem de Deus despencar emocionalmente e sua fé e confiança no Senhor profundamente estremecida. Este homem que fora tremendamente usado por Deus vai para dentro de uma caverna. v. 09

Por quê?

A resposta a esta pergunta podemos encontrar em Tiago 5.17

Elias era uma pessoa frágil como nós. Ele orou fervorosamente, rogando para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Tiago 5.17. BKJ

III. O que pode nos levar para a caverna:

1. MEDO v.3 – O medo não só é um grande obstáculo para nos impedir de avançar no relacionamento experimental com Deus, mas também tem o poder de nos paralisar e nos levar para as mais diversas cavernas emocionais que existem e, para que alguns saiam de lá é preciso um milagre de Deus. Muitos estão morrendo literalmente de MEDO, da vida, da morte, do passado, do futuro, das pessoas e de si mesmo.

 No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo…… I João 4.18

2. CANSAÇO. V.4 – Vemos um profeta cansado, talvez por achar que a grande vitória no Monte Carmelo fosse definitiva. Agora acabou, depois de uma manifestação tão poderosa de Deus, o povo vai crer que há um único Deus e que baal não é nada, os profetas de baal estão mortos, Acabe perdeu sua força, Jezabel já era, só faltou Elias bradar: “está consumado” . Mas ai……vem luta… vem ameaça…

3. DEPRESSÃO. v 5-6 – Foi despertado pelo anjo, encorajado a comer, levantou-se comeu e bebeu e voltou a dormir.

4. AUTOCOMISERAÇÃO. (observe o dialogo) 9-14

A psicologia vai dizer que autocomiseração está dentro da área das “doenças do ego”, mas autocomiseração é um “pecado do ego”, como tantos outros ligados ele , ciúmes, inveja, rivalidade, entre outros. Mimamos o nosso ego, e ali este pecado se estabelece e cria uma fortaleza, que precisa ser derrubada para que este pecado morra e dê lugar ao novo homem.

Diante das queixas de Elias, não vemos uma resposta direta de Deus do tipo: Para com isso Elias, não fica assim, tende bom ânimo, se forte e corajoso.

Versos 15 – 17 , vemos Deus dando ordens….. VAI….

Verso 18, Deus mostra a Elias que ele não está sozinho. (mas observe que o Senhor diz; Também conservei) . Quem conservou? Deus. Conservou 7 mil que não se dobraram.

Conclusão: Assim como o Senhor foi ao encontro de Elias para tirá-lo da caverna, hoje Ele está aqui para que possas ouvir a sua voz e sejas encorajado a prosseguir confiante e livre. . Hoje o Senhor Jesus te convida a sair da caverna. Sabe por quê? As cavernas eram usadas como sepulturas e Jesus disse; “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. João 10:10.

About Victor Miranda

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...