quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » A Família Real

A Família Real

esboço família real 7-5 (Arquivo)

A FAMÍLIA REAL!

INTRODUÇÃO

Querida IGREJA, antes de tudo, o assunto a ser tratado não tem o objetivo de magoar ou criar qualquer constrangimento. Na verdade não tenho um texto específico para apoiar o que tenho em mente para esta noite.

Gn 29:1-28 conta a história de Jacó, seu esforço para se casar com a mulher que amava, como foi enganado por seu sogro e a disputa entre suas esposas por sua atenção. Dessa história se formou as 12 tribos de Israel. A Família de Jacó estava muito longe de ser uma família. Rivalidade, ciúmes e predileção culminram em outra história, a história de José. A extensa história de José vai de Gn 37-50, mostrando seus sonhos, o ciúme dos irmãos, prisões injustas e seu crescimento no Egito, se tornando ministro de todo Egito. Esses acontecimentos estavam dentro dos planos do Senhor para que a família de José fosse restabelecida.

Em Jo 4:1-42, conta-se a história do encontro de Jesus com uma mulher samaritana. Em meio a conversa Jesus revela a situação familiar daquela mulher: Jesus disse: “muito bem, você disse a meia verdade, você já teve 05 maridos e o homem com o qual você vive, não é teu marido”. Então, a partir daquela conversa, Jesus se manifestou como Cristo que veio salvar e resgatar o pecador. A mulher samaritana creu de todo o coração, deixou seu cântaro e correu para contar aos moradores da cidade sobre Jesus, e com isso muitos creram.

Outra história é a do chefe dos publicanos, Zaqueu (Lc 19:1-10) que tinha a função de cobrar impostos do seu próprio povo em favor do governo romano. Tradicionalmente, os publicanos eram odiados pelo seu próprio povo porque além de taxar os judeus, em favor dos romanos opressores, a maioria dos publicanos cobrava o valor maior que o necessário e retinha parte dos valores – corrupção, enriquecimento ilícito e muita injustiça contra o seu próprio povo. (Lembrando que não estou falando do Brasil e sim  dos publicanos!). A história de Zaqueu mostra como ele recebeu Jesus em sua casa e em sua vida, mostrando como a salvação alcançou o seu coração e a sua história.

O que estas histórias têm em comum?

As histórias são diferentes, vidas e famílias em tempos, lugares e situações diferentes, no entanto, é possível afirmar que Deus, o Senhor de nossas vidas, agiu na realidade ou a partir da realidade daquelas vidas e de suas famílias!

Deus age na realidade de nossas famílias ou a partir daquilo que estamos vivendo como famílias.

 

O Rafael França alistou alguns tipos de famílias:

Família Matrimonial: Formada pelo modo convencional e civil. Constituída inicialmente de marido e mulher, podendo ou não haver herdeiros posteriormente.

Família Informal: formada pela união estável, estipulada de comum acordo, mas sem caráter legal.

Família Unipessoal: Família de uma pessoa só, por opção ou por consequências alheias à sua vontade: (solteiros, viúvos e divorciados).

Família Multigeracional: Composta por três ou mais gerações: Avós, Pais e Filhos. Neste caso, cada membro exerce mais de dois papéis.

Família Monoparental: Formada por apenas um dos pais e seus descendentes.

Família Anaparental: Sem os pais, formada apenas por irmãos independentes e criados.

Família Intergeracional: Família onde os avós (tios e afins) criam os netos com ou sem a presença ou interferência dos pais.

Família Mosaico ou Reconstituída: Pais que têm filhos e vivem com outra pessoa que têm ou não filhos de outros relacionamentos. (Bom seria que não tivesse acontecido a separação do primeiro casamento, no entanto, cremos que o Senhor trabalha a partir desta realidade).

Família Multiparental: Famílias onde os filhos têm convivência com pai, mãe, padrasto e madrasta. Guarda compartilhada. Assim, todos, pai e mãe, padrasto e madrasta exercem influência na criação dos filhos.

Família Adotiva: Família com a presença de filhos adotivos e muitas vezes com a junção de filhos biológicos e filhos adotivos.

Essas são as FAMÍLIAS REIAIS, famílias que não estão fora da nossa realidade: muitas chegam com as suas qualidades e defeitos; outras chegam quebradas; outras chegam relativamente estruturadas, mas todos precisam de ajustes.

 

ESCLARECIMENTOS BÁSICOS SOBRE FAMÍLIA:

  1. Eu preciso reconhecer que a família foi instituída por Deus (Mc 10: 5-9). Jesus foi questionado sobre o divórcio. No entanto, sua resposta priorizou a importância do casamento ensinando o passo-a-passo para o casamento: deixar pai e mãe, unir-se à sua esposa e tornar-se uma só carne.
  2. Eu preciso lembrar que o meu relacionamento familiar está ligado ao temor do Senhor (Ef 5: 21). Na vida cristã, todos os relacionamentos estão ligados ao temor a Cristo, por isso precisamos deixar que o Espírito Santo encha nossas vidas de humildade e nos ajude a sermos submissos.
  3. É necessária a ação do Senhor para que cada um exerça suas funções (Ef 5:21-6:4): esposas com submissão (Ef 5:24), maridos com amor sacrificial (Ef 5:25), filhos com obediência (Ef 6:1) e pais com sabedoria (Ef 6:4).
  4. Eu preciso dar espaço para Harmonia no Lar.

4.1. Não permita que a ira ou a raiva durma com você (Ef 4:26-27). Todos têm emoções naturais. Não é incomum alguém ficar irritado no lar. No entanto, nossos sentimentos múltiplos precisam ser submetidos à direção do Espírito Santo.

4.2. Não alimentem as raízes de amarguras porque elas contaminam os que estão por perto (Hb 12:15). Pais zelosos pelos filhos, zelando e respeitando as diferenças, evitando as brigas e mágoas e exercendo o perdão (Cl 3:13), amando uns aos outros e sem desistir dela.

 

MEU APELO: Por favor, façam o compromisso: “Nós faremos o que for necessário, custe o que custar, para fazer este casamento funcionar. Nós faremos o possível pra cuidar das nossas famílias!”. Faça a escolha que Josué fez (Js 24:15):

Escolham agora a quem vocês querem servir: se as divindades às quais serviram vossos antepassados além do rio Eufrates, na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus em cuja terra vocês agora habitam. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...