sábado , 17 Fevereiro 2018
Home » Mídias » Esboço » A Nova vida em Cristo

A Nova vida em Cristo

Uma Nova Vida em Cristo (Arquivo)

Romanos 6. 1 – 14 – Uma nova vida em Cristo

Quando alguém aceita a Cristo como Senhor e Salvador, passa a viver uma vida unida com Cristo e, consequentemente, passa a ter uma nova vida. V. 4 e  II Corintios 5.17.

Portanto, A UNIÃO COM CRISTO PROPORCIONA UMA VIDA NOVA. V. 4.

A vida nova é um presente proporcionado pela Graça de Cristo. Graça que salva o pecador. Graça que perdoa os pecados por intermédio da cruz. Graça que santifica. Graça que está com Cristo entronizado. Podemos “nos aproximar confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e encontremos o poder que nos socorre no momento da necessidade”. Hb. 4.16.

GRAÇA – Deus estende o seu amor gracioso e salva a todo que crê e o recebe pela fé. Nós não temos forças em nós mesmos, mas o amor de Deus e a sua Graça nos conservam unidos a Ele. A Graça de Deus concede bênçãos que não merecemos. Deus, com a força da sua Graça Sustentadora nos ajuda a permanecer firmes e fieis na vida cristã. (BLH).

Rm. 5. 20 – Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça, a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Cristo, nosso Senhor.

Muitos pensam ou vivem assim: Se o pecado aumenta, a Graça de Cristo aumenta ainda mais, logo, se eu continuar pecando, a graça de Cristo aumentará ainda mais! É assim que muitos pensam – Deus perdoa mesmo! Então, quando chegar ao fim do dia ou quando eu chegar no fim da vida, eu faço como o ladrão da Cruz – Senhor, lembra-te de mim! Não é assim. Não é este princípio de vida que Deus tem pra nós!

O texto demonstra que A UNIÃO COM CRISTO PROPORCIONA UMA VIDA NOVA. – V. 4. Novidade de Vida!

Quais as marcas de uma Vida Nova? Quais são as características de alguém que se uniu a Cristo?

  1. A 1ª marca de uma Vida Nova é a Morte para o Pecado. V. 2 , 11.

O que você entende por “Morrer para o Pecado”? (Pergunta para discussão da célula).

Não se trata da impossibilidade de pecar. Na verdade, todos estamos sujeitos a errar o alvo que Deus estabeleceu. I João 2. 1 “Se porém, alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”.

A morte para o pecado indica uma nova vida. Gl. 5. 20 “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.

Morrer para o pecado e viver para Cristo são escolhas que requerem coerência. “Se deixamos o país onde o pecado é soberano, como poderemos ainda viver na velha casa que tínhamos lá? Não perceberam que abandonamos aquilo tudo para sempre?”. (B. Mensagem).

A decisão de morrer para o pecado é uma marca de quem tem uma vida nova em Cristo.

  1. A 2ª marca de Uma vida nova é a Identificação com Cristo através do batismo.

Identificar = Empenhar-se para ser parecido com alguém. Por isso podemos dizer que o batismo nos identifica com Cristo.

O que você entende por batismo? (discussão em célula).

Sem conversão – sem mudança de vida. Sem Cristo, o batismo não tem valor algum!

O batismo é um ato em obediência à Palavra de Deus. Deve ser praticado por pessoas que receberam a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.

O Batismo não salva ninguém. A água utilizada no batistério na é benta! A importância do batismo está na obediência do discípulo a Jesus Cristo.

O Batismo é um verdadeiro testemunho, demonstrando que a minha velha vida foi sepultada e agora eu tenho uma nova vida – estou unido com Cristo. Ele morreu e eu morri para o pecado – Ele ressuscitou e eu ressuscitei. Ele agradou ao Pai e eu também quero agradar a Deus.

Alguém pode compartilhar a experiência de quando recebeu a Cristo e do seu batismo?

Rm. 6. 1 – 14 enfatiza a   importância de viver em novidade de vida. Não importa se são 30,  10 ou apenas 01 ano de cristão – VOCÊ TEM UMA VIDA NOVA EM CRISTO JESUS.

O Batismo é testemunho de – sepultamento simbólicoUma ressurreição simbólica.

O Batismo também simboliza a esperança de que um dia viveremos com Cristo – “Se morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos!” (V. 8).

  1. A 3ª marca de Uma vida nova é um novo propósito – viver para o Senhor V. 11.

“Assim, desta mesma maneira, considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus”.  V. 11.

A melhor maneira de morrer para o pecado é concentrar os esforços para amar a Deus e viver para Ele.  Mt. 22. 37 – 38.

Os versos 12 – 13 exortam-nos a nos oferecermos a Deus por inteiro. Ofereça sua mente ao Senhor, seus olhos a Deus, sua boca, ouvidos, mãos e pés. Rm. 12. 1 “Rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”.

CONCLUSÃO

O texto demonstra que A UNIÃO COM CRISTO PROPORCIONA UMA VIDA NOVA. – V. 4. Novidade de Vida!

A Palavra de Deus nos convida a viver em novidade de vida! Vida de quem foi livrado da escravidão e condenação do pecado. Nova vida em Cristo!

Você tem esta vida nova? Você vive em novidade de vida?

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Ordenação Pastoral

CULTO DE CONSAGRAÇÃO AO MINISTÉRIO PASTORAL – ALEXANDRE JOSÉ DA SILVA Sábado, 20/01, às 19h30 ...