quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » A palavra de Deus alimenta a Esperança

A palavra de Deus alimenta a Esperança

audio-culto-02-10

palavra-de-deus-alimenta-a-esperanca (Arquivo)

SALMO 119. 49 – 56 esperanca1


INTRODUÇÃO

Qual o papel da Palavra de Deus em nossas vidas? Como pode ser a nossa postura em relação à Palavra de Deus?

 

  1. Apegue-se com Esperança à Palavra do Senhor. V. 49

A Palavra de Deus alimenta a esperança. O povo de Deus, no A.T. esperava pela intervenção salvadora de Deus – eles “esperavam por uma Pátria Celestial e por esse motivo, Deus não se envergonha de ser conhecido como Deus deles, mas lhes preparou uma cidade” Hb. 11:16.

Temos esperança na volta de Cristo.

Temos esperança na ação transformadora de Cristo. Ele age em todas as áreas. Jesus não salva apenas a alma, mas todo o nosso ser – Ele também é a esperança para a nossa história, casamento, saúde e ministério.

 

  1. A Palavra é um instrumento de consolo

O autor cita duas formas de consolo:

I – V. 50 o Consolo do Senhor é vivificante

O salmista não está falando de um consolo que limita-se a enxugar lágrimas! Trata-se de um consolo regenerador e vivificante. I Pd. 1: 23 “Fostes regenerados não a partir de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da Palavra de Deus, a qual é viva e operosa por toda eternidade”. Efésios 2: 1 “Ele (Cristo) vos concedeu a vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados … Deus, que é rico em misericórdia, por meio do grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, estando nós ainda mortos em nossos pecados, portanto: pela graça sois salvos”.

A Palavra de Deus vivifica nossas vidas, ilumina e direciona nossos caminhos – “Ela é lâmpada que ilumina os passos e luz que clareia o caminho” 119. 105. A Palavra de Deus é como um rio que alimenta as raízes de nossas vidas e nos torna como uma árvore com folhas verdes e nos ajuda a dar frutos! Sl. 1.

II – V. 52 Indica que o consolo também vem pela lembrança:

Lembro-me, Senhor, das tuas ordenanças do passado e nelas acho consolo”.

Quando estiver desanimado, triste, desmotivado e sem esperança, lembre-se do Deus já fez, lembre-se do que Deus já disse e cumpriu – Lm. 3: 21 – 24.

 

  1. A Palavra gera postura de adoração e coração ensinável. V. 54.

O salmista deu testemunho de si mesmo –“Ele é um peregrino que vive cantando a Palavra de Deus”. O cristão não é desse mundo e a música é instrumento de adoração e aprendizado.

 

  1. Adote uma postura de obediência à Palavra de Deus. V. 55 e 56

Esta é a postura mais importante que você pode adotar.

O Salmista está revelando o seu segredo:

  • Eu me apego à Palavra de Deus com Esperança;
  • Eu sou vivificado e consolado pela Palavra de Deus;
  • Eu canto em atitude de adoração e aprendo cantando a Palavra de Deus,

porque eu me propus a obedecer a tua Palavra.

Obediência não dá IBOP! Obediência não gera notícia e não atrai muita atenção. Mas, atai a amizade de Jesus: “Vocês serão meus amigos se fizerem o que eu ordeno” João 15.14.

O V. 56 “Esta tem sido a minha prática: obedecer aos teus preceitos” NVI. “Tem se dado assim comigo, porque guardo os teus preceitos” RA. “Este tem sido o meu estilo de vida: obedecer aos teus preceitos”. BKJ.

Obediência atraí o amor de Deus – não pelo que fazemos, mas pela disposição de coração. Coração quebrantado, coração disponível, coração disposto a obedecer, agrada a Deus e o público celestial – talvez seja este o grande motivo pelo qual há festa no céu quando um pecador se arrepende – porque um pecador arrependido é um pecador disposto a obedecer.

Veja I Samuel 15: 22 – 23 e Mateus 7: 21.

Nos 40 de Jejum e Oração muito foi enfatizado a necessidade de arrependimento e junto com arrependimento vem a obediência!

 

CONCLUSÃO

A melhor maneira de obedecer a Palavra de Deus – é estar em Cristo – ligado a Ele. Jesus disse: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês – nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se você não estiver ligado a Cristo, então a sua obediência será esforço humano”. João 15.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...