sábado , 17 Fevereiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Ajuste de Foco

Ajuste de Foco

Esboço – Ajuste de Foco – Células (Arquivo)

AJUSTE DE FOCO 

Instruções aos líderes: O Estudo de hoje falará um pouco sobre duas personagens bíblicas: Marta e Maria. Como o estudo passará por três textos bíblicos diferentes, a fim de remir um pouco o tempo, sugiro que as histórias sejam narradas e apenas os versículos chaves sejam lidos.

 

Introdução: Marta, Maria e Lázaro eram irmãos. Possivelmente Marta era a mais velha dos três e é provável que fosse viúva, fato que percebemos pela tradição e lei judaicas e pelos relatos bíblicos que os citam. Hoje, contudo, vamos falar um pouco mais sobre Marta e Maria.

Maria era a irmã que estava constantemente aos pés de Jesus, ouvindo e aprendendo com Ele. Já Marta era a irmã que estava constantemente servindo e trabalhando em seus afazeres domésticos. Uma focava na intimidade com Jesus, enquanto a outra focava no fazer, no realizar.

 

1- Quem não tem foco em Cristo, sempre busca enxergar o que os outros fazem (Lucas 10.38-42)

Marta entendia suas responsabilidades de dona de casa e escolheu se dedicar a isso. A escolha dela estava feita, contudo não soube enxergar a opção de Maria. Marta, que estava focada nos seus afazeres, questiona a Jesus sobre a atitude de Maria, que tinha seu foco total no mestre. Jesus não condena a opção de Marta, mas destaca como essa escolha a enchia de preocupações e ansiedade (v. 41). Jesus também destaca que Maria escolheu a melhor parte, que era estar aos seus pés (v.42).

Seus afazeres têm tirado seu foco de Jesus? Você tem gastado mais tempo olhando o que as pessoas fazem ou deixam de fazer do que buscando a Deus?

 

2- Quem não tem o foco em Cristo, facilmente se deixa levar pelas circunstâncias (João 11.21-27; 39-40)

Havia quatro dias que Lázaro morrera quando Jesus chegou ao seu vilarejo. Marta correu ao seu encontro e demonstrou conhecer o poder de Jesus (v.21 e 22). Já no versículo 27 ela reconhece a divindade de Jesus.

Marta demonstrou ter uma fé inabalável em Jesus, certo? Bem, na verdade não.  Após Jesus afirmar que Lázaro ressuscitaria, Marta, no versículo 24, parece não crer que isso realmente seja possível. Porém, no versículo 39, Jesus ordena que a pedra que lacrava o túmulo de Lázaro fosse retirada. Marta, imediatamente, interrompe o milagre de Jesus dizendo o óbvio: “Senhor, já cheira mal, pois é o quarto dia”. Novamente Jesus chama a atenção de Marta quanto à sua fé: “Não te disse que se creres, verás a Glória de Deus? (v. 40)

Quantas vezes sua fé terá de ser fortalecida para que vejas o milagre acontecer?

 

  • Quem não tem o foco em Cristo, não tem intimidade com Ele (João 11.21-27; 32-35)

Se olharmos atentamente o texto, veremos que no versículo 21 e no versículo 32, ambas as irmãs falam a Jesus a mesma frase: “Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido!”. Quando Marta diz isso a Jesus, ele traz um profundo ensinamento sobre seu poder e como Ele poderia trazer Lázaro à vida. Quando Maria diz isso a Jesus, ele se comove e chora junto.

Marta e Maria aparecem em três episódios diferentes na Bíblia. Nos três episódios Maria está aos pés de Jesus, enquanto Marta está preocupada com seus afazeres. Maria buscava a presença, a companhia de Jesus. Marta buscava servir Jesus. Jesus conhecia Marta. Jesus tinha intimidade com Maria.

Tiago 4.8 diz: “Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês.”. Jeremias 33.3 diz: “(…) se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você não conhece”. Gênesis 18.17 diz: “Não vou esconder de Abraão o que pretendo fazer (…)”. João 15.15 diz: “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”. Provérbios 3.32 diz: “(…)mas com os sinceros ele tem intimidade.”. Salmos 25.14 diz: “O Senhor Deus é amigo daqueles que o temem (…)”.

Deus deseja se revelar. Deus deseja intimidade conosco. Não é mais tempo de fazer coisas por fazer. Não é mais tempo de frequentar os cultos e célula por frequentar. Nós somos chamados para viver próximos de Cristo, aos seus pés. Marta conheceu a verdade do que Jesus poderia fazer, mas foi Maria que conheceu a intimidade do coração de Deus.

Você quer ser íntimo de Deus?

 

4- Quem não tem o foco em Cristo, sempre volta ao início de seu processo de transformação (João 12.1-3)

Nesse trecho vemos novamente Maria aos pés de Jesus. Lázaro está à mesa com Ele. E Marta está… Novamente nos afazeres domésticos.

Queridos, é fácil julgar a atitude de Marta, mas nós temos essa mesma tendência. Quem já foi para o Encontro e voltou decidido a ter uma vida de intimidade com Deus? Fingir isso na frente dos outros é fácil, mas e quando os únicos olhos que te alcançam são os olhos daquele que tu dizes buscar e não busca? É hora de levantarmos mãos limpas e puras a Deus não apenas nos cultos e célula.

 

Concluindo: Marta e Maria eram irmãs, mas o foco de cada uma delas parece ser bem diferente. Jesus, em Lucas 10.42, deixa bem claro que isso é uma questão de escolha. Podemos ser como Marta ou Maria. Jesus as amava de maneira equitativa, mas a profundidade do relacionamento com Cristo depende do foco que queremos para nossas vidas. Você quer ser Marta ou quer ser Maria?

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

A Tua Palavra é Luz

A Tua Palavra é Luz Esboço_para_células (Arquivo) Comunidade Batista da Paz – 14/01/2018 – marciozegarcia@gmail.com – ...