quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Alimentem a multidão!

Alimentem a multidão!

Esboço Pão – Cópia

Jesus, o milagre que o mundo precisa

Recomendações ao líder da célula

Ao estudar esse esboço, leia pelo menos uma vez João 6 inteiro, fazendo suas anotações pessoais. Essa leitura poderá ajudar na compreensão da mensagem, como um todo. Na célula, porém, a recomendação é que se aposte na narrativa da história, lendo apenas versículos chaves.

Introdução

Você acredita em milagres? Recorda-se de algum milagre em sua vida? (deixe as pessoas falarem)

O mundo vive momentos difíceis. O cenário é de descrédito nas pessoas, nas instituições, na política, na sociedade como um tudo… As pessoas buscam soluções no próprio braço, no dinheiro, nos vícios, nos prazeres e na fama, mas nada disso é suficiente. Só um milagre pode mudar este quadro.

Este cenário é exclusividade dos nossos dias. Quando Jesus iniciou seu ministério, esse era um sentimento dos judeus, que buscavam um líder que pudesse reunir Israel e enfrentar o Império Romano. Talvez um líder como Moisés, capaz de libertar o povo e oferecer sinais e maravilhas vindos diretamente do céu. E, é neste cenário, que surge Cristo, o Messias.

1.) Milagres acontecem para glorificar a Cristo

Jesus já havia realizado alguns milagres e despertava a curiosidade das pessoas. Mas, o maior estava por vir. Após a morte de João Batista, Ele resolve afastar-se para um lugar deserto. Atravessa o mar, mas é recebido por milhares de pessoas (leia Marcos 6:34-36). Enquanto Cristo tem compaixão da multidão, os discípulos estão preocupados com o horário avançado. “Manda a multidão embora para que possam comer”. A resposta de Cristo: “eles não precisam ir. Vocês mesmos podem alimentá-los”.

Os discípulos entregam-lhe cinco pães e dois peixes. Era o que tinham em mãos. O milagre, porém, cabe a Jesus. Quem vive com Cristo desfruta de experiências profundas. Afinal, milagres servem para glorificar a Cristo. Quantos milagres temos desfrutado, seja individualmente ou como igreja? Era para você estar morto? Teve uma cura? Ninguém explica o seu emprego? Libertou-se de vícios? Teve o casamento restaurado? Se há milagre na sua vida, é para a glorificar a Cristo. Se isso não acontece, reveja o foco. Afinal, milagres são sinais, que apontam para algo maior.

2.)Jesus é o pão que sustenta seus discípulos

Após a multiplicação, Cristo se retira com os discípulos. Percebendo, a multidão corre ao seu encontro. Aqueles homens não estavam interessados nas palavras de transformação, mas famintos por novas maravilhas materiais (leia João 6:25-26). Mas, milagres são sinais que apontam para Cristo. E Jesus revela ser o maior milagre, aquele que veio para restaurar o povo de Deus (e não apenas Israel).

Por isso, assume-se como o Pão da Vida (leia João 6:35). No Antigo Testamento, Deus enviou o maná, que manteve a vida no deserto. Agora, Cristo é desce dos céus como o Pão da Vida. Quem dele se alimenta não tem mais fome, pois é sustentando, saciado e fortalecido. A vida está em Cristo!

3.) Quem come do Pão da Vida, vive eternamente

O maior milagre do Pão da Vida é a vida eterna. Ainda que morra, quem se alimenta de Cristo viverá para sempre (leia João 6:40). Jesus ensina que há um reino eterno. A vida do discípulo não acaba com a morte. Há uma eternidade garantida a todo o que Nele crê. É preciso viver sob essa verdade.

Tais palavras despertam a ira dos judeus, que não entendem os ensinamentos. Jesus responde: quem comeu do maná, ficou vivo por um tempo, mas morreu no deserto. Quem se alimenta de Cristo, tem a vida eterna. A Sua morte e a ressurreição abriram caminho para a eternidade. Ele se fez sacrifício, entregou a sua carne e o seu sangue para nos dar vida.

4.) O discípulo verdadeiro reconhece sua dependência do Pão da Vida

As palavras de Jesus são duras. Muitos discípulos o abandonam ao ouvi-las (leia João 6:61). Ainda hoje, essa verdade é dura de engolir: Jesus é o Pão da Vida, não há outro caminho para a vida eterna que não seja esse. Nesse momento, diante da reação de todos, o Mestre pergunta aos Doze se eles também irão abandoná-lo. A resposta de Pedro, deve ser a nossa confissão diária (leia João 6:66-69).

João 6 começa com uma multidão faminta por milagres, e termina com discípulos reconhecendo não ter outro caminho senão Jesus. Essa é a nossa condição. Reconhecer que a nossa fome só pode ser saciada no Pão da Vida, pois é Ele quem tem as palavras de vida eterna. Muitos o abandonaram, mas aqueles que anda com Cristo e não é atraído por outros caminhos, é sustentado diariamente.

Conclusão

A sociedade moderna precisa, sim, de milagre. Só Jesus é capaz de suprir essa carência. Há uma multidão faminta por milagres. E, assim como fez com os seus discípulos na multiplicação dos pães e peixes, Cristo nos convida a apresentar estes sinais: “Dêem-lhes vocês algo para comer” (Marcos 6:37). Nós temos o Pão da Vida. Precisamos dar essa resposta para alimentar a fome do mundo.

About Victor Miranda

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...