quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » CELEBRANDO A REFORMA – OS CINCO SOLAS

CELEBRANDO A REFORMA – OS CINCO SOLAS

culto 22-10

JH – Reforma – Esboco

CELEBRANDO A REFORMA – OS CINCO SOLAS (1ª parte)

Mt 16.13-18

A igreja foi anunciada por Jesus, após uma declaração de Pedro: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” à qual, o Mestre respondeu: “E tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha igreja”.  Jesus declarava que construiria sua igreja com as pedras (pessoas) que o reconhecessem como o filho de Deus! Veja 1 Pe 2.5

No catolicismo a crença é que essa igreja teria de ser construída sobre Pedro e por isso construíram a Basílica de S. Pedro, no Vaticano, em Roma, sobre o suposto túmulo de Pedro. Mas a pedra angular (ou fundamento) da Igreja do Senhor é Cristo, não Pedro. Veja At 4,11.

No começo do cristianismo não havia igreja católica, batista, presbiteriana,   assembleia, etc. Havia, simplesmente a ‘igreja’ que se reunia principalmente nas casas.  Os discípulos cumpriam a ordem de Cristo (Mt 28.18-20) e, por onde iam, anunciavam Jesus e faziam discípulos. Assim, igrejas foram estabelecidas em todas as partes do mundo conhecido de então.

O estabelecimento das agências do evangelho era muito simples. As igrejas eram autônomas, mas cooperavam umas com as outras. Não havia o domínio de uma sobre a outra. Os apóstolos as orientavam e, com a autoridade que tinham, colocavam sobre elas homens chamados de pastores, bispos, presbíteros ou anciãos. Para orientação os apóstolos Pedro, João e principalmente Paulo escreviam cartas que circulavam entre elas.

Chamados de ‘nazarenos’ e ‘os do Caminho’ e de ‘cristãos’, foram duramente perseguidos por judeus e romanos. Em Roma muitos cristãos morreram nas arenas, destroçados por leões em espetáculos cruéis e tiverem de esconderem-se nas catacumbas.

O imperador Nero queimava cristãos para iluminar as ruas. Chegou a por fogo na cidade, culpando os cristãos para poder atacá-los mais cruelmente.

Vespasiano, no ano 70, constrói o Coliseu Romano, onde milhares de cristãos morreram vestido com peles de animais  atacados por cães, leões e outras feras… Sob Domiciano, o apóstolo João, o remanescente do grupo de Jesus, é desterrado para a Ilha de Patmos, onde tem a revelação Apocalipse, livro que fecha o Novo Testamento.

Até os anos 300, não havia templos cristãos. Constantino, supostamente, torna-se cristão e sua mãe, “Santa” Helena, constrói o possível primeiro templo cristão em Jerusalém. Depois, em Roma, surgem outros. Esse imperador torna legal o cristianismo e cessa a perseguição. Convoca o Concílio de Niceia que confirma a divindade de Jesus Cristo.

O imperador Teodósio, no ano de 385 promulga o Cristianismo como religião oficial do império romano.

No ano 607 o imperador Focas decreta que o bispo de Roma (Bonifácio III) será o único “Papa Universal” e que todas as igrejas estarão sob a liderança de Roma. Até então outros bispos também reivindicavam o título.

Ainda que ao longo da história a igreja tenha sido atacada, Deus sempre preservou um remanescente fiel.

Que possamos estar firmes e alicerçados em Cristo para cumprirmos nossa missão com lealdade e dedicação.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...