terça-feira , 23 Janeiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Creia Plenamente em Cristo –

Creia Plenamente em Cristo –

Culto 16-11

Creia Plenamente em Cristo – Esboço Células (Arquivo)

Comunidade Batista da Paz – 16/11/2014 – mar.nil@ig.com.br – 13 98151-8043

Filipenses 3. 1 – 11 – Creia Plenamente em Cristo

INTRODUÇÃO

         Quatro Leis Espirituais é um folheto evangelístico que diz:

  1. Deus o ama e tem um plano maravilhoso para sua vida.
  2. O homem é pecador e está separado de Deus.
  3. Jesus Cristo é a Única solução para o homem pecador.
  4. Precisamos receber a Cristo como Senhor e Salvador.

O folheto apresenta duas figuras muito simples:

  • A Primeira: Há um grande abismo entre Deus e o Homem. O Homem tenta chegar a Deus através de seus próprios esforços – Vida Reta, Religião, Boas Obras e Filosofias.
  • A Segunda: Demonstra que Jesus Cristo é “O Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar a Deus se não por meio de Cristo!”.

O Evangelho de Cristo é o Verdadeiro Caminho que nos conduz a Deus.

O que é “Estar em Cristo”? (Deixe que todos participem).  Estar em Cristo é depositar toda confiança no Amor, na Obra e na Pessoa de Jesus Cristo. Estar em Cristo é não admitir nenhuma outra forma ou nenhum outro Caminho que nos conduza a Deus.

Atos 4. 12 “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. II Corintios 5. 17 “Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram: Eis que surgiram coisas novas”!

Quais são as características do Evangelho de Cristo? Quais as transformações? Quais as Implicações provocadas pelo Evangelho de Cristo?

  1. O Evangelho de Cristo transforma os que creem em adoradores através do Espírito de Deus. 3.

Quando alguém aceita a Cristo como Senhor e Salvador, o Espírito Santo entra em sua vida, começa então um processo de transformação e capacitação para andar nos caminhos que o Senhor tem pra nós. Veja Efésios 1. 13 – 14 e Romanos 8.16. Jesus disse: “os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes adoradores que o Pai procura. Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. João 4. 23 – 24.

O Espírito Santo de Deus nos transforma ou nos capacita a adorar a Deus de todo coração.

  1. O Evangelho de Cristo ensina que o homem é salvo não pelo o que ele faz, mas pelo que Deus já fez por meio de Jesus Cristo. V. 3

Portanto, os que estão em Cristo Jesus não se gloriam em si mesmos, mas gloriam-se em Cristo Jesus. Veja Efésios 2. 8 – 9.

  1. O Evangelho de Cristo não está firmado em Cerimoniais Religiosos. V. 3.

Circuncisão é um cerimonial religioso de grande importância ao povo judeu. É uma simples cirurgia, uma pequena pele é removida do pênis.

Biblicamente a circuncisão simboliza uma aliança entre Deus e o seu povo. A primeira vez que ocorreu foi com Abraão. Gn. 17. 9 – 14.

A circuncisão implicava no privilégio de pertencer ao povo de Deus e responsabilidade de viver uma vida santa, de um verdadeiro membro do povo de Deus. Com o passar do tempo a circuncisão tornou-se um ritual vazio – o povo judeu passou a gloriar-se nesta marca, considerava-se povo exclusivo de Deus.

Na verdade, Deus quer fazer um acordo íntimo, envolvendo todo o nosso ser. Dt. 30. 6 “O Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração da tua descendência, a fim de que ames ao Senhor teu Deus de todo coração e de toda a tua alma, para que vivas”.

A verdadeira circuncisão acontece no coração e não no corpo. Deus quer o nosso coração porque dele procedem os sentimentos e as intenções mais profundas de nossas vidas.

Ele quer fazer uma aliança com você, inserir a Sua Lei no íntimo e escrever no teu coração. Ele quer ser o seu Deus e quer que você pertença ao Seu povo”. Jeremias 31.33.

Os mestres que Paulo chamou de “Cães” e praticantes do mal e ensinavam a velha aliança da circuncisão – ensinavam os meros rituais religiosos.  

A nova Circuncisão se dá num coração arrependido, transformado, coração que só tem lugar exclusivo para Cristo.

Paulo tinha tudo pra se gloriar e confiar nestes rituais. Veja o que Ele disse:

Se existe alguém que poderia confiar nestas coisas, este alguém sou eu: Fui circuncidado com 08 dias de vida; sou um autêntico Israelita, sangue puro, descendente de Abraão, Isaque e Jacó; Pertenço a Tribo de Benjamim, tribo que escolheu seguir a Davi e adorar a Deus; também sou hebreu de hebreu, isto é, quando nosso povo foi forçado a aprender língua e a cultura grega, meus pais se esforçaram para me educar nos padrões da nossa cultura. Fui um autêntico fariseu.

Eu fui tão fanático, que persegui a Igreja. Em relação a obediência à lei, ninguém teria do que me acusar.

Antes de ter um encontro com Cristo, tudo isso era de grande valor. Mas agora que estou unido a Cristo, tudo isso é como se estivesse perdido no fundo do mar.

E não somente estas coisas, na verdade, eu considero tudo como perda. Nada tem mais valor do que o conhecimento pessoal de Cristo, nada tem mais valor do que ser amado e amar a Cristo. Pra falar o português claro, eu considero todas aquelas coisas como excremento humano! Tudo porque quero ganhar a Cristo e estar unido a Ele. Não procuro mais ser aceito por Deus através do meu esforço próprio em obedecer à lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé.

 

O Evangelho de Cristo não está firmado nas obras da nossa carne.

Jesus disse: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo é o caminho que leva a perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos que a encontram”.

Não tem como caminhar com Cristo sem deixar convicções erradas e hábitos que não estão fora da vontade de Deus, estas coisas não podem passar com você no Caminho Estreito.

Existem coisas que desagradam a Deus em sua vida? Se existe, você precisa abandonar para andar com Cristo.

Jesus disse: “ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro”. Mt. 6. 24.

Você tem caminhado na bebida ou na droga? Você tem caminhado na imoralidade? Não é possível servir ao Deus quer santidade vivendo a imoralidade.

Eu acho que você entendeu. Agora precisa se posicionar!

 

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Jardim das Oliveiras, lugar de lidar com as nossas motivações

Celulas – Jardim das Oliveiras lugar de lidar com as nossas motivacoes (Arquivo) Jadson A.R. da ...