domingo , 17 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Esboço – Não Temas

Esboço – Não Temas

Esboço – Não temas (Arquivo)

Mensagem:  Não temas: palavra de esperança.

 Texto Marcos 5.5.21-24 / 35-43nao-temas-cre-somente

Introdução: Você já chegou a uma situação, onde as circunstâncias decretavam uma derrota completa para sua vida e, nada do que lhe era falado naquele momento servia como alento ou motivador para crer que algo ainda podia ser feito, e não era possível crer,  pois o cenário  indicava o fim de uma busca, de uma luta ou de um sonho.

Como é difícil crer numa palavra de esperança quando as circunstâncias mostram o fim e as emoções estão completamente envolvidas pela visão apocalíptica de uma situação. Nós vamos falar de um homem, Jairo, que em meio a uma luta, e uma palavra de morte, recebeu uma palavra de  vida e esperança do autor da vida JESUS.

Quem era Jairo? Sua posição, principal da sinagoga, era muito relevante para entendermos as barreiras que estão sendo destruídas neste cenário bíblico. Tratava-se de um líder religioso que fazia oposição ao ministério de Jesus. Jairo era subordinado ao Sinédrio que orquestrou o julgamento e a morte de Jesus com a autorização do governo romano, visto que, este colegiado máximo da Nação Judaica não possuía poderes para aplicar a pena capital. Com sua atitude, Jairo estava arriscando sua posição religiosa e seu prestigio junto ao Sinédrio.

Movido pelo desespero: Estando numa condição privilegiada não é difícil imaginar que Jairo já havia tentado de tudo para salvar sua filha: talvez os melhores médicos e remédios, aquela menina havia recebida todo cuidado e carinho que um homem em posição podia dar, mas quando todos os recursos se esgotaram ele correu para Jesus.

O amor e a missão do Mestre: é interessante pensar que naquele momento Jesus  não questionou a posição ou toda oposição que sofria por parte dos lideres religiosos dos quais Jairo fazia parte, ele simplesmente dirigiu-se a casa daquele pai que, movido por um fio de esperança desaba aos pés de Jesus e clama por sua única filha.

Jesus veio porque Deus, o Pai, amou o mundo (João 3.16) e o ministério de Jesus foi marcado do começo ao fim pelo amor aos homens. “Mas Deus prova seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5.8

Palavra de morte (DESESPERANÇA) v. 35    X   Palavra de vida (ESPERANÇA) v.36

1. Em sua opinião, qual foi a luta de Jairo diante destas duas palavras?

2. Você já passou por luta interna semelhante?

Uma questão de fé.

Hebreus 11:1   “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos ”. Este versículo se aplica a situação de Jairo? Por que?

Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. Romanos 1:17

Vamos ler  Hebreus 10:38-39:      O que este texto bíblico nos fala sobre  fé ?

Verso 38 – 40 Temos um ambiente fúnebre  ( provavelmente estavam ali as carpideiras, mulheres que eram pagas para chorar nos funerais)

Verso 41- Jesus dá ordem a menina que já havia morrido.

Está cena nos remete a passagem de lázaro (João cap. 11) quando Jesus ordenou-o que saísse do túmulo após quatro dias de seu sepultamento.

Jesus também ordenou aos ventos e ao mar que se aquietassem Marcos 4:39-41

Também exerceu autoridade diante de uma figueira que não possuía frutos.

Marcos 11:12-22

Conclusão: A filha de Jairo e Lázaro ressuscitaram, o vento e o mar se acalmaram a figueira secou-se, portanto, Jesus tem toda autoridade para dizer a nós hoje: Não temas, creia somente.

“Por isso não temas, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa”. Isaías41:10

Jesus disse: “EU estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos“.  Mateus 28:20.

Tenha um tempo de oração. Pergunte se alguém deseja colocar alguma situação diante do Senhor, orem para que o grupo seja despertado a confiar no Senhor de todo coração e exercite fé, mesmo ante desafios e cenários que se apresentação complicados.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...