segunda-feira , 25 setembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Esboço para células – A Misericórdia chegou a Betesda

Esboço para células – A Misericórdia chegou a Betesda

BETESDA, ESBOCO (Arquivo)

Mensagem:   A MISERICÓRDIA CHEGOU A BETESDA betesda

Texto: João 5 1-18

1º Que personagens podemos identificar no texto?

2º Encontramos algum local?

3º Porque havia naquele local uma multidão de enfermos?

Besteda significa: “Casa de Misericórdia”

Introdução

Em Betesda , Casa de Misericórdia, podia-se ver  muitas coisas, menos misericórdia. Betesda era um local de sofrimento físico e emocional, tratava-se de um ambiente de competição. Na “Casa de Misericórdia” ninguém se importava com ninguém, todos corriam atrás da sua benção.

O ministério de JESUS foi marcado pelas multidões  (Leia Lucas 6.17-18, Mateus 9.36 e  14.13-14).  Que semelhanças e diferenças você pode perceber entre estes textos e a passagem de Jesus por Betesda?

Aqueles enfermos estavam presos e focados a crença local e acreditavam que ali em Betesda estava a solução final de seus problemas. Por isso não tinham olhos para mais nada, estavam “acorrentados” as águas paradas do tanque de Betesda.

A misericórdia passa por Betesda: JESUS

Em meio aquela multidão de enfermos, Jesus fez contato com apenas um, este provavelmente já  não possuía esperança alguma de cura.

Que pergunta fez Jesus ao homem?

Qual foi sua resposta?

O que a resposta  do enfermo  revela-nos   acercar de suas emoções e expectativa

Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. V.8

Naquele local completamente vazio de misericórdia vemos Jesus a exercendo com autoridade e poder. Aquele homem passou despercebido por quase quatro décadas sem que ninguém o notasse, sem que alguém tivesse compaixão, mas agora Ele estava diante do Filho de Deus.

A misericórdia de Cristo  fica ainda mais evidente pela reação do enfermo curado.

Ele precisou de fé para ser curado?

 Há algum sinal de agradecimento?

Ele perguntou o nome de quem o curara?

Observe nos versos 10 a 15 a seqüência de fatos.

 

 

 

 

Manifestação da Graça.

O que podemos ver na atitude de Jesus é GRAÇA, favor imerecido, sobre a vida daquele homem. A mesma graça que um dia nos alcançou e salvou: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie.  
Efésios 2:8-9

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;Romanos 5:1

Em Hebreus Capitulo 11 há uma descrição dos heróis da fé. O capitulo 12 versos 1 e 2 nos diz então que atitude devemos ter à partir da fé salvadora em Cristo:  Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,Olhando para Jesus, autor e consumador da fé;

Conclusão

 O amor de Cristo pelo pecador  manifesta-se diariamente aos homens,  Ele veio para salvar o mundo (Jo 3.16) . Os homens estão perdidos, sem rumo, crendo no esforço próprio e seduzidos pelas cisternas paradas que se apresentam. JESUS é  a resposta, a misericórdia, a graça e o amor de Deus aos homens.

Uma vez em Cristo, não podemos deixar de OLHAR para Ele, pois é o autor e consumador de nossa fé.

APELO

Se você tem olhado para todos os lados e para águas paradas e infrutíferas tem seduzido a sua vida, eu te encorajo hoje, olhe para Jesus, entregue a sua vida a Ele, confesse seu pecado e seja salvo. O mundo é uma Betesda a céu aberto, Jesus está passando é deseja que você se levante hoje e ande, ande com Ele por toda a sua vida até a eternidade. Se você deseja entregar sua vida a Jesus, ele está aqui hoje cheio de Graça e de misericórdia.

Querido líder se houver visitante, faça a oração de entrega e creia que o Espírito Santo convence o pecador do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8)

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

O PODER DA ORAÇÃO NA BATALHA ESPIRITUAL

O poder da oração na Batalha Espiritual (Arquivo) O PODER DA ORAÇÃO NA BATALHA ESPIRITUAL Pr ...