segunda-feira , 25 setembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Esboço para células – A Religião que Agrada a Deus – Tiago 1.19-27

Esboço para células – A Religião que Agrada a Deus – Tiago 1.19-27

Tiago 1.26,27 – A Religiao que Agrada a Deus – 14.7.13  (Arquivo)

Mensagem 14/07/2013

Pastor Jorge Henrique

No texto, religião tem o sentido de postura de culto, prática externa.

Que prática o Senhor espera de seus servos? Nossa espiritualidade deve ser medida pelas palavras que falamos ou pelos atos que praticamos? Que culto agrada a Deus?

Tiago mostra que a primeira manifestação da adoração correta é a língua refreada. Se o crente é murmurador, mentiroso, fofoqueiro, ferino, murmurador, leviano, blasfemos, não agrada ao Senhor.

Jesus diz em Mt 12.34 “ a boca fala do que o coração está cheio”. O caráter se evidencia pelo que se fala. O conteúdo da conversação indica o teor da personalidade.

Tiago nos desafia a colocar em prática a nossa fé; visitando aos que precisam de ajuda. Viúvas e órfãos eram os mais necessitados financeiramente na época. Podemos ampliar a ideia para todos os tipos de necessitados. Quem é seu irmão necessitado? Que tipo de apoio ele precisa? Cesta básica? Orientação? Amizade? Amor? Abraço?

 

Os adjetivos ‘pura e imaculada’ são alusões aos sacrifícios judaicos do Velho Testamento, quando animais puros e sem machas deveriam ser imolados. Cria-se que o tipo de oferta que agradava a Deus em seus rituais. Porém, para Deus, a atitude do coração era mais importante que o ritual exterior.  Ver Is 1.11.

Tiago ensina que  mais belo ritual e a melhor liturgia é o serviço aos pobres e a pureza pessoal., O verdadeiro culto não reside em paramentos, ornamentos, cerimônias perfeitas, etc, mas em amor fraternal. .

A recomendação de que nos guardemos da corrupção aliada ao mesmo tempo que vamos onde estão os necessitados mostra que devemos amar e abençoar sem absorver-lhes os costumes e as práticas pecaminosas  que desagradam a deus.

A pureza e santidade requerida em nós não acontece pela separação das pessoas mas pela presença do Senhor em nossas vidas.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

O PODER DA ORAÇÃO NA BATALHA ESPIRITUAL

O poder da oração na Batalha Espiritual (Arquivo) O PODER DA ORAÇÃO NA BATALHA ESPIRITUAL Pr ...