terça-feira , 23 setembro 2014
Você está aqui: Capa » Células » Esboço para células: Aprendendo a Viver

Esboço para células: Aprendendo a Viver

Esboço Marcio 07/04 - (Arquivo)

CBP 07/04/2013 – Esboço – Células
Pregação: Pr. Márcio Garcia
Email: mar.nil@ig.com.br

______________________________________________________________________________________________________________

Efésios 5. 15 – 33 e 6. 1 – 9 –

Instrução para o Líder de Célula: O Estudo desta semana será com perguntas e respostas. Procure deixar que o grupo participe, buscando a resposta no texto bíblico. Procure enfatizar as perguntas mais apropriadas à sua célula – homens, mulheres, mista, adolescentes e jovens.

Aprendendo a Viver

INTRODUÇÃO

Este grande texto está intimamente ligado a Vida em Comunidade.  “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem”.

O objetivo não é fornecer um monte de regras, mas orientar o povo de Deus a viver de maneira sábia.

A sabedoria que a Palavra de Deus ensina está ligada ao comportamento. Jesus disse: “a boca fala daquilo que o coração está cheio” Lc. 6.45. Portanto, nossa vida precisa imergir, mergulhar na Palavra de Deus para que toda nossa história seja influenciada pela ação do Seu Espírito.

Precisamos aprender a viver nos padrões da Palavra de Deus.

Perguntas para Reflexão do Grupo

  1. 1.                  O que é Insensatez? – Falta de capacidade de raciocinar. Age com insipiência, com ignorância.

O v. 15 é um convite para andar como sábio.

  1. 2.                  Como viver de maneira sábia? Veja os v. 17:

a)                 Procure aproveitar o tempo.  Pessoas sábias sabem que o tempo é um bem precioso. Deus deu a mesma quantidade de tempo para cada pessoa. Como utilizar o tempo? Parece uma pergunta simples, mas muitos não conseguem aproveitar o tempo de trabalho, o tempo de estudo, o tempo de lazer, o tempo de descansar.

b)                 O sábio procura saber qual a vontade do Senhor.  Nada é mais importante na vida do que descobrir e praticar a vontade de Deus.

Vontade Geral de Deus: É a vontade de Deus para com todos – Ele deseja que todos venham ao arrependimento; que o seu povo seja santo, enfim, a vontade geral está descrita em sua Palavra.

 Vontade Particular ou Específica: Ela é diferente para cada um de nós. Qual a carreira que eu vou escolher; com quem vou me casar; onde vou morar. Não encontraremos a vontade particular na Palavra de Deus, nela encontraremos algumas diretrizes e alguns princípios que nos ajudarão a encontrar a vontade particular de Deus para nossas vidas.

Não esqueça que a procura de pessoas experientes na fé cristã é muito valiosa.

  1. 3.       Qual é a ordem expressa no v. 18?

A Plenitude do Espírito Santo é uma ferramenta sobrenatural para a vida.

Não se embriaguem com vinho e encham-se do Espírito. Deixem-se encher pelo Espírito.  A bebida domina o homem, tira a sobriedade, levando-o a fazer coisas que não o fariam se estivesse são.

O cristão cheio do Espírito, ganha sobriedade e aprende a andar com domínio próprio. O Espírito produzirá o “fruto do Espírito”, o caráter de Cristo em sua vida. Gl. 5. 22 – 23.

  1. 4.       Qual o resultado da embriaguez?  V. 18.

Devassidão, libertinagem. Bíblia na Linguagem de Hoje diz: “a embriaguez os levará à desgraça”.

  1. 5.       Quais os resultados do enchimento do Espírito Santo? V. 19 – 21

a)      Comunhão – falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos. A ideia de falar e cantar uns com os outros de forma que edifique, que faça bem, tanto no culto, quanto na célula, numa brincadeira ou no discipulado. A comunhão com os irmãos é enriquecida pela ação do Espírito em sua vida.

b)      Adoração – Louvando de coração ao Senhor.

c)       Gratidão – v. 20 “dando graças constantemente ao Pai”. Um coração agradecido.  O Espírito Santo nos ajuda a vencer a murmuração e a “rabugentice” de nossas vidas.

d)      Sujeição. V. 21 “Sujeitem-se uns aos outros no temor de Cristo”. Sujeição é resultado da ação do Espírito Santo na vida da Igreja. A beleza da sujeição ou da submissão é a voluntariedade.

A Palavra de Deus nos convida a viver em sujeição voluntária, uns com outros.

Todos andando no temor de Cristo e Todos sujeitos a Todos. Todos “obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm a Cristo” (NTBLH).

  1. 6.       Quem faz parte do TODOS? (Deixe o grupo responder).

TODOS QUE FAZEM PARTE DA IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO. O Apóstolo Paulo dividiu as responsabilidades de TODOS da seguinte forma:

  • Esposas e Maridos – Ef. 5. 22 – 33.
  • Filhos e Pais – Ef. 6. 1 – 4.
  • Servos e Senhores ou Empregados e Patrões – Ef. 6. 5 – 9.
  1. 7.       Qual o papel da Esposa?  5. 22 – 27 e 33

Confiar no Senhor. Submeter-se ao marido como a Igreja deve confiar no Senhor e submeter-se a Cristo.

  1. 8.       Qual é o Papel do Marido?  5. 25 – 33

Confiar no Senhor. Amar sua esposa com toda dedicação a ponto de dar sua vida por Ela. Trata-se de um amor sacrificial, vivido e exemplificado por Cristo.

  1. 9.       Qual o papel dos filhos? 6. 1 – 3.

Confiar no Senhor. Honrar os Pais, obedecê-los, Ele os colocou como autoridade em sua vida. É vida longa.

  1. 10.   Qual é o papel dos pais? 6. 4

Confiar no Senhor. Não provocar a ira dos filhos. Não agir de forma que leve os seus filhos a ficarem irritados e endurecerem os corações e se fecharem em si mesmos. A não tramarem em seus corações decisões precipitadas. “Pais, não tratem seus filhos de tal maneira que eles fiquem irritados. Ao contrário, vocês devem criá-los com disciplina e de acordo com os ensinamentos cristãos”.  V. 4.

Quando você envelhecer e os filhos estiverem maduros, dê a oportunidade deles te honrarem.

  1. 11.   Qual o papel dos servos ou empregados?  6. 5 – 8.

Confiar no Senhor. Servir ou vender o seu trabalho como se estivesse executando uma obra para Cristo. Fazer as coisas com sinceridade de coração, com boa vontade. Não embromar. Sem a mentalidade de “pode gastar que o patrão é rico”. Use e gaste as ferramentas com cuidado.

  1. 12.   Qual é o papel do Patrão? V. 9

Confiar no Senhor. Proceda do mesmo modo. Não abuse da autoridade. Não destrate o funcionário. Seja justo, se possível, generoso. Você e os empregados pertencem ao Senhor e Ele trata a todos igualmente.

 

CONCLUSÃO

Portanto, a vida do discípulo de Cristo está alinhada a Cristo.

Somos chamados para viver sabiamente, administrar bem o tempo, buscar a vontade de Deus. Deixe-se encher do Espírito Santo. Caminhe individualmente e como membro da Igreja, do Corpo de Cristo ou da Família de Deus. Caminhe com temor a Cristo e submissão um ao outro.

Você foi comprado por bom preço. Nossa vida é como uma caminhada ao lado de Cristo e nós devemos nos portar de um modo digno de um discípulo de Cristo.

Nós fomos comprados pelo precioso sangue de Jesus Cristo e as nossas vidas precisam trilhar nos padrões de Cristo.

Observe que a ênfase em cada resposta é a necessidade de CONFIAR NO SENHOR. A ESPOSA, O MARIDO, O FILHO, OS PAIS, O EMPREGADO e O PATRÃO, precisam confiar no Senhor e obedecê-lo.

Todos devem confiar no Senhor e fazer a sua vontade.  Confie no Senhor e Ele agirá.

Sobre Marcos Vinicius de Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>