segunda-feira , 25 setembro 2017
Home » Células » Esboço para células: Cristo Voltará

Esboço para células: Cristo Voltará

Esboço Cristo Voltará(Arquivo)

CBP 31/03/2013 – Esboço Células

Pregação: João Batista

Email: batistasilva46@terra.com.br

————————————————————————————————————————————

Texto base: 1 Ts.5:1-11

Cristo vai voltar

 

INTRODUÇÃO

O que o texto tem a ver com a Páscoa?

Páscoa é a festa instituída em lembrança da morte dos primogênitos do Egito e da libertação dos israelitas.

Paulo diz que Cristo é “nosso Cordeiro pascal”, que foi imolado. 1 Coríntios 5:7b

As pessoas comemoram a sua morte e ressurreição com algo que nada tem com o verdadeiro significado:  “chocolates”. O  mais importante é que Cristo não ficou no túmulo,  mas ressuscitou.  Assim, o nosso olhar deve estar voltado para o futuro, ou seja, para sua volta.

Na igreja em Tessalônica, os irmãos estavam preocupados com a vinda de Cristo por achar que aqueles que já tinham morrido não mais veriam o Senhor.

Jesus falara que muitos não iam morrer sem ver a sua volta (Mt 16:27-28; Mc 8:38;9-1; Lc 9:26-27).

Diante dessa preocupação o apóstolo Paulo escreve esclarecendo como a Vinda do Senhor ou o Dia do Senhor  se dará (o Juízo final).

1-O DIA SENHOR VIRÁ COMO O LADRÃO (v.2-3)

Tudo leva a crer que na época de Paulo os ladrões só agiam à noite, mas hoje eles não têm hora,  estão atacando a qualquer momento.

Advertência de Paulo é o fator surpresa, quando “tudo está calmo e seguro, então é que, de repente, a destruição cairá sobre elas”. E ainda compara à uma mulher que está para ganhar o bebê.

Este texto lança fora todo prognóstico sobre o fim do mundo, como vimos recentemente através da mídia.

Só Deus sabe a hora, declarou Jesus (Mt 24:36)

Como ninguém sabe quando isso vai acontecer não se pode vacilar. Por isso,  devemos estar atentos à Palavra de Deus, vivendo uma vida compromissada com Cristo, para não sermos apanhados de surpresa. Ninguém sabe a hora nem o dia.

2- QUEM ESTÁ NA LUZ NÃO SERÁ SURPREENDIDO (v.4-5)

Paulo está dizendo aos tessalonicenses e a nós que a volta de Cristo não pegará os remidos pelo sangue de Jesus Ressurreto de surpresa. Por quê?

Porque já esperam esse acontecimento com tranquilidade de espírito, pois estamos na luz,  porque Ele é a Luz (João 8:12).

O apóstolo chama a atenção para um aspecto: a necessidade do juízo perfeito ou sobriedade. Muitos não estão sóbrios, isto é, levam a vida cristã de qualquer jeito,  vivendo e fazendo o que o mundo determina,  dormindo com o pecado (v.6-8a).

Há pessoas que aprontam alguma barbaridade ou pecado e dizem: “Oh!, não estava com meu juízo perfeito”.

Inclusive há cristãos que através da internet demonstram o que verdadeiramente está no coração, escrevem e mandam cada bobagem que nem o diabo acredita!

Paulo está exortando: “Por isso não vamos ficar dormindo, como os outros, mas vamos estar acordados e em nosso perfeito juízo” (v.6).

Com Cristo estamos garantidos seja dormindo ou acordados,  mortos ou vivos, subiremos com Ele.  Aleluia!

3- DEVEMOS ESTAR PREPARADOS (v.8b)

O apóstolo Paulo, como bom soldado e ex-perseguidor dos cristãos, sabia muito bem o valor da vestimenta militar como proteção.

Ele usa o mesmo termo em Efésios 6:10-20,  mencionando a “a armadura do cristão” para se defender das hostes malignas.

Neste texto também usa a mesma linguagem militar, que os cristãos devem ter com a volta de Cristo:

Usar a fé como couraça:- “Couraça faz Parte da ARMADURA, feita de couro ou de metal, que cobria o peito e às vezes as costas dos soldados antigos. Servia de proteção contra as flechas, lanças e golpes de espada”. (Dic. Bibico).

Interessante que a preocupação de Paulo é exatamente com a parte do corpo onde fica o coração. Em sentido figurado, o coração é a sede do intelecto (Gn 6.5), dos sentimentos (1Sm 1.8) e da vontade (Sl 119.2). (Dic. Bíblico).

E a nossa esperança de salvação como capacete: peça da armadura feita de couro ou de bronze e usada para proteger a cabeça. A parte superior ou anterior do corpo do ser humano e dos animais. Em sentido figurado, “chefe”- A Bíblia diz que Cristo é Cabeça da Igreja (Ef 4.15; 5.23). (Dic. Bíblico)

Tanto o coração como a cabeça (mente) comandam as nossas emoções, levando a caminhos bons ou tortuosos, afastando-nos ou não da nossa comunhão com Cristo (Mt 15:18-19;Rm 12 2).

Comentário Bilbia na Ling. de Hoje “Fé, amor, esperança. Uma vida de fé, amor, e esperança faz parte desse ‘estar acordado’ e em nosso perfeito juízo”

A exortação de Paulo é para estarmos acordados; prudentes, vigiando o tempo todo (Efésios 6:18)

Os irmãos em Tessalônica não tinham entendido bem o valor do sacrifício e ressurreição de Cristo, estavam tristes, porque muitos tinham morrido sem ver a volta de Cristo. Paulo então esclarece que tantos os mortos quantos os vivos serão levados com Ele (1 Ts 4:13-14; 5:10).  Livres da ira de Deus, livres da condenação eterna (Atos 24:15).

A única condição é estar preparado ! Você está?

CONCLUSÃO

Paulo encerra este texto dizendo que enquanto Cristo não vem, devemos animar e ajudar uns aos outros .

Convidando e pregando que Cristo vem buscar os salvos, Pedro diz: “Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” ( 2 Pedro 3:13).

Você está preparado para esse dia glorioso?

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

O PODER DA ORAÇÃO NA BATALHA ESPIRITUAL

O poder da oração na Batalha Espiritual (Arquivo) O PODER DA ORAÇÃO NA BATALHA ESPIRITUAL Pr ...