terça-feira , 21 novembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Esboço para células: Igreja de Servos e de Santos

Esboço para células: Igreja de Servos e de Santos

Esboço 09-06 (arquivo)

CBP 09/06/2013 – Esboço – Células

Pregação: Pastor Marcio   Filipenses 1.1-2

Igreja de Servos e Santos

INTRODUÇÃO A Igreja de Filipos , imperfeita, mas Igreja do Senhor. A nossa Igreja, a CBP, também é imperfeita, mas pertence ao Senhor. A Introdução da Carta me leva a entender que a Igreja é formada por Servos e por pessoas que foram Santificadas e alcançados pela Graça do Senhor Jesus. “A Igreja é formada por Servos e Santos que foram alcançados pela Graça do Senhor Jesus Cristo”. GRAÇA E PAZ V. 2 A BLH define Graça como:

• O Amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com Ele;                                                         • A soma das bênçãos que uma pessoa, sem merecer, recebe de Deus por meio de Jesus Cristo;                        • A Influência sustentadora de Deus que permite que a pessoa salva continuar fiel e firme na vida cristã.

Em outras palavras, a Salvação não é, resultado de qualquer esforço humano. Pela Graça, Deus nos Salva, pela Graça o Senhor conserva os seus filhos unidos a Ele e quando pensamos que estamos firmes, na verdade, Ele está nos sustentando com a sua graça. A paz indica a vida que passamos a viver com Deus. Rm. 5.1 “Justificados pela fé, temos paz com Deus”.

Você sabia que uma pessoa que não tem Deus está em rebelião com Deus? Foi por isso que Jesus veio. Quando nós o aceitamos com Senhor e Salvador Ele proporciona paz com Deus. Através do sangue de Cristo derramado na cruz do Calvário, qualquer pessoa pode reconciliar-se com Deus e fazer parte do Corpo de Cristo que é a Igreja. Ef. 2. 13 – 18. Esta é a saudação inicial – A Graça Salvadora e a Paz com Deus. “A Igreja é formada por Servos e Santos que foram alcançados pela Graça do Senhor Jesus Cristo”. SERVOS DE CRISTO JESUS A Igreja é formada por Servos de Jesus Cristo. Paulo e Timóteo foram líderes que ganharam destaque no Novo Testamento, no entanto, tinham consciência de que eram Servos do Senhor Jesus Cristo. Servo tem o sentido literal de Escravo. Haviam 4 maneiras de se tornar escravo:

1. Escravo porque nasceu numa família de escravos;                                                                                      2. Por conquista. Quando um povo ou nação derrotava o outro, os derrotados eram mortos e outros permaneciam vivos e eram escravizados;                                                                                                             3. Podia ser por compra. Escravos eram vendidos ou leiloados. Alguns eram comprados e libertados.                  4. Uma pessoa podia se tornar escrava por livre escolha. Assim como Paulo e Timóteo todo Cristão se tornou escravo de Cristo, “comprado por alto preço.                                                                                                Portanto, devemos glorificar a Deus com os nossos próprios corpos”. I Cor. 6.20. Todo cristão é Escravo Senhor Jesus Cristo, porque foi comprado com o seu precioso sangue. “Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.” Rm. 6. 17 – 28. Deus é o seu Dono e a Ele devemos servir.

Ele não oprime o seu povo, mas Reina e cuida dos seus servos. Creio que servir a Jesus é antes de tudo uma expressão de adoração e gratidão. Precisamos reconhecer que somos servos do Senhor e não Clientes de Deus e da sua Igreja. Rm. 12 4 – 8 “Assim como um corpo tem vários membros, assim também, em Cristo nós que somos muitos formamos um corpo, cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons de acordo com a graça que nos foi dada:

• Uns profetizam e proclamam a vontade de Deus;                                                                                         • Outros ensinam e esclarecem a Palavra de Deus;                                                                                            • Outros animam os que estão desanimados;                                                                                                   • Uns contribuem – ouvem, aprendem e concluem: “é isso, é nesta área que eu devo investir no Reino”. E aí, fazem com liberalidade.                                                                                                                                         • Alguns servem liderando, administrando – estes devem fazer com zelo e seriedade.                                            • Outros servem com o dom de misericórdia e ajudam com alegria.” Seja qual for o Dom que o Senhor te deu, tenham em mente o forte conceito de SERVO – Fazer para Servir ao Senhor e para servir à Igreja. Precisamos cultivar a mentalidade de servos de Deus e servos uns dos outros. Como isso funciona? Na verdade, tudo que fazemos na Igreja tem duas direções básicas: Agradar a Deus e Servir nossos irmãos e a sociedade da qual fazemos parte.

 

Portanto, a Igreja do Senhor é formada por servos de Deus e isto é sério porque muitas vezes tratamos a Igreja e o Deus da Igreja como se fossemos clientes! Seja Servo e descubra o prazer de servir. SANTOS EM CRISTO JESUS A Igreja de Cristo é formada por Santos. “Todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos”. Parece uma expressão exagerada e convencida! Não é! Muitos entendem que santo é quem viveu acima da média, uma vida incomum, cheia de dedicação. Parece lógico, mas não vai de encontro ao sentido que a Bíblia explica. Santos são os verdadeiros cristãos. Santo = Chamado ou Separado para Deus. Neste caso, todos os que estão em Cristo Jesus são santos. Todos que firmaram suas vidas na Rocha que é Cristo é santo e está separado para viver uma vida que agrada a Deus. Ser Santo em Cristo Jesus indica que a pessoa está unida com Cristo. Pr. Isaltino escreveu que santificar te a ideia de cortar e tirar de algum lugar. Os operários de construção cortavam blocos de pedra para usar na construção. Daí vem a ideia de que Santificar é Separar. Na verdade, a Pedra continua Pedra, mas agora a sua existência tem um propósito, isto é, ser parte de uma construção. Ao ser santificado, você continua sendo de carne e osso, continua morando e trabalhando no mesmo lugar, mas agora santificado, separado para os propósitos de Deus através da sua vida. A expressão “Santos” está sempre no plural. Não encontramos na Bíblia expressões do tipo São Paulo, São Marcos ou São Mateus. Na verdade os Santos estão ligados a Cristo que é a Cabeça e cada membro está ligado aos outros e todos os membros formam a Igreja de Cristo. Pr. Shedd escreveu: “Todos que estão na Igreja ou Em Cristo, compartilham de sua Santidade e torna-se, portanto, pessoas santas”. Todos aqui, sem exceção, são pecadores. Não somos perfeitos e Deus também sabe disso. No entanto, Ele diz em sua Palavra: “Sejam santos, porque eu sou Santo” I Pd. 1.16. Hb. 12.14 “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá a Deus”. Pesado não é?!!!!!!!! É por isso que você precisa permanecer em Cristo.

CONCLUSÃO “A Igreja é formada por Servos e Santos que foram alcançados pela Graça do Senhor Jesus Cristo”. Portanto, cabe aos membros deste corpo a cumprir os seu papel: Servir e ser Santo, porque estamos ligados ao Senhor.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

CELEBRANDO A REFORMA – OS CINCO SOLAS

culto 22-10 JH – Reforma – Esboco CELEBRANDO A REFORMA – OS CINCO SOLAS (1ª ...