terça-feira , 23 Janeiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Esboço para Células – O Batismo

Esboço para Células – O Batismo

Batismo – Esboço células (Arquivo)

BATISMO – Mateus 28:16-20 e Romanos 6. 1 – 10 – 17/05/2015 – mar.nil@ig.com.br

INTRODUÇÃO

Essa passagem, conhecida como “A Grande Comissão”, é de suma importância para os cristãos, pois ela contém as últimas palavras de Jesus antes de sua ascensão. Nela contém, não outra, mas a ordem de fazer discípulos e ensiná-los tudo que Ele ordenou. Essa ordem se divide em duas etapas:batismo-michael-kimmitt-1024x768

Evangelizar: apresentar as boas notícias, levar a mensagem de Cristo, proclamar, afirmar com ênfase a todas pessoas sem Deus e que estão separadas dEle.

  • E que notícia é essa? Que através de Cristo Jesus, todos os que creem podem ser transformados em filhos de Deus e pertencer à família de Deus.
  • Como evangelismo? Devemos pregar o Evangelho no Poder e da dependência do Espírito Santo, confiando que é “o Poder de Deus para a salvação de todo que crê” Rm 1:16
  • Qual o resultado? Quando alguém se posiciona ao lado de Cristo, torna-se Discípulo, essa é a primeira etapa.

Discipulado: é ajudar o discípulo a ser obediente e maduro através do ensino da palavra de Deus e do próprio exemplo. Ser maduro não é ser parecido com você e sim com Cristo.

Ser maduro é: “Não ser como criança que pode ser levada pelas ondas e pelos ventos de quaisquer doutrinas, ser maduro é seguir a verdade em amor e crescer em tudo naquele que é a Cabeça, Cristo”. Efésios 4:13-15

 

E NESSE PROCESSO, O QUE SIGNIFICA “BATIZAR EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO?

Batismo significa imergir, mergulhar, porém algumas igrejas realizam o batismo por aspersão, mas não combina com o verdadeiro sentido do batismo. O Batismo não salva ninguém, então qual é a sua importância?

Requisito do batismo

O requisito essencial para ser batizado e ter aceitado Jesus em seu coração. Quando uma pessoa arrepende-se de seus pecados e crê que Jesus morreu por ela; quando ela crê que Jesus é Senhor e Salvador de sua vida, em obediência, deve ser batizada publicamente. Sem conversão, sem mudança de vida, sem Cristo em sua vida, o batismo não tem valor algum.

O porquê do batismo

Como já foi dito, o batismo não salva ninguém, mas ele é um ato de obediência a Palavra de Deus e deve ser praticado por todos que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.

O que significa o batismo

Os capítulos 5 e 6 de Romanos nos ajudam a entender o verdadeiro sentido do batismo. Por causa do pecado de Adão hoje temos natureza pecaminosa, porém se o pecado entrou em nossa natureza por causa de Adão, a graça salvadora de Deus veio por meio de Jesus Cristo. Por isso a Graça é maior que o poder do pecado (Efésios 2:8).

 

Romanos 6:1-10 demonstra três significados especiais para o batismo:

  1. Sepultamento: decisão de sepultar a vida do pecado para viver uma nova vida. V. 1-4.

O batismo tem o sentido de significar que você morreu para o pecado e agora vive para Deus. Somos salvo pela Graça de Deus (favor que não merecíamos), mas não devemos abusar dessa graça.

Devemos lutar contra o pecado diariamente, sepultar nossa Velha Natureza dia-a-dia. Dizer não ao pecado e sim a Jesus.

  1. União com Cristo: O batismo proclama a nossa união com Cristo. V. 5-7.

A união com Cristo me justifica de todo pecado. Unido com Cristo eu tenho livre acesso ao Senhor. Romanos 8:1 explica os benefícios dessa união com Jesus Cristo.

  1. Esperança: o batismo simboliza a esperança na ressurreição quando o Senhor voltar. V. 8.

O batismo comunica a esperança de um dia estarmos com Cristo e morar no céu. Quando mergulho e volto a superfície, continuo a mesma pessoa, porém anuncio ao mundo que viverei com Jesus e um dia estarei com Ele no céu. 1Ts 4:16-20.

A água do batismo não purifica pecado, no entanto, demonstra que agora andamos com uma esperança.

O batismo tem tripla ação: me faz lembrar que devo SEPULTAR diariamente o pecado e viver para Deus (Lucas 9:23), proclama a todos que a UNIÃO COM CRISTO me justifica e por isso não carrego mais a condenação (Romanos 8:1-2) e simboliza a ESPERANÇA na ressurreição onde declaramos que somos de Jesus e viveremos com ele no céu, num ambiente perfeito e de total adoração (Apocalipse 5:13).

Além disso o batismo também simboliza sua INCLUSÃO NA FAMÍLIA DE DEUS, para participar da família de Deus (Efésios 2:19) e também serve como TESTEMUNHO, é a oportunidade de dizer a todos que você tem uma nova vida – vida que vale a pena, vida em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. O batismo prescinde de uma experiência de ARREPENDIMENTO, abando dos pecados, e confiança plena em Jesus.

 

CONCLUSÃO

Na vida do cristão tem a divisão histórica a.C e d.C., você tem essa marca histórica?

  1. Para aqueles já estão em comunhão: juntos adoramos e agradecemos por Tê-lo em nossas vidas.
  2. Para os que se afastaram: se você se afastou de Deus, Ele está pronto pra te perdoar e você pode voltar a andar com o Senhor (Miquéias 7:18-19).
  3. Para os novos convertidos: se você já aceitou a Cristo e entendeu que precisa dar um passo de obediência a Cristo e ser batizado, fale com seu líder.
  4. Para aqueles que querem aceitar a Jesus: antes da decisão do batismo é necessário dar o primeiro passo que é aceitar a Jesus no seu coração, se você quer fazer essa decisão repita essa oração.

OBSERVAÇÃO: A Igreja adotou o critério de não batizar as pessoas não casadas civilmente, caso haja um caso encaminhe aos pastores.

Por: Pastor Márcio e Seminarista Rafael França

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Jardim das Oliveiras, lugar de lidar com as nossas motivações

Celulas – Jardim das Oliveiras lugar de lidar com as nossas motivacoes (Arquivo) Jadson A.R. da ...