terça-feira , 23 Janeiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Esboço para Células – O Poder da Graça em Mim

Esboço para Células – O Poder da Graça em Mim

O PODER DA GRAÇA EM MIM (Arquivo)

Filipenses 4:23

INTRODUÇÃO

As últimas palavras de Paulo na Carta aos Filipenses destacam-se pela simplicidade e profundidade da oração. Para entendermos, precisamos entender o contexto.

Mas o que é contexto? É o conjunto de circunstancias que envolvem uma história, influenciando positiva ou negativamente. Existem alguns tipos de contextos: interno, externo próximo e externo distante.large

Um culto tem seus contextos, por exemplo:

Contexto interno: entra e sai, conversas fora de tempo (negativo), liderança do louvor, equipe de multimídia ajudando a canta, a ver e ouvir (positivo).

Contexto externo próximo: pessoas conversando lá fora (negativo), recepção ajudando para que todos participem (positivo).

Contexto externo distante: os jogos de futebol (negativo), intercessão de outros (positivo).

Qual era o contexto da igreja em Filipenses?

O tema principal da carta era a exortação de alegrar-se no Senhor.

  • Todos da Igreja deveriam aprender a não andar ansiosos e apresentar tudo a Deus em oração.
  • Não importa o que acontecesse, a Igreja deveria exercer a cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo (Fl 1:27).

Mas além do contexto interno da carta, há o contexto externo:

  • A cidade de Filipos era uma colônia romana – a igreja vivia num tempo de perseguição religiosa.
  • Pessoas influentes não estavam satisfeitas com a presença da igreja de Jesus na cidade (At 16:16-21).
  • A carta foi escrita quando Paulo estava preso.
  • Epafrodito, um membro da igreja, foi levar donativos para Paulo na prisão, e durante o caminho ele ficou doente e quase morreu. Havia grande preocupação por conta disso (2:25-27).
  • A Igreja também tinha problemas de relacionamento, Evódia e Síntique.

Dentro deste contexto que Paulo fez esta oração: “A Graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém”.

  1. O QUE É GRAÇA?

Resposta a necessidade humana

Nascemos num mundo sob o domínio do maligno. Somos possuidores de uma natureza pecaminosa. Nascemos debaixo da maldição e o homem sem Deus está espiritualmente morto. Todos nascemos em um mundo controlado por Satanás e nós mesmos não temos capacidade para nos livrar de tamanha maldição, por isso, Deus manifestou a sua Graça.

A Graça é a resposta de Deus à necessidade do homem. A Graça está ligada ao caráter de Deus. Ele está disposto a manifestar o seu amor, a sua bondade a todos, independentemente do merecimento (Jo 1:16-17/ Tt 2:11,14).

O Vocabulário da Bíblia na Linguagem de Hoje dá mais algumas definições:

  1. Graça é o Amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com Ele.
  2. Graça é a soma das bênçãos que uma pessoa, sem merecer, recebe de Deus por meio de Jesus Cristo.
  3. Graça é a influência sustentadora de Deus que permite que a pessoa salva continue fiel e firme na vida cristã. Você está firme no Senhor? Não é pelos seus esforços e sim porque o Senhor está te segurando ou sustentando.

Resposta à nossa incapacidade

Deus tem o Trono de Graça (Hb 4:16). Ele governa o Universo com graça e misericórdia, por isso não somos consumidos.

Podemos ir ao seu Trono da Graça com ousadia e pedir ajuda na hora da necessidade. Deus, na sua bondade e segundo a sua vontade, atenderá, não pelos nossos méritos e sim por sua graça.

Resposta aos nossos pecados

A Graça é maior que qualquer pecado que o homem cometa (Rm 5:20-21).

Em suma a graça é o presente imerecido que recebemos de Deus. Por essa graça o filho pródigo pôde ser recebido novamente como filho e por essa graça o ladrão da cruz pôde ser perdoado. Esta Maravilhosa Graça, imensurável – não pode ser medida, Graça grandiosa, maior que o nosso pecado foi revelada a todos nós e está disponível para todos.

  1. A GRAÇA VEM DO SENHOR JESUS CRISTO

Deus é a Fonte, mas Cristo é o Canal por aonde a Graça chega até nós. Jesus Cristo tem toda autoridade para ministrar Graça em nossas vidas (Fl 2:6-11/ Mt 28:18).

O Senhor Jesus Cristo, revestido de toda autoridade, é quem derrama a sua Graça em nossas vidas.

  1. A GRAÇA É MINISTRADA NO NOSSO ESPÍRITO

Paulo utiliza a palavra espírito em Gl 6:18, llTm 4:22 e Fm 25.

Mas o que é o nosso espírito?

O espírito é parte integrante do homem, é a parte interior, a personalidade do homem. O espírito é objeto de ações e influências da parte Deus. O espírito significa vida (Gn 2:7).

Na verdade, o nosso espírito representa o próprio eu, a minha pessoa, representa a minha intimidade (Jo 4:23-24/ Rm 8:16).

Deus quer ministrar a graça também da CBP

Mas qual é o contexto da CBP? A CBP tem o alvo é alcançar as pessoas através das Células e ajudá-las através do Discipulado, ensinando-as, cuidando e desafiando-as a uma vida séria com Deus.

Você faz parte da Igreja de Cristo, então, qual é o seu contexto? Na verdade, este culto tem um efeito diferente para cada um porque ninguém tem o um contexto igual – gente que entrou aqui com o coração cheio de alegria e gratidão – outros que entraram simplesmente por entrar – alguns que entraram sem chão e com a esperança em baixo nível.

Deu quer agir no nosso íntimo (espírito) e não somente no nosso contexto

Muitas vezes, nós queremos que a Graça do Senhor Jesus Cristo seja derramada em cima dos nossos problemas, mas na verdade, a graça de Jesus está aí para ser derramada nos nossos espíritos, em nosso íntimo.

 

CONCLUSÃO

Para a igreja: Você que já tem Jesus no seu coração ore pedindo ao Senhor um maior despertamento e profundidade no poder da graça em sua vida.

Para os novos convertidos: ore pedindo entendimento do poder dessa graça.

Para os que se afastaram: faça como o filho pródigo, que um dia esteve na presença do pai, mas se afastou, se arrependa e experimente dessa graça que é maior que seus pecados.

Para aqueles que querem aceitar a Jesus: para experimentar dessa graça é necessário dar o primeiro passo que é aceitar Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Jardim das Oliveiras, lugar de lidar com as nossas motivações

Celulas – Jardim das Oliveiras lugar de lidar com as nossas motivacoes (Arquivo) Jadson A.R. da ...