terça-feira , 23 Janeiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Esboço para Células – Pense o que Edifica e Pratique o que Aprendeu

Esboço para Células – Pense o que Edifica e Pratique o que Aprendeu

Pensar o que edifica e praticar o aprendizado Esboço (arquivo)

Comunidade Batista da Paz – 08/03/2015 – mar.nil@ig.com.br – tel. 13 98151-8043.

Filipenses 4. 1 – 9 – Pense o que Edifica e Pratique o que Aprendeu

INTRODUÇÃO

            A ênfase dos versículos 6 – 7 – não andem ansiosos por nada. Ansiedades precisam ser apresentadas diante de Deus através das petições, orações e súplicas com ações de graça.

Ansiedade é pecado. É importante confessar e deixar o pecado. Pv. 28.13.dependente-de-deus

Os versículos 8 – 9 oferecem algumas dicas de como se livrar dos pecados.

Não podemos evitar que os pássaros voem sobre nós, mas podemos evitar que eles façam ninhos em nossas cabeças. Precisamos cuidar dos pensamentos e dos corações.

O que Jesus disse em  Mt. 15. 19?  Pecados nascem no coração.

O pecado tem o seu processo. As tentações entram nos pensamentos, ali são alimentadas e geram o pecado e o pecado gera a morte. Tg. 1.15.

A rasteira no colega de trabalho acontece primeiramente no campo das ideias, no desejo de levar vantagem e ter uma posição melhor. A cobiça começa com o desejo de ter. O adultério começa com o olhar. Quanto mais eu alimento, mais o pecado vai ganhando forma no meu coração.

Entre os solteiros a Bíblia chama de Fornicação – relação sexual entre pessoas não casadas ou entre namorados. Jovens, se esforcem para não dar lugar a este pecado em suas vidas. Cuidado! Evitem ficar sozinhos! Evitem os lugares escuros. (Exemplo casal embaixo da luz). Submetam o namoro a Jesus e fiquem na luz!

Se você caiu em algum pecado como este – cobiça – adultério – fornicação – maledicência – deslealdade, lembre-se que “o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado”. Veja I João 1.9. Não há pecado que Deus não possa perdoar  –Sl. 51.17.

O que Jesus disse em Lc. 6. 45? Portanto, desenvolva bons pensamentos.

Pensamentos filtrados pelo Espírito me ajudam a fazer o que agrada a Deus.

Focalize a sua mente em pensamentos que edificam. Você não pode evitar que o diabo faça algumas sugestões, não pode evitar que a mentalidade do mundo seja exposta diante de você, nem sempre poderá evitar que os seus desejos venham à tona, mas você pode evitar que eles enraízem em sua mente.

Como guerrear contra as ansiedades e contra os diversos pecados que estão aí pra formatar as cabeças? Como podemos permanecer na Paz que Deus oferece? Tenha os pensamentos filtrados pelo Espírito Santo, pensar o que edifica e fazer o que agrada a Deus.

Quais os tipos de pensamentos que podemos cultivar? V. 8. No quadro abaixo, veja com a Célula os pensamentos que devem e não devem ser cultivados. (Deixe que todos participem).

Pense em Tudo o que é… Explicação Quais os tipos de pensamentos que não devo cultivar?
Verdadeiro A Verdade é Libertadora – João 8. 31-32. Jesus é a Verdade – João 14.6. Mentira. João 8.44
Nobre, Respeitável Pensamentos Respeitáveis e a Honestos. Esta deve ser a característica dos Pastores e Diáconos (Líderes). I Tm.3. 1-8. Não devo pensar em coisas desonestas.
Justo Reto, Sério, Imparcial. Deus é Justo, seja justo.  Ef. 5.1 Parcial, fazer distinção entre pessoas.
Puro Limpos, imaculados (sem manchas. Descontaminados. Efésios 5.3. Imoralidade, pensamentos impuros.
Amável ou Amigável. Pensamentos que conduzem à amizade. Cuidado com pensamentos depreciativos.
Boa Fama / Boa Reputação Pensamentos que você pode compartilhar e até sentir alegria por pensar. Col. 3.2. Muitos filipenses se orgulhavam de coisas vergonhosas. Fp. 3.18-19.

 

Ponham em Prática o que Aprenderam V. 9

Não basta apenas pensar, é importante praticar o que aprendemos. Veja Tg. 1.22.

Ao ouvir os Ensinos e Desafios da Palavra de Deus, é importante tomar uma decisão.

Cerque-se de bons pensamentos que ajudem com que você faça a vontade de Deus.

Pensamentos filtrados pelo Espírito me ajudam a fazer o que agrada a Deus. Focalize a sua mente em pensamentos que edificam.

CONCLUSÃO

Submeta seus pensamentos, sua inteligência, seu coração e a sua alma ao Senhor Jesus Cristo.

APELO

Leia Efésios 2. 1 – 10 e veja:

  • Uma pessoa sem Jesus Cristo é como alguém que está morto e separado da comunhão com Deus.
  • A pessoa sem Jesus Cristo vive de acordo com os padrões do mundo, está debaixo da autoridade de Satanás e anda de acordo com seu EGO (os desejos da sua carne e dos seus pensamentos).
  • Quando depositamos a fé em Cristo Jesus, o Deus que nos ama nos tira da morte do pecado e nos dá vida em Cristo Jesus. Pela Graça de Jesus recebemos o presente da salvação.

Portanto, submeta os seus pensamentos, a sua inteligência, o seu coração e a sua alma ao Senhor Jesus Cristo e o Deus de Paz caminhará com você.

ORAÇÃO

Você quer fazer esta decisão hoje? Então eu peço que você faça esta oração com sinceridade:

“Senhor Deus. Eu reconheço a minha insuficiência e limitação. Reconheço que preciso reder o meu coração, a minha mente e a minha vida a Ti. Eu reconheço que estou como morto, separado da Comunhão com o Senhor. Mas agora eu recebo Jesus em minha vida e confio que Ele é o Senhor e Salvador da minha vida. Entra na minha vida, perdoa os meus pecados e me permita que eu tenha vida em Cristo Jesus. Eu oro, em nome de Jesus. Amém.”.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Jardim das Oliveiras, lugar de lidar com as nossas motivações

Celulas – Jardim das Oliveiras lugar de lidar com as nossas motivacoes (Arquivo) Jadson A.R. da ...