terça-feira , 23 Janeiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Esboço para Células – Permaneçam Firmes no Senhor II

Esboço para Células – Permaneçam Firmes no Senhor II

Permaneçam firmes Parte II (Arquivo)
Filipenses 4. 1 – 7 – Permaneçam firmes no Senhor – Parte II

 
Líder: Ore e estude antes de falar. Dê oportunidade para participação. Incentive o grupo a responder as perguntas olhando para o texto bíblico e cuidado para que o grupo não se desvie do assunto. Boa Reunião.

INTRODUÇÃO discipulo-600x300
Os versículos – 2 – 7 registram importantes exortações de Paulo à Igreja, visando à permanência firme no Senhor. Os destaques da última mensagem foram: Vivam em Harmonia no Senhor. V. 2 e Alegrem-se no Senhor. V. 4. Tanto a Harmonia quanto a Alegria precisam ser cultivadas no Senhor.
Continuando o assunto, a partir do v. 5, vemos mais exortações:
1. Seja a Moderação de vocês conhecida por todos. V. 5.
O que é Moderação?
Moderação é o mesmo que comunicar amabilidade, bondade, gentileza, consideração, e cuidado. “Seja a moderação de vocês conhecida por todas as pessoas”, em casa, no trabalho, na escola, por onde você passa. Veja Rm. 12. 17.
2. Vivam na Certeza de que Perto está o Senhor. V. 5.
Como você entende a expressão: “perto está o Senhor”?
 A Certeza da Presença do Senhor. “Não te deixarei e nem te desampararei”. Hb. 13.5. Deus não falha. Viva na certeza de que o Senhor está perto. “Os olhos do Senhor estão em todos os lugares a contemplar os maus e os bons”. Pv. 15.3.
 A Certeza que Jesus voltará. ‘Maranatha’ é uma expressão em Aramaico que quer dizer: Vem Senhor Jesus! Ap. 22.20. É bom caminhar na certeza de que o Senhor voltará. I Ts. 4. 15 – 18
3. Troque as Ansiedades pela Paz do Senhor. V. 6 – 7.
Se você fosse medir a intensidade das suas Ansiedades, numa escala de 1 a 10, quanto seria? Você pode compartilhar com a Célula? (Incentive a participação).
“Não Estejam ansiosos” é um mandamento pouco obedecido. A Ansiedade é como uma panela de pressão, à medida que as circunstâncias se tornam mais quentes a pressão aumenta e o risco de explosão é muito grande.
Ansiedade é a perda do controle da situação. É como dizer: “Se as coisas não estiverem no meu controle nada vai dar certo”. O que Jesus disse em Mt. 6. 27?
A vida pode ser comparada ao trabalho de um agricultor, ele trabalha a terra, retira as ervas daninha e lança a semente! Daí por diante, não importa se ele dormir ou ficar acordado, o crescimento da semente não depende dele! Mc. 4. 26 – 29. Nós não temos o controle de muitas coisas, mas insistimos em ter. Cuidado, Ansiedade é pecado.
Qual o Remédio para a Ansiedade?
O remédio pra ansiedade é a oração. Orar é o reconhecimento que eu não tenho o controle e é a expressão de confiança de que o Senhor está no controle de tudo.
Diga a Deus como está o seu coração: Deus aumente a minha fé! Senhor! Eu Creio! Mas ajuda-me a vencer a minha incredulidade! Mc. 9.24.
Você pode compartilhar rapidamente sobre alguma preocupação que você entregou nas mãos de Deus? Pode dizer qual foi o resultado?
Deus promete dizer sim à sua oração? Qual a resposta de Deus no v. 7? (Incentive a participação).
Deus promete: “A paz de Deus guardará o coração e os pensamentos”. A Paz que Deus oferece “é a certeza de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Rm. 8.28. Independente das circunstâncias, Deus, Pai Onipotente, Onisciente e amoroso está cuidando e sabe o que é melhor pra você.
Por que muitos crentes não têm a Paz que excede todo entendimento? A paz é promessa de Deus. Toda promessa está ligada a um mandamento.
Qual é o mandamento do v. 6?
Deixamos de experimentar a Paz que excede a nossa compreensão porque não sabemos deixar a ansiedade nas mãos de Deus. Veja I Pd. 5.7.
Ore com o coração agradecido. Deus tem a melhor resposta – Ele dará a verdadeira paz – Jesus disse: “Minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”. João 14.27.
A Bíblia diz que o Diabo é Acusador e Mentiroso. Mas com a oração da fé e a real entrega das ansiedades, Deus cercará os nossos sentimentos e pensamentos e não deixará que Satanás roube a paz.
CONCLUSÃO
Seja a Moderação de vocês conhecida por todos.
Vivam na certeza de que o Senhor está perto – “Deus mesmo disse: Nunca o deixarei, nunca o abandonarei!” Hb. 13.5. Vivam na Esperança de que Jesus voltará e reunirá em torno de si todos os que o amam – Céu não é utopia, é realidade.
Portanto, não fiquem ansiosos por nada, Deus não está distante, ainda que você não consiga perceber a sua presença, Jesus diz: “Eu estarei com vocês, todos os dias, até a consumação dos séculos”.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Jardim das Oliveiras, lugar de lidar com as nossas motivações

Celulas – Jardim das Oliveiras lugar de lidar com as nossas motivacoes (Arquivo) Jadson A.R. da ...