terça-feira , 23 Janeiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Esboço para Células – Provisão e Contentamento

Esboço para Células – Provisão e Contentamento

Igreja Provedora e cristãos contentes (Arquivo)

Comunidade Batista da Paz – 19/04/2015

Filipenses 4.10 – 20 – Provisão e Contentamento

INTRODUÇÃO

            Nestas últimas palavras de gratidão aos Filipenses, observamos uma Igreja cuidadosa com os seus líderes e missionários e  um Grande Líder comprometido com Deus. deus-alegria-da-minha-juventude1

Ao receber notícia da prisão e das necessidades do Apóstolo, a Igreja enviou Epafrodito, para levar ofertas e mantimentos, mostrando cuidado, amor e generosidade.

Leia o v. 15 e compare com II Corintios 8. 1 – 6.

II Cor. 8. 1 – 6 Saibam o que a Graça de Deus tem feito nas Igrejas da Macedônia. Embora sejam eles muito pobres, deram ofertas de grande generosidade, fizeram tudo o que podiam… Insistiram em participar e fez muito mais do que esperávamos – Eles deram de si mesmos.

Provavelmente, a generosidade das Igrejas da região da Macedônia, começou com o exemplo prático da Igreja de Filipos, assim, aprendemos a importância do amor, cuidado e generosidade.

Generosidade está ligada ao dom de dar ou repartir. Rm. 12.8. “Se alguém tem o dom de contribuir, que contribua com generosidade”. Generosidade é a inclinação a dar e partilhar acima dos interesses.

Você pode citar exemplos de generosidade? (Deixe a célula participar).

A Bíblia demonstra que tudo pertence a Deus. Sl. 24.1 . A viúva pobre deu tudo o que tinha; Zaqueu prontificou-se a devolver tudo e disponibilizou os seus bens.  Estes exemplos atravessaram o tempo e ensinam a Igreja como funciona o Reino de Deus.

Aprendamos a disponibilizar o que temos ao Senhor de nossas vidas.

O que é contentamento?  Alguém cheio de satisfação.

Contentamento não é sinônimo de passividade, conformação. Exemplo – estou numa situação desfavorável; ou olho os desfavorecidos e nada faço pra que as coisas mudem. Isso não é contentamento.

Contentamento é o entendimento de que Deus está no controle. É a consciência de que Deus é o Senhor da vida. Ele é o Deus que nos fortalece.

O que você pensa da frase: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.?

Esta frase nada tem a ver com positivismo ou confissão positiva. É convicção, uma verdade vivida e ensinada por Paulo. Veja o que ele disse antes – v. 11 e 12 “Tenho aprendido a contentar-me com as circunstâncias em que me acho. Sei viver na penúria e sei também viver na abundância; em tudo e em todas as coisas, sei o que é ter fartura e ter fome, ter abundância e padecer necessidade – Tudo posso naquele que me fortalece”.

Em outras palavras: Eu sei passar por bons momentos, eu sei viver bem quando tudo vai bem porque é Deus quem me fortalece.

Quando eu reconheço que é Deus quem me fortalece, eu reconheço que eu dependo Deus. É difícil reconhecer que Deus está no controle ‘quando temos tudo sob controle’, as finanças estão boas, a saúde está em dia, enfim, tudo vai bem, até porque, muitas coisas podem ser resolvidas com os meus bens e com o poder que eu tenho.

No entanto, não é assim que funciona – veja a parábola do rico insensato – Lc. 12. 13 – 21. Um homem rico, cujos campos produziram muitos frutos. Então ele construiu celeiros grandes e quando tudo estava no estoque disse: que a minha alma descanse, coma, beba e alegre-se porque tenho muitos bens para muitos anos. No entanto, Deus lhe disse: Louco, está noite te pedirão a tua alma! E o que você tem, para quem ficará?

Não importa o que você tem ou quem você é. Você precisa depender de Deus e reconhecer que é Ele quem fortalece a tua vida.

É Deus quem fortalece quando tudo está bem e quando as coisas não vão bem.

Tudo posso naquele que me fortalece”, também se aplica em meio às tribulações, desemprego, escassez de alimentos, doenças ou quaisquer outros tipos de dificuldades. O texto ensina que eu posso caminhar em meio a estas dificuldades porque é o Senhor quem fortalece a minha vida.

Davi fez esta afirmação: “mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” Sl 23.4.

Nabucodonosor exigiu que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego prestassem culto a uma grande imagem de ouro, veja o que eles disseram em Daniel 3. 16 -18.

Atos 12 conta que Pedro foi milagrosamente solto da prisão por um anjo do Senhor. Atos 7 conta que Estevão foi brutalmente apedrejado pelos inimigos do cristianismo. Mc. 6. 14 – 29  conta que João Batista foi degolado porque profetizou contra Herodes e Herodias, que viviam um adultério. João Batista não mudou a sua mensagem e denunciou o pecado.

Estes exemplos bíblicos, mostram pessoas livradas pelo Senhor e outros que não escaparam de sofrer. Portanto, independente das circunstâncias, aprendamos que é Deus quem nos fortalece.

CONCLUSÃO

Eu tenho sonhado e trabalhado pra ser parte de uma Igreja que caminhe com o Senhor. Desejo ver cristãos maduros que não queiram fazer da vida cristã experiências prazerosas apenas, e sim, um caminhar com Deus em todo tempo, nas montanhas e nos vales; na dor e na saúde; na fartura e na escassez; nas tempestades e nas bonanças da vida. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Leia II Cor. 12. 9 – 10.

Eu reconheço que sou fraco. Reconheço que não posso caminhar sozinho, portanto, se o Senhor não for conosco, eu vou ficar onde estou.

Tu és o Deus que dá sentido à vida, que plenifica a alma falida, dependemos de Ti ó Senhor. (Márcio Cardoso Dependemos De Ti).

Temos aqui duas lições importantes:

  • Precisamos ser a Igreja Provedora, instrumento de Deus, provedora de cuidado e amor.

Precisamos cultivar a maturidade, entender que o compromisso com Deus nem sempre me leva ao lugar mais seguro e confortável, mas Deus nos fortalece em toda e qualquer circunstância.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Jardim das Oliveiras, lugar de lidar com as nossas motivações

Celulas – Jardim das Oliveiras lugar de lidar com as nossas motivacoes (Arquivo) Jadson A.R. da ...