quinta-feira , 23 novembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Esboço para Células – Reavives o Dom

Esboço para Células – Reavives o Dom

RESUMO P CELULAS REAVIVES O DOM (Arquivo)

REAVIVES O DOM- (Células)

2 Tm 1:1-14

Introdução

 

Tem momento na caminhada cristã que precisamos de alguém para nos ajudar a ficar  firme nesta jornada.

Se isso não acontecer, o desanimo e o esfriamento  será inevitável, precisamos de um renovo em nossas vidas.

Timóteo estava precisando de um reacender no seu ministério..

Mas o que estava acontecendo  com Pr. Timóteo, companheiro incansável do Apostolo Paulo em suas viagens missionária?

Consagrado pelo Apostolo para conduzir a Igreja em Éfeso. E que estava precisando dessa advertência.

Interessante, que mesmo sendo uma carta pastoral, serve para todo nos que  na caminhada cristã, enfrentamos circunstâncias adversas, muitas vezes apagando o nosso fervor.

1-Reavivar o dom de Deus-v-6

Paulo começa este texto, chamado –o de filho, e enaltece a sua fé que desde criança, aprendeu com sua avó e com sua a mãe as Sagradas Escrituras, estes fatos são elogiados por Paulo.

“Por esta razão”, se referindo a fé sem fingimento que Timóteo tinha- (v5).

Mas que neste momento estava passando por uma crise se assim podemos dizer.

Na primeira carta a  Timoteo, Paulo pede para ele não negligenciar ou desprezar o dom (1 Tm 4:14), e nesta para ser acender.

E o Apostolo então traz a memória o que ele deve fazer, “que reavives”, que de acordo com Strong significa:-:reacender,  por fogo,  inflamar a mente, reavivar, ser fervoroso..

Cada cristão tem  pelo menos um dom.. Dic Almeida define:-  Capacidade ou talento que o Espírito Santo concede  aos servos de Deus para uso em favor dos outros.( Hebreus 2:4;1 Pedro 4:10;Efesios 4:7-8)

Em Romanos 12.6-8 e 1Co 12 à 14, Paulo da uma relação e  dá uma explicação detalhada sobre os dons e suas finalidades. Dado pelo Espírito Santo para edificação da igreja.

Dom é um  presente dado por Deus para nos.( Efésios 2:8)

O irmão(a)já procurou saber qual é o seu?

Com. Bíblia de Est. Genebra diz:- “É de cada crente a responsabilidade de descobrir, desenvolver e usar plenamente quaisquer que sejam as capacidades para o serviço que Deus lhe deu”

Use o dom em beneficio  de outros, muitos estão partindo sem Cristo e outros estão precisando de uma ação nossa para ter uma vida transformada, curada e libertada das garras do inimigo.

Mas esse dom pode ser apagado.

 

2-O espírito de covardia apaga o dom-v.7

Paulo está dizendo a Timóteo que para vencer o espírito de covardia ou a timidez e o medo,  precisamos ter três atitudes, vindo de Cristo:-

1º) Poder- Só venceremos a timidez se estivermos em comunhão com Espírito Santo de Deus.( Atos 1:8; Salmos 62:11).

2º) Amor:-O Espírito Santo derrama o amor no coração dos salvos (Rm 5.5); “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos”(1João3:16; Ef.5:2).

3º) Moderação:- Ter um autocontrole,- “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor”. (Filipenses 4:5) 

Muitas vezes  enfrentamos situações, ou decisões que sentimos intimidados, ou com medo de sermos verdadeiros. (2Tm 2:7-BLH)

Mas a orientação do Apostolo é para nos fortificarmos na graça de Cristo( 2 Tm 2:1).

Que a covardia vá embora, em nome de Jesus.

 

.3º) Vergonha do Evangelho apaga  com o dom-v.8

 

Tudo indicava que Timóteo estava enfrentando na igreja de Éfeso, alguns opositores como  Alexandre 1Tm 1:20;  Himeneu e, Fileto 2:17, estavam  blasfemando, caluniando, disque me disque, heresias e falsas doutrinas. Inclusive algumas mulheres idosas que ele chama de “Caducas”  (1Tm 4:7).

Até hoje, essas atitudes   têm afastado muitos lideres e irmãos da igreja.

Notamos pelo texto que diante dessas investidas Timoteo balançou.

Ficando sem coragem até para pregar a Palavra, com vergonha,: sig: “Emoção de humilhação causada por consciência de  culpa ou fracasso” (Dic. Alm).

A exortação de Paulo foi de encorajamento, reacender o dom de continuar fazendo o que ele tinha recebido do Senhor com a imposição das mãos para o ministério,  levar as pessoas a Cristo.(v.8).

Só estando cheio “do poder de Deus”, cheio do Espírito Santo,s  podemos ter um avivamento genuíno em nossos corações.

No inicio da vida cristã,   o crente novo sente vergonha de carregar a Bíblia, de dizer que é cristão aos amigos e  familiares.

Alguns até abandonam o chamado, mais  o texto diz que isso não é motivo para apagar o dom.

 

4º)- Sofrimento não é motivo para  abandonar o dom-v 12-14; Rm1:16

Sofrimento, doenças, desempregos, dificuldades diversas pelas quais passamos não pode ser obstáculos para não termos uma comunhão sincera e verdadeira com Cristo.

Exemplo de um fervor  genuíno.

Paulo com todo os sofrimentos que passou não deixou de ser um cristão fervoroso, pregou o Evangelho na prisão, no naufrágio, para Festo, no areópago e em muitos lugares.

Assim também foram os discípulos, cheio do  Espírito Santo, Pedro pregou e cinco mil se converteram, depois três mil, devido à perseguição os convertidos iam anunciando o Evangelho de salvação por toda parte.

Os cristãos viviam adorando a Deus no Templo e de casa em casa glorificavam a Deus, e o número de salvos crescia.

Estevão morreu anunciando e glorificando a Deus. E todos os discípulos menos João do Apocalipse, foram martirizados pelo Evangelho de Cristo.

Quantos de nos estamos satisfeitos com  nossa vida cristã que não se preocupamos com aqueles que estão morrendo sem Cristo e sem salvação.

E quantas pessoas que viveram em nosso meio, por motivos  banais abandonam a Cristo.

Trocaram seu viver com Cristo, para desfrutar das coisas do mundo sem medir a conseqüência que isso pode acarretar.

Ninguém está livre de sofrimento, de perdas, e outras coisas mais, que isso não seja o motivo de esfriamento do nosso viver com Cristo ( Rm8:38)

Pelo  contrario, que tais situações possam reavivar em nosso coração a chama do Espírito Santo, em cumprir a ordens de Cristo.

 

Conclusão

Portanto, mantenhamos aceso o dom que Deus nos concedeu; não deixemos  que a  covardia, a vergonha, o sofrimento destrua algo precioso que  Deus nos deu para edificação de Seu Reino.

Que nada nesta vida venha apagar a chama do Espírito Santo que habita  em nos.

Meu irmão, se em alguma situação citada  neste texto, você está incluido agora é o momento de renovar sua fé.

Não deixe que  o dom que Deus lhe deu se apague.

E hoje também é o momento para você que ainda não experimentou esse poder,   deixe Cristo entrar em sua vida, que algo maravilho vai acontecer.

 AVISOS

 3º FEIRA 19H30 REUNIÃO DE ORAÇÃO

3º FEIRA 20:00H – TADEL

DIAS 04, 05 E 06 DE ABRIL – ENCONTRO COM DEUS 

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Elias, um reformador

Elias, um reformador (Arquivo) Estudo para as células Série de Mensagens sobre os 500 anos da ...