segunda-feira , 25 setembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Esboço para células – Restaurando a Capacitação

Esboço para células – Restaurando a Capacitação

Restaurando a Capacitação (Arquivo)

COMUNIDADE BATISTA DA PAZ – 15/09/2013 – 40 Dias de Jejum e Oração

RESTAURANDO A CAPACITAÇÃO

Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa familia cruzsuficiência vem de Deus. 2ªCoríntios 3.5.

INTRODUÇÃO. O Senhor Jesus coloca a vida cristã num nível elevado. “Eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos Céus”. Mt. 5. 20. Na verdade, somos convidados a viver o próprio caráter de Cristo, Ele é o modelo de vida. Os Fariseus e Mestres da Lei viviam a Palavra ao Pé da Letra, mas os seus corações estavam longe do amor a Deus acima de tudo e o amor ao próximo como a si mesmo. Seus interesses eram egoístas, estavam longe de agradarem a Deus. Ao estudar o Sermão do Monte, concluímos que não é possível aplicá-los e vivê-los sem o poder sobrenatural que vem do Senhor. “A nossa suficiência vem de Deus”. “A nossa Capacidade vem de Deus” (NVI). “Em nós não há nada que nos permita afirmar que somos capazes de fazer esse trabalho, pois a nossa capacidade vem de Deus”. II Cor. 3.5 (NTLH). Deus chama, ensina, quebranta e capacita. Ele é a fonte para nossas vidas. Ele chama e capacita para uma vida sobrenatural. Vejamos o que a Bíblia diz sobre esta capacitação sobrenatural de Deus.

I – Na vida cristão sobrenatural Recebemos A MENTE DE CRISTO Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2.16. A Bíblia afirma que temos a mente de Cristo, isto é, ao recebermos a Cristo, morremos com ele e ressuscitamos com ele. A morte e a ressurreição com Cristo geram um processo de santificação. À medida que deixamos que a mente de Cristo ganhe vida em nossas vidas, a mentalidade carnal vai morrendo para dar espaço à mente de Cristo. É uma mudança espiritual. É a morte que traz a vida. Cristo disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”. João 12.24. É morte do velho homem e o renascimento de Cristo em nós. Esta é a grande mensagem do Batismo. No próximo dia 29, às 17h, celebraremos batismos e neste ato os irmãos que já se batizaram e os que vão se batizar, comunicam: • Nós não permaneceremos no pecado, mesmo sabendo que a Graça de Cristo é superabundante. • Viver na prática do pecado, seria incoerente – por isso estamos obedecendo a ordem de Jesus – comunicamos no ato do batismo que nos unimos com Cristo, morremos para o pecado e com Cristo também ressuscitamos para viver em novidade de vida. • Não queremos viver como Escravos do Pecado, mas debaixo da graça de Cristo, queremos viver para Deus. (Rm. 6. 1 – 14). O cristão tem a mente de Cristo e não deve viver segundo o seu enganoso coração. A mente de Cristo é o resultado da ação do Espírito Santo que age no crente e o capacita a colocar os pensamentos, conselhos e planos de Deus em prática. Como a mente de Cristo é “instalada” na nossa vida? (Três garrafas de coca cola de 600 ml – 1ª Com coca; 2ª Com água e Coca e a 3ª só com água).

Jesus disse: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17. João 15.3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Nossa oração é que todos sejam santificados pela ação da Palavra de Deus em suas vidas em tenham a Mente Viva de Cristo em suas Vidas.

II – Na vida Cristã sobrenatural Deus coloca em nós um novo Coração. “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo dentro de vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente as milhas leis”. Ezequiel 36.26 – 27. A Bíblia também afirma que Deus tira o coração duro e dá um novo coração. Este novo coração, se refere a presença do Espírito Santo em cada um dos seus discípulos. Jesus disse: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.” João 14.16-18. O texto apresenta a promessa do Conselheiro, o Espirito Santo, para estar para sempre conosco. O Espírito Santo habita no coração do crente. O Espírito Santo age desde o início:

 Convence o pecador do seu pecado (João 16.8);

 Concede poder para sermos testemunhas de Cristo no mundo em que vivemos (Atos 1.8);

 Ele produz o caráter de Cristo através do fruto (Gálatas 5.22,23);

 Ele concede os dons espirituais para servirmos (I Coríntios 12.1-11, Efésios 4.11-12, Romanos 12.6-9, I Pedro 4.10-11). Deus dá um novo coração às pessoas que o recebem como Senhor e Salvador. É triste, mas é importante destacar que muitos de nós, depois de receber de Deus o novo coração, sensível ao Espírito Santo, estragamos tudo, quando por pura resistência, endurecemos o coração. Eu já vi muitos corações que se endureceram. Posso afirmar que nem um velório de uma pessoa querida é tão triste quanto um coração que se fecha para Deus e “ousa teimar contra o pontiagudo aguilhão que está nas mãos de Deus”. At. 26.14. Irmãos queridos, Deus nos deu corações de carne e nos concedeu o Espírito Santo que nos capacita a agir segundo a sua vontade. Portanto, não endureçam os seus corações.

 Um coração duro nem sempre está por trás de alguém sisudo, durão e teimoso.

 Um duro coração também está por trás de lágrimas, pessoas que choram seus pecados, que os reconhecem, mas não dão o braço a torcer, ou afirmam que não conseguem e escolhem o pecado, escolhem continuar com o coração endurecido.

 Um coração duro está por trás de escolhas que são feitas para agredir e machucar os que fazem parte de nossas vidas.  Um coração duro se manifesta com passividade – Eu vou sim, não vai! Eu faço sim, mas não faz! Eu vou mudar, vou fazer as coisas diferente, mas na prática, na há mudanças!  Um coração duro não se deixa penetrar pelo sal da Palavra.  Você tem o coração duro? Resta então, uma palavra: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração”. Hb. 3.15. Arrependa-se, renda-se ao Senhor e Ele te devolverá um coração sensível à Sua voz.

III – Na vida cristã sobrenatural temos uma nova posição: ESTAMOS EM CRISTO E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. II Coríntios 5.17 O Novo Testamento está repleto de afirmações sobre a nossa posição “em Cristo”. Paulo afirma: 4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, 5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” Efésios 2.4-6 Deus nos incluiu completamente nos seus planos: Ele nos vivificou – “deu-nos vida com Cristo”; ressuscitou – “nos ressuscitou com Cristo”; e assentou – e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. Jesus Cristo é a nossa Rocha: “Tu és a minha Rocha e a minha Fortaleza” Sl. 71. 3.

IV – Na vida cristã sobrenatural CRISTO ESTÁ EM NÓS Além de estarmos em Cristo, a Sua presença poderosa está em nós. Paulo afirmou: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Gálatas 2.20. Outra afirmação: “dia após dia morro” (I Coríntios 15.31); Joao Batista disse: “Convém que Ele cresça e eu diminua.” Joao 3.30. A Bíblia afirma que a presença de Cristo na vida da Igreja capacita-nos e nos impulsiona a cumprirmos sua vontade e andarmos nos seus caminhos. Cristo faz de nós instrumentos para a transformação do mundo. Com graça e misericórdia Ele nos ajuda a valorizar mais o seu Reino do que o Reino material e nos conduz para cumprirmos sua vontade. Em resumo: Estar em Cristo é privilégio e Segurança para o cristão. Cristo em nós é o Poder de Deus em nós para cumprir os princípios da Palavra e para Servir a Deus.

V – CONCLUSÃO Deus nos capacita para obedecer sua palavra e assim, imitar a Cristo em todo procedimento. Ele nos dá a mente e o coração de Cristo. A vida cristã é prática e ao mesmo tempo sobrenatural. É prática porque precisa ser vivida no dia-a-dia, nas coisas mais simples: “assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. I Cor. 10.31. A vida cristã é sobrenatural, porque não poderemos viver nos padrões de Deus se o próprio Deus, através do Seu Espírito não nos capacitar para fazer a sua obra. VI – APELO Oração de Entrega. Você meu irmão e irmã, recebeu a mente de Cristo e um novo coração. Você está em Cristo e Cristo está em você. Talvez, você tenha desviado seus olhos e resolveu tomar as rédeas da sua vida e ser conduzido por sua própria mente ou pelo enganoso coração. Talvez você se desviou de Deus, então, não tem outra oração e ação a fazer, arrepender-se e mudar de atitude. (lembrar do Filho Pródigo) – Não sou digno de ser chamado seu filho, recebe-me como um dos seus empregados.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

O PODER DA ORAÇÃO NA BATALHA ESPIRITUAL

O poder da oração na Batalha Espiritual (Arquivo) O PODER DA ORAÇÃO NA BATALHA ESPIRITUAL Pr ...