terça-feira , 23 Janeiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Esboço para Células – Salmo 119

Esboço para Células – Salmo 119

Salmo 119 (Arquivo)

DEVOCIONAL AVIVA JOVEM – AFC (31/1/15)

Salmo 119

Esse Salmo, embora extenso, nos ensina que mesmo na limitação do nosso vocabulário, podemos expressaro quanto amamos e  contemplamos a beleza da incomparável,conselheira e consoladora  palavra de Deus. A revelação, apalavra escrita de Deus ao seu povo. Vamos observar algumas partes desse texto: biblia-Palavra-de-Deus

“Como pode um jovem conservar puro o seu caminho? Vivendo-o de acordo com a tua palavra. De todo o coração eu te procurei: não deixe que me afastes de teus mandamentos”. Salmo 119:9-10(KJA)“Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti”. Salmo 119:11(AA)

Nós jovens, temos a tendência de sermos levados por momentos, emoções e, por falta de experiência, somosauto confiantes de mais, não suportamos a pressão que esta ao nosso redor, e então, acabamos perdendo tudo aquilo que Deus tinha planejado para nós.Aqui nesses versículos, o autor faz uma pergunta, ele mesmo responde, porém mais do que isso, ele encerra o versículo 10 com uma súplica: “ não deixe que me afaste dos seus caminhos”. Com essa frase ele reconhece que precisa de Deus até para manter -se no puro caminho que a palavra de Deus nos orienta, sua parte é então, busca-lo de todo coração.

Outro ponto que o salmista nos orientaé que para manter o nosso caminho puro é necessário que tenhamos guardado no coração a sua palavra, pois ela nos impede de pecar contra Deus. Sendo assim, quanto mais eu buscar a Deus, por meio da sua palavra, Ele mesmo produzirá em mim um desejo por conhecê-lae a medida que a conhecemos , seremos  transformados, purificados, renovados e vivificados, assim como afirma várias vezes o autor do Salmo.

A única maneira de ser um jovem segundo o coração de Deus é observando atentamente a palavra de Dele, usá-la de fato como seu manual de vida. O salmista usa palavras como “cumprir”, “observar”,”meditar”, “não se envergonhar”, “se alegrar”, “meditar”,”ter prazer”, “obedecer”, “não esquecer”, “ seguir”, “desejar”, “amar”, dentre tantas outras palavras como um clamor a Deus, pois sabe que se deixar de realizar tais coisas jamais experimentará  do que Deus tem pra vida dele. O maior desafio além de estudar dia a dia, de ouvi-la é colocá-la em prática. O salmista chama esses que se agradam de obedecer a Deus de “Bem Aventurado”, ou seja , mais que feliz, esse é o que encontra a plena satisfação em Deus e na sua palavra.

Os benefícios disso são apresentados nesse salmo também, Deus nos faz : “irrepreensíveis”, “íntegros”,”nos vivifica”,”fortalece”, “trás consolo”,”nos torna sábios”, “prudentes”,”nos da entendimento”, “liberdade”, “paz”, “justiça”, “socorro” e tantas outras coisas são garantidas a quem se dedica em conhecer e praticar a palavra de Deus.

O salmista aqui demonstra seu amor a palavra e a necessidade que ele tem dela para viver. Temos nós tido esse mesmo coração? Temos feito essa mesma súplica? Temos nos dedicado em conhecer mais ao Deus de nossas vidas por meio de sua palavra?

Há tantos anos atrás, um homem que não tinha nem metade da palavra revelada de Deus, escreveu tantas verdades sobre a sua importância. Maior então é a nossa responsabilidade diante do que temos em mãos hoje, a completa revelação da parte de Deus ao homem, pobre pecador que merecia a morte, mas ainda sim, em graça e misericórdia Deus permitiu que ela chegasse a nós e mais do que isso, Elenos deu seu Espírito para nos dar compreensão e fazer lembrar de tudo que buscamos conhecer nela.

119:96 – “ Compreendi que toda perfeição tem limite, entretanto, não há limite para a tua lei, cuja grandeza é infinita”!

Você ama a palavra de Deus? Você obedece a palavra de Deus? A palavra de Deus é sua fonte de inspiração para que você seja quem Deus deseja? Ela é de fato a Luz que conduz seu caminho (105)?

119:130 – “A exposição das tuas palavras ilumina e da entendimento aos inexperientes”! Ela é acessível.

119:164 – “Louvo-te 7 vezes por dia, por tuas justas ordenanças”. Você já louvou a Deus por tê-la em suas mãos. Deus poderia, e seria justo, deixá-lo a mercê dos seus próprios caminhos e desejos, mas ele escolheu se fazer conhecido.

Desafio:

Se avalie a partir do seu tempo de devoção a Deus (TSD), em seu íntimo, você tem um coração sedento por essa palavra? Ela é uma prioridade pra você?

Agradeça a Deus por ser acessível. Comprometa-se a ser um filho dedicado em conhecer e obedecer a sua palavra.

Se você pudesse escrever uma frase sobre a palavra de Deus e quem Ele é pra você a partir do seu conhecimento Dele,o que diria?

Por: Seminarista Aline Souza

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Jardim das Oliveiras, lugar de lidar com as nossas motivações

Celulas – Jardim das Oliveiras lugar de lidar com as nossas motivacoes (Arquivo) Jadson A.R. da ...