segunda-feira , 25 setembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Esboço para Células – Vinho Novo, Odres Novos

Esboço para Células – Vinho Novo, Odres Novos

Vinho Novo- Odres Novos (Arquivo)

Tema: Vinho novo, odres novos.

Seminarista Aline Souzacongresso dt

Esse texto acontece ao redor da mesa. Lugar que o povo sempre estava, para comemorar, fechar aliança, estreitar relacionamentos. E aqui começa um dialogo de perguntas e respostas. O fariseus questionando os discípulos acerca de Jesus  e também questionando a Jesus por conta do seus discípulos. Nós vamos ver nesse dialogo, Jesus mostrando o contraste entre o velho e o novo, por meio de suas respostas e do seu fechamento nos dizendo que não é possível colocar vinho novo em odres velhos, lugar de vinho novo é em odres novos.

A 1ª pergunta v.11O fato de Jesus chamar para ser discípulo um publicano e ainda se assentar na mesa com ele e com seus amigos causou indignação dos fariseus. A mentalidade deles era de julgamento, condenação, achando-se mais puros, mais santos, estavam somente observando se a lei estava sendo seguida a risca.

A resposta de Jesus:v.12… Enquanto a mentalidade dos fariseus queria excluir, a de Jesus, e a que ele espera do seu povo, era de aproximar,de ministrar, era trazer remédio ao doente, ao cansado, ao desanimado e perdido.

Como costuma ser a nossa postura diante das pessoas que não são cristãs, ou daquelas que tem dificuldade de se firmar nos caminhos do Senhor? Lembre-se que você só está aqui por graça e misericórdia de Deus e que tudo que temos recebido da parte de Deus não deve ficar para nós mesmos, mas deve ser usado para dar a outros uma nova esperança, uma possibilidade. (2 Corintios 1:4)

Jesus chamou um cara improvável e ele se tornou um discípulo cheio de Deus. Deus pode fazer isso com qualquer pessoa, porque faz isso por amor. E ele usa seu povo para amar o perdido, pois esse é o sacrifício que agrada a Deus, a misericórdia. (v13).

A 2ª pergunta: v.14 … Os fariseus continuam a questionar por não cumprirem a lei. Eles usavam a lei para oprimir, colocar fardos nas pessoas, mas a sua pratica era vazia. Quantos de nós somos assim, esperamos dos outros aquilo que nem mesmo nós somos capazes de fazer e ainda os julgamos por não conseguir. O velho mata, e eles queriam matar Jesus por não ser como eles. Mas o novo morre, para que o outro tenha vida, para que o outro possa ver a Deus.

A resposta foi assim: v.15… Jesus era o noivo e aquele momento era para se desfrutar e aproveitar ao máximo sua presença. Não está sendo aqui abolida a prática do jejum, mas está se dizendo que quando o noivo partisse, seria sim a hora de jejuar. Hoje jejuamos por saudade do noivo, da sua presença. Jejuamos para que ele nos visite, capacite e revista de poder.

Jesus finaliza essa conversa (v 16 e 17) dizendo que lugar de vinho novo é em odre novo, Nada de remendar o velho para jogar o novo, porque ela não vai suportar, vai rasgar e desperdiçar. Para esse derramamento é necessário de um novo povo, um povo transformado, cheios do Espírito Santo, tomados pela graça. Onde esse povo chega se espalha, leva luz, traz sabor. Há um vinho novo a ser derramado no seu dia a dia, na devocional, no lugar secreto, onde Deus te vê, te recompensa, onde ele te recarrega para que você cumpra os propósitos dele pra tua vida.Nenhum compromisso pode tirar o espaço da minha devoção pessoal a Deus.Existe uma profundidade, existe uma altura, existe lugares maiores a estar.

O vinho novo está disponível! Disponível a quem está cansado da mesmice, cansado da inconstância, cansado de ser você. Quanto mais perto de Deus, mais parecidos com ele ficamos, mais transformados seremos. É tempo de compromisso. Tempo de sair da janela, da arquibancada, parar de admirar a paisagem, o mover, de achar que é para alguns e cair pra dentro(rs). Não há privilegiados, Deus tem algo pra cada um.

Desafio:

-O que você tem buscado? Você está pronto para receber desse vinho novo sobre tua vida?

-Está disposto a ser transformado onde tiver de ser, a ser canal de Deus, a se desprender de todo pecado?

-O que você precisa fazer? Rasgar o velho, jogar o remendo fora, desprender-se do passado.Deus tem o poder de fazer nova todas às coisas.

-Você precisa amar? Amor é decisão. Você precisa crer? Creia, porque é necessário que quem se aproxima creia que ele existe e recompensa quem o busca. (Hb11:6)

-Você precisa aprender a cultivar a espiritualidade contagiante? Você tem plantado, tem regado com oração, com leitura da palavra?

É tempo de compromisso. Se o seu desejo, compartilhe e peça oração na célula. Todos precisamos nos revestir do novo, todos os dias. Que sejamos aqueles que andam juntos nesse processo, um ao lado do outro ministrando a vida de Deus.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

O PODER DA ORAÇÃO NA BATALHA ESPIRITUAL

O poder da oração na Batalha Espiritual (Arquivo) O PODER DA ORAÇÃO NA BATALHA ESPIRITUAL Pr ...