segunda-feira , 25 setembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Esboço para células – Vivendo e Renunciando em favor da Unidade da Igreja.

Esboço para células – Vivendo e Renunciando em favor da Unidade da Igreja.

Esboço – 09-02 (Arquivo)

Filipenses 2. 1 – 4

Vivendo e Renunciando em favor da Unidade da Igreja.

INTRODUÇÃO

O texto de hoje é a continuação do assunto da semana retrasada – viver de maneira digna de um Cidadão Cristão.

Valorize a Unidade da Igreja, defenda e lute por ela. Encha-se da Palavra de Deus e não permita que os princípios do mundo entre em  sua mente. Diga não a si mesmo e resista ao Diabo, pois ele sabe onde estão os seus fracos e como manipular as coisas.

Filipenses 2. 1 – 4 – A Unidade da Igreja Prevalece Quando Renunciamos os Interesses Pessoais.

O v. 1 é a base para manter a Unidade da Igreja e pode ser traduzido da seguinte forma: Considerando que estamos em Cristo e o seu encorajamento está em nós, tendo em vista que a Consolação do Amor de Deus se faz presente. Considerando que o Espírito Santo participa de nossas vidas e que entre nós existe uma ligação emocional e uma profunda simpatia que nos leva a exercer a misericórdia. Completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, sendo unidos de alma e tendo uma só atitude.

Os versículos 2 – 4 convida-nos a dar passos decisivos em favor da Unidade da Igreja.

  1. O 1º Passo em direção da Unidade é Pensar a mesma coisa. V. 2

Ter o mesmo jeito de pensar é importante para a família e para a Igreja de Cristo. João 17 registra uma grande oração de Jesus em favor dos seus discípulos: “Eu lhes dei a Tua Palavra … santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade… Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim por meio da mensagem deles, para que sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti”.

Cristo foi um com Deus, precisamos ser um uns com os outros.

  1. O 2º Passo em direção da Unidade é Ter o mesmo amor do Pai.

O mesmo amor que Paulo se refere é o mesmo amor que Deus tem.

  • Deus manda – Amem uns aos outros; João 15.12
  • Deus capacita – Deus derramou o amor em nossos corações; Rm. 5.5
  • Deus é a Fonte – Deus é Amor. I João 4.1.

Algumas pessoas são difíceis de amar, ore a Deus peça capacitação para amar. Pense na possibilidade de que você seja a pessoa difícil amar – chato, reclamão, enjoado, falador, irritante e etc.

 

  1. O 3º Passo em direção da Unidade é o Altruísmo. V. 3 – 4.

Altruísmo é o oposto de Egoísmo. Egoísmo é o amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses do outro. Altruísmo é amor ao próximo, desprendimento, abnegação.

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros”. V. 4. Ilustração: dinâmica do mamão.

  1. O 4º passo em direção da Unidade é a Humildade.

Que cada um considere o outro superior a si mesmo”. Na mentalidade humana, maior é o que exerce autoridade ou exerce cargo de destaque.  Aos olhos de Deus, todos somos iguais e na comunhão entre os irmãos – eu preciso considerar o outro, mais importante do que eu.

Ser humilde não é complexo de inferioridade, é atitude de tratar o próximo como alguém que é alvo da graça de Cristo.

Estes são os passos que precisamos dar em direção da Unidade do Corpo de Cristo que é a Igreja.

CONCLUSÃO

Convido você a abrir o coração diante de Deus e buscar uma vida ligada à Igreja.

Igreja é coisa séria, tão séria que Deus deixou cartas específicas direcionadas às Igrejas. Convido você a amar a Igreja de Cristo.

A Igreja é resposta de Deus para o Mundo. A sua família vive neste mundo, portanto, Igreja é a resposta para a sua família, seu filho, sua esposa, seus irmãos e seus netos e para seus amigos.

É importante amar a Igreja. Abra mão do egoísmo, abra mão dos seus interesses para dar lugar ao interesse maior que é a Igreja de Cristo.

O texto não fala sobre casamento e família, mas é importante andar juntos no casamento, pensar as mesmas coisas, lançar fora os interesses pessoais e dar lugar ao interesse do outro. Muitos cônjuges são infelizes porque são atropelados por interesses egoístas.

Portanto, se você tem algum interesse pessoal que está em conflito, seja com a Igreja, com o casamento e com a família. Se Deus está falando ao seu coração, convido você entregá-lo nas mãos do Senhor e a partir de agora, lutar pelo unidade da Igreja e da família.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

O PODER DA ORAÇÃO NA BATALHA ESPIRITUAL

O poder da oração na Batalha Espiritual (Arquivo) O PODER DA ORAÇÃO NA BATALHA ESPIRITUAL Pr ...