quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Eu Necessito da Tua Palavra

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo)

Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra 

INTRODUÇÃO

A 12ª divisão do Salmo 119 inicia-se com a letra hebraica “Lâmede” – é equivalente a letra L, indica o numeral 30. ‘Lâmede’ significa AGUILHÃO.

Aguilhão – Grande vara com um ferro pontiagudo na extremidade – uma lança, utilizada para fustigar o gado – estimulá-lo a caminhar na direção certa. O Aguilhão está ligado ao ensino, aprendizado e a instrução, tem o intuito de guiar e estimular ao conhecimento da verdade.

Através do ensino, Deus deseja que os seus discípulos sejam conduzidos à maturidade espiritual. Veja Efésios  4. 11 – 14. (Líder: Deixe que todos participem, lendo e comentando).

O uso do Aguilhão não é para machucar o animal e sim, estimulá-lo ou direcioná-lo no caminho e na direção certa. Atos 26.14, Jesus disse a Saulo: “duro é para ti recalcitrar (teimar) contra os aguilhoes”.

Caminhar contra a vontade de Deus é ir de encontro ao espeto de um aguilhão!

Is. 55. 6 – 8 “Procurem ajuda de Deus – abandonem seus pensamentos – Ele tem compaixão e perdoa completamente – o Senhor diz – os meus pensamentos não são como os seus pensamentos e os meus caminhos, não são como os teus caminhos”.

Precisamos reconhecer a necessidade da Palavra de Deus!

Os Vs. 89 – 96 estimulam a confiar na Palavra Eterna, na Fidelidade do Senhor e no seu poder para salvar.

  1. O primeiro estímulo do aguilhão é a confiança na Eterna Palavra de Deus. V. 89.

Isaías 40.8 “Seca-se a erva e caem as flores, mas a Palavra do nosso Deus permanece eternamente!”.  A tendência humana é colocar a sua fé em coisas finitas, inconsistentes e falsas – “querem se segurar em galhos secos”.

É imprescindível que a fé esteja firmada na Palavra de Deus.

A grande evidência da fé se dá através da OBEDIÊNCIA. V. 93. A expressão ‘Nunca me esquecerei’ é sinônimo de obediência.

“O que ouve as palavras do Senhor e às põe em prática, será comparado a um homem sábio que edificou a sua casa sobre a Rocha”. Mt. 7.24.

Jesus Cristo é o verbo de Deus que se fez carne. Jesus é a expressão viva da Palavra de Deus e quem nele está, tem a sua vida firmada na Rocha.

Paulo se utilizou da expressão “Estar em Cristo”, para demonstrar a nova realidade do Cristão.  Veja II Cor. 5.17, Rm. 8.1 e Gl. 3.27.

O primeiro estímulo é a confiança na Eterna Palavra de Deus.

  1. O 2° Estímulo do Aguilhão é a Fidelidade de Deus. V. 90.

A “Fidelidade de Deus é de geração em geração”. A humanidade não está e nunca esteve desprovida da fidelidade de Deus.

Assim como a criação foi firmada pela Palavra de Deus, a fidelidade de Deus sustenta as nossas vidas. “Tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam”. Sl. 23.

Deus está no controle quando estamos nos pastos verdes e nas águas tranquilas e Ele não perde o controle, quando tudo está duro, dolorido e difícil de enxergar o desfecho.

A melhor resposta para fidelidade de Deus é a fidelidade A Deus.  A expressão do v. 93 “nunca esquecerei os teus ensinamentos”, demonstra o compromisso e a disposição de obedecer a Deus e a sua Palavra.

  1. O 3º estímulo do Aguilhão é a confiança na Palavra e na Fidelidade Deus em relação à Salvação. V. 94

Salva-me, pois a Ti pertenço e procurado os teus preceitos”. V. 94.

Não faltou inimigos na vida de Davi! Da mesma forma, não nos falta inimigos para tentar nos separar do amor e da vontade de Deus.

Leia Efésios 2. 1 – 5, 8 – 10 e veja o estado de morte de uma pessoa sem Deus e o que Deus faz quando Deus entra em sua vida. (Líder: Deixe que todos participem com).

A oração do salmista reconhece que o Senhor salva porque ele pertence a Deus.

Deus nos fez para pertencermos a Ele.  “Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”. II Pd. 3.9.

Jesus “veio buscar e salvar o que estava perdido”. Lc. 19.10.

Se você disser com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’ e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo.”. Rm. 10. 9 – 11.  Pode confiar porque Deus é fiel.

CONCLUSÃO

Penso que a última espetada do Aguilhão e enfatizar a importância de tomarmos uma posição em relação ao que a Palavra de Deus destaca.

  • A importância de confiar na Eterna Palavra de Deus, de não trocá-la por coisas finitas, falsas e inconsistentes – A Palavra de Deus é capaz de nortear nossas vidas, ajuda-nos a evitar o pecado – consola o coração e renova a mente.
  • “Toda perfeição tem limite, entretanto, não há limite para a tua Lei, cuja grandeza é infinita!” 96.
  • Ninguém fica desprovido da Fidelidade de Deus. Assim como Deus sustenta o toda a criação, Ele sustenta a sua vida – não há nada que passe despercebido aos olhos do Pai. A Fidelidade de Deus já alcançou a sua vida – talvez esteja faltando você segurar na Mão de Deus e confiar que Ele tem o controle de sua vida.
  • E finalmente, talvez falte a oração – Salva-me, pois a ti pertenço!

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Chamados para servir!

Chamados para servir (Arquivo) Chamados para servir! (Atos 6) Introdução  Uma das grandes qualidades da igreja ...