terça-feira , 23 Janeiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Jesus o Deus maravilhoso, que não esquece os seus.

Jesus o Deus maravilhoso, que não esquece os seus.

AUDIO CULTO 02.04.17

Jesus o Deus maravilhoso que nao esquece os seus (Arquivo)

Estudo das Células – Comunidade Batista da Paz

Jadson A. R. da Silva

Texto: Lucas 15

Tema: Jesus o Deus maravilhoso, que não esquece os seus.

Neste capítulo, são mencionadas três parábolas para responder aos questionamentos dos fariseus e estudiosos da Lei. Eles estavam questionando, o por que de Jesus andar com pecadores e pessoas de má reputação?

Então Jesus responde contando três parábolas.

1-) A parábola da ovelha perdida, onde um pastor que tinha um rebanho de 100 ovelhas perde uma, deixa as 99 bem abrigadas e vai atrás da única ovelha que se perdeu. Ao encontra – lá a põe em seus ombros com muita alegria retorna para a sua casa.

2-) A parábola da moeda perdida. Uma mulher possuía dez moedas e perde uma. Ela chama as amigas e vasculha toda a casa até encontrar a moeda perdida, e assim que a encontra celebra com muita alegria. Mostrando que assim é no céu quando um pecador se arrepende.

3-) A parábola do pai maravilhoso, que tem dois filhos. O mais moço pede toda a sua herança e o pai concede, depois vai embora para bem distante do pai. Gasta tudo, vem um tempo de crise, arruma um emprego de cuidador de porcos, onde passa tanta fome que desejou comer a comida dos porcos que cuidava. Pois ninguém lhe dava algo para comer. Neste momento ele se lembra como os servos de seu pai eram bem tratados e que sempre tinham o que comer e então resolve voltar. Ele volta e pede para que o pai lhe tratasse como empregado. Mas, o pai lhe coloca o anel da família e veste os seus pés com sandálias. (Os escravos andavam descalços, usar as sandálias era privilegio da família do proprietário e senhor.) Manda matar um novilho, e dá uma festa para celebrar o retorno do seu filho. Por outro lado o filho mais velho fica irado e questiona o pai sobre a festa, achando injusto, ele esta sempre ao seu lado  obedecendo tudo que lhe mandava, e mesmo assim nunca tinha ganho uma festa para celebrar com os seus amigos. O pai mostra para o filho mais velho que tudo que ele tem, pertence a ele também. E por isso ele deveria se alegra com a volta do seu irmão, pois estava morto e agora reviveu.

Olhando para as parábolas contatas por Jesus;

1-) Quem era o pastor, a mulher e o pai?

Resposta: Jesus

2-) O que os três tinham em comum?

Resposta: Alegria de recuperar o que se perdeu.

3-) Quem era a ovelha, a moeda e o filho perdido?

Resposta: O homem perdido, fora da vontade de Deus

4-) Qual foi a reação quando o pastor encontrou a ovelha; a mulher encontrou a moeda; e o filho que retornou para casa do pai?

Resposta: Alegria, festa.

 5-) Qual é a mensagem que Jesus queria transmitir aos fariseus e mestres da lei?

Resposta: A mensagem era que Ele, Jesus, veio para aqueles que estavam perdidos e por isso andava no meio de pessoas de má reputação e com a vida toda duvidosa. Pois estes eram os doentes que precisavam ser curados. O amor de Deus pelos pecadores levava Jesus a andar no meio deles para lhes mostrar a salvação e assim voltarem para os braços do pai e viverem eternamente como filhos do Nosso Deus.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Jardim das Oliveiras, lugar de lidar com as nossas motivações

Celulas – Jardim das Oliveiras lugar de lidar com as nossas motivacoes (Arquivo) Jadson A.R. da ...