domingo , 17 dezembro 2017
Home » Slide » Lance Luz!

Lance Luz!

Raio-de-luz

Texto-base: Isaías 9:2

Introdução

O que está acontecendo com o mundo?”. Muitas pessoas, cristãs ou não, têm feito essa pergunta nos dias de hoje. Com tanta corrupção, criminalidade, sexismo, inveja, mentira e traições, podemos dizer que vivemos em dias de trevas do ponto de vista moral e espiritual. Todos os caminhos parecem levar à desgraça.

Os dias de Isaías eram parecidos. Por isso, Deus anuncia pelo profeta (no capítulo 8) e que Israel seria invadido pelos assírios (um povo inimigo). Assim como nos dias de hoje, o momento negativo daquele tempo era causado pela ausência de Deus. Por isso, ao mesmo tempo que anuncia a destruição do país, o Senhor já revela que vai mandar uma luz para brilhar naqueles dias.

1.) Vida sem Deus é igual a trevas (O povo que andava em trevas…)

A ausência de Deus leva o homem a arcar com as consequências naturais das suas próprias decisões. Como Deus permite tantas atrocidades? Simples, Ele simplesmente é deixado de fora da história. Sem Deus, a vida é treva. O período de opressão inimiga em Israel tinha essa raiz muito clara. Deus escancarou os reflexos de uma sociedade onde Ele é deixado de lado e permitiu que aquele povo vivesse as consequências de suas próprias escolhas.

Deus não tem prazer nas trevas. Ele não se deleita em ver guerras, promiscuidade, violência, injustiças sociais… Em Gênesis 1:3, Deus diz: “Haja luz”. A luz é a vida. E a vida é o próprio Deus. Não há texto onde o Senhor diga: “haja trevas”. Deus criou a luz. A ausência dela é que nos leva para as trevas. Assim, para entender o que são trevas é preciso cortar totalmente os laços com a luz. E na vida espiritual é assim também. Uma pessoa que caminha em trevas faz isso porque cortou os laços com a luz. E que luz é essa?

2.) Cristo é a luz do mundo (… viu uma grande luz…)

O próprio Jesus, em João 8:12 se apresenta como tal: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Quando decidimos seguir a Jesus, é como se Deus olhasse para nossas vidas e dissesse mais uma vez: “e haja luz”. E de repente as trevas que existem, a falta de sentido na vida, são iluminadas por aquele que é a própria luz.

Em Isaías 9:2, “o povo que andava em trevas viu a grande luz”. A mesma luz que um dia brilhou em nossos corações. É a luz de Cristo, o libertador. Quando essa luz é revelada a nós, caminhar em trevas passa a ser uma escolha. Você pode andar na luz ou voltar ao seu caminho de destruição. A grande verdade é que não existe meia treva. Ou os tempos são de luz, ou de trevas (leia 1 João 1:5-6) Chegou o tempo de lançarmos luz às áreas escuras da sua vida.

3.) Você foi feito para resplandecer (… resplandeceu a luz)

No dicionário, a primeira definição que aparece para a palavra resplandecer é: “brilhar de um modo muito intenso”. Ou seja, a luz de Deus deve brilhar na vida das pessoas que viviam nas trevas. Em outras palavras, lance luz! (leia Mateus 5:14 e 16). Você não foi feito para reter a luz, mas para brilhar.

Mas embora sejamos chamados para resplandecer, não temos brilho próprio. A luz que brilha em nós é a de Deus. Por isso, lance luz nas áreas de sua vida. Lance luz no mundo. Deixe a luz de Cristo brilhar.

Possíveis aplicações (peça ao Espírito Santo que mostre qual ponto é importante na sua célula)

  • Frise que a escuridão acontece pela distância que as pessoas tomam de Deus;

  • Incentive os pessoas a lembrarem os dias de trevas. Pode ser uma oportunidade para testemunhos;

  • Destaque que todas as pessoas que estão longe de Cristo andam nas trevas. Por mais que a pessoa seja legal, importante, rica ou suficiente, só Deus tem a luz;

  • Ore e incentive palavras positivas sobre a cidade. Que a luz de Cristo brilhe no nosso país;

  • Lembre que todos precisam iluminar seus pontos de escuridão. Mesmo quem está há tempos na caminhada cristã precisa lançar a luz de Deus sobre sua própria vida;

  • Se tiver visitantes ou não convertidos, apresente a intenção de Cristo de brilhar nessas vidas;

  • Aos da igreja, seja firme ou lembrar que nossa missão neste mundo é refletir a luz de Deus.

About Victor Miranda

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...