quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » O DEUS DE PROPÓSITOS

O DEUS DE PROPÓSITOS

culto 02-07

O DEUS DE PROPÓSITOS (Arquivo)

(Salmo139.16-18)

INTRODUÇÃO

Os propósitos de Deus devem ser “altamente valorizados” por nós que somos filhos. Estes propósitos são inesgotáveis e seu real valor consiste na qualidade e não na sua quantidade, tendo em vista quevem de Deus.

(v 16) Teus olhos viam meu embrião… Esse “ver” traz a ideia de saber, ter consciência (é a faculdade mental de Deus). Não te impressiona saber que Deus tinha ciência da sua formação?

(v 17) e em teu livro foram registrados todos os meus dias… No original traz a ideia do período de tempo que viveremos. Não te impressiona saber que Deus registrou seus dias?

Perceba, Deus registrou os nossos dias (período de tempo em que viveremos) e logo em seguida fala-nos sobre Seus propósitos. Podemos concluir que o fato de Deus registrar os nossos dias e não o que faremos nesse período, talvez seja porque Ele nos dá a oportunidade de decidir entre viver os Seus propósitos ou os nossos!

(Salmo 94.11) Queira viver os propósitos de Deus para o seu período de tempo nesta terra e não viva voltado para os teus propósitos, não desperdice sua vida vivendo ao seu modo, existe um propósito de Deus para você.

OS PROPÓSITOS DE DEUS SÃO INSONDÁVEIS

(Salmo 92.5) Uma das definições de insondável é que não se explica. Viver os propósitos de Deus é viver coisas inexplicáveis no seu dia a dia e ter sempre a convicção de que está fazendo a coisa certa na hora certa. (Citar Ex.)

Ainda que queiramos contabilizar ou proclamar os propósitos de Deus não conseguiríamos, pois eles são incontáveis. (Salmo 40.5) O que a Bíblia nos sugere quanto aos propósitos de Deus é que busquemos nos alinhar a eles, pois é dessa forma que descobrimos o sentido da nossa vida e,à medida que desenvolvemos os propósitos de Deus na nossa história percebemos que não tem fim.

OS PROPÓSITOS DE DEUS SÃO ETERNOS

(Salmo 33.11) Entenda algo hoje, os propósitos de Deus são eternos porque nós somos seres eternos, não faria sentido ter um fim para os seus propósitos sendo que Eles nos criou como seres eternos.

O caráter duradouro dos propósitos do Senhor estão alicerçados em Sua imutabilidade, pois os desígnios do Seu coração podem ser identificados com as coisas “ocultas” que pertencem a Ele.

(Isaias 48.6 (Jeremias 33.3) É Deus que assegura o cumprimento de Seus decretos eternos. Isaias integra essas ideias com muita propriedade.

OS PROPÓSITOS DE DEUS SÃO IMUTAVEIS

Quando Deus fez uma promessa para Abraão Ele pretendia deixar claro que cumpriria Sua palavra. O Seu proposito para a vida de Abraão era que ele fosse “abençoado e tivesse uma numerosa descendência”(Hebreus 6.14),e isso aconteceu!

(Hebreus 6.17-18) Os propósitos de Deus são imutáveis e se cumpriram todos eles assim como aconteceu com Abraão. Porém, para que nós estejamos nestes propósitos até o fim depende da honra que damos a Ele.

  1. DE ELI E SEUS FILHOS HOFNI E FINEIAS

(1 Samuel 2.30) Se honrarmos ao Senhor Ele nos honrara e cumpriremos Seus propósitos, se O desprezarmos Ele nos desprezara. (1 Samuel 2.35) Deus levanta outro para que Seus propósitos se cumpram, caso nós não Lhe demos honra.

Deus me disse: “os Meus propósitos são imutáveis, mas as pessoas para cumpri-los não!”

OS PROPÓSITOS DE DEUS SÃO MAIS ALTO QUE OS NOSSOS

(Isaias 55.8-9) Ainda que tenhamos os mais altos pensamentos e sonhos para nós não conseguiremos alcançar o nível de propósito que o Senhor tem para nós, pois o Seus pensamentos são mais altos que os nossos.

(Jeremias 29.11) Deus é quem conhece tudo sobre nós, inclusive os propósitos e com certeza são planos que nos farão melhor. Saber que existe um Deus que tem planos de nos fazer prosperar e dar-nos esperança deve mexer conosco e nos motivar a viver estes propósitos.

Perceba um trecho da oração de Jeremias e veja o entendimento que o profeta tem acerca dos propósitos de Deus:

(Jeremias 32.19) Um Deus como esse só poderia ter planos a Sua altura, inigualáveis!

DEUS REVELA OS SEUS PROPÓSITOS

Talvez você esteja aqui ouvindo essa mensagem e diz a si mesmo: Eu não sei quais são os propósitos de Deus!

(Amós 3.7) O Senhor revela os seus propósitos aos seus servos escolhidos, os profetas que o buscam pagando o preço em oração. Ele revela os seu propósitos para os seres humanos.

(Amós 4.13a) É desejo de Deus revelar seus propósitos para nós.

OS PROPÓSITOS DE DEUS SÃO REVELADOS PELO RELACIONAMENTO

Outra dúvida pode surgir ainda: Como conhecer ou descobrir os propósitos de Deus? Pelo relacionamento com o Espirito Santo! O Espirito Santo é quem conhece as profundezas de Deus e pode cumprir a tarefa de revelar a nós os propósitos do Senhor. (1 Coríntios 2.11) O Espirito Santo traz luz sobre aquilo que está obscuro, Ele traduz aquilo que está no coração de Deus para nossa linguagem e facilita todo o entendimento.

A própria Palavra de Deus nos revela os Seus propósitos, pois o salmista diz:

OS PROPÓSITOS DE DEUS JAMAIS SERÃO FRUSTRADOS

(Jó 42.2)Segundo alguns estudiosos o livro de Jó é o mais antigo escrito da Bíblia, propositalmente, gostaria de concluir com este verso do livro de Jó. Todos conhecem basicamente a história desse personagem e não é meu desejo relata-la.

Quero sua atenção voltada para Jó porque a muitos anos atrás ele fez uma declaração profunda acerca dos propósitos de Deus: “Sei que podes realizar tudo quanto desejares; absolutamente nenhuma das tuas ideias e vontades (propósitos) serão frustradas!

Nenhum propósito do Senhor será frustrado, por isso envolva-se em Seus propósitos, incline-se para Jesus e seja alguém que vive para o louvor da gloria Dele.

CONCLUSÃO

O PROPÓSITO CENTRAL DE DEUS

Em meio a esta infinidade de propósitos podemos observar que existe nas Escrituras menção de um propósito central de Deus, e com isso temos um norte para nossa caminhada.

(Efésios 1.9-10)  CONVERGIR-Tender, inclinar-se, dirigir-se, para um ponto comum. [Figurado] Que tende a seguir o mesmo propósito.

O propósito central de Deus é tender, inclinar, dirigir tudo o que existe, ou seja, todos os elementos que estão no céu e na terra para JESUS! (Apocalipse 22.13) Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

Qual seria o objetivo de Deus em fazer convergir tudo em Cristo?

(Efésios 1.11-12) O propósito central de Deus em fazer convergir tudo em Cristo tem como objetivo fazer com que nós que esperamos Nele, sejamos para o louvor da Sua glória!

Não tem nada a ver conosco, tudo é para Ele, a história nunca foi sobre nós e sim sobre Jesus!

Valorize os propósitos de Deus, pois são:

INSONDÁVEIS – ETERNOS – IMUTAVEIS – MAIS ALTO QUE OS NOSSOS E SOBRE TUDO, SERÃO REALIZADOS. Sl 138.8

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...