terça-feira , 23 Janeiro 2018
Home » Mídias » Esboço » O Homem de Deus em tempos terríveis

O Homem de Deus em tempos terríveis

 

Homem de Deus em tempos terriveis (Arquivo)

Tema: O homem de Deus em tempos terríveis

Texto: II Timóteo 3

 

Contexto: Esta foi a ultima carta escrita pelo apostolo Paulo ao seu filho na fé Timóteo. Ela é uma carta pastoral, onde Paulo tenta ensinar Timóteo a lidar com o desafio de liderar uma igreja. Então ela mostra como um líder da igreja deve se comportar e encarar as dificuldades no ministério pastoral. Por outro lado, Paulo esta se despedindo, preso em Roma, vê o seu fim se aproximando.

Estudo: No capítulo que acabamos de ler, Paulo mostra que os tempos terríveis estavam se aproximando. Tempos em que os homens seriam amantes de si mesmos. Viveriam a vida em busca de saciarem os seus desejos a qualquer preço, não importando as conseqüências dos seus atos sobre a vida daqueles que estão ao seu redor. Seriam o centro do universo, e tudo giraria em torno de si. Sem amor, sem perdão, sem limites, mas com uma aparência de religiosidade com uma falsa espiritualidade. Bonito por fora, mas podre por dentro.

Paulo exorta ao seu filho na fé a não ser assim, mostrando que existe a possibilidade der ser Homem de Deus mesmo em tempos difíceis.

Paulo chama a responsabilidade, e diz a Timóteo você vai ser um homem de Deus se olhar para mim. Veja no que eu acredito, no que eu faço, no que eu confio, no que eu espero, no que eu amo e no que eu sou capaz de suportar por amor a Jesus.

No que Paulo acreditava? Que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

O que Paulo fazia?  O que via Cristo fazer.

No que Paulo confiava?  Em Jesus como o seu Salvador.

No que Paulo esperava? Em viver a eternidade ao lado do seu redentor.

Quem Paulo amava?  Jesus o seu Senhor.

No que Paulo era capaz de suportar?  Tudo por amor a Jesus.

 

Paulo continua; Timóteo todo o ensino que aprendeste de sua mãe e de sua avó sobre as escrituras sagradas permanece.  Permanece também na sua fé em Cristo Jesus. Deixe as escrituras lhe inspirar a viver a vida de Deus nesta terra, lhe mostrando o caminho da verdade, rejeitando o mal, corrigindo erro e vivendo          de maneira certa. Pois tudo isso lhe ajudará a se tornar um HOMEM DE DEUS preparado para realizar toda boa obra.

 

Aplicação Pessoal:

 

1-)  Quais as características dos homens que amam a si mesmo?

Resposta: Leia os versículos de 2 a 5

2-) Como podemos ser homens de Deus em tempos difíceis?

Resposta: Aprendendo com a Palavra de Deus, através dela poderemos identificar pessoas que possam nos inspirar a viver de maneira que agrada a Deus. Olhar para os personagens bíblicos, conhecer o nosso Senhor e Salvador Jesus de perto ao ponto de tê-lo como referencia de homem de Deus para os nossos dias. Deixar que a Palavra de Deus nos inspire, nos corrija, nos proteja do mal, apontando a maneira certa de viver.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Jardim das Oliveiras, lugar de lidar com as nossas motivações

Celulas – Jardim das Oliveiras lugar de lidar com as nossas motivacoes (Arquivo) Jadson A.R. da ...