sábado , 17 Fevereiro 2018
Home » Mídias » Esboço » O Poder da Esperança

O Poder da Esperança

celula O PODER DA ESPERANCA(Esboço)

O PODER DA ESPERANCA (Slide)

Mensagem :  O PODER DA ESPERANÇA

Texto: Lamentações 3. 21-26

Introdução: O livro de Lamentações nos mostra o sofrimento que sobreveio a Jerusalém quando Nabucodonosor capturou a cidade em 586 a.C.  É importante lembrar que tal situação foi consequência do seu pecado, Jeremias chega a dizer: ….”eis que a palavra do Senhor é para eles coisa vergonhosa, não gostam dela.” Jer 6.10b    ( leia também Ezequiel 9.9 )

Nos primeiros capítulos  o autor expressa sua angustia diante do caos, mas quando chega no capítulo 3.21 ela muda drasticamente seu humor e seu discurso.

“Quero trazer a memória o que pode me dar esperança. 3.21

Quem precisa ter esperança?  Todo ser humana precisa ter esperança. Porque a vida é um desafio constante e estamos envolvidos por desafios e pressões de todos os lados.  A esperança move o homem em direção a algum lugar. O mais sossegado dos homens está sempre com uma expectativa de algo bom irá acontecer.

A esperança é tão importante na vida humana que a forma como vivemos mostra em que, ou em quem estamos depositando a nossa esperança.

Assim podemos fazer uma relação de coisas que se tornaram a esperança dos homens:  Dinheiro, estudos, família, política,status,_________,_________……

O que Jeremias traz a memória para que a sua esperança seja renovada:

  1. A MISERICÓRDIA DO SENHOR. v. 22

Embora ainda no cativeiro o povo estava de pé por causa da misericórdia do Senhor.  (leia o  Salmos 103:2-4  )

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Salmos 23:6

  • A misericórdia do Senhor não é apenas a causa de não sermos consumidos, é motivo suficiente para sermos misericordiosos. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;”Mateus 5:7
  1. A FIDELIDADE DO SENHOR. V.23

Jeremias começou a recordar-se  da fidelidade do Senhor, provavelmente  lembrou-se do seu chamado em Jeremias 1.12b ……..estou vigiando para que a minha palavra se cumpra.

Uma das frases que nós cristãos mãos gostamos é: “Deus é fiel” e Ele de fato é, mas não podemos viver de qualquer forma. Você e eu fomos comprados. ( I Cor 6.20)

Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.
Hebreus 12:28,29

  1. A INTIMIDADE COM O SENHOR. v. 24

A versão da linguagem de hoje diz:  “Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele.”  Jeremias dialoga com sua alma e entende que sua comunhão com Deus é suficiente para lhe dar esperança. É como se ele estivesse dizendo; “Eu tenho tudo que eu preciso, é o Senhor.       ( Leia o Salmo 16.5 )

  1. A BONDADE DO SENHHOR. V. 25

Deus é bom! não importa o que aconteça Deus é bom, a bondade faz parte da essência de Deus.

CONCLUSÃO:

  • A palavra de Deus tem um personagem central, CRISTO. Ele é a nossa esperança. Colossenses 1.27 Leia  1 Timóteo 1:1
  • Trabalho esforço e perseverança vem da esperança que temos Nele. I Tes 1.3
  • Nossa esperança é viva porque Ele está vivo. 1 Pe 1.3
  • Ele deseja que cada um de nós transborde de esperança Rom 15.13

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Ordenação Pastoral

CULTO DE CONSAGRAÇÃO AO MINISTÉRIO PASTORAL – ALEXANDRE JOSÉ DA SILVA Sábado, 20/01, às 19h30 ...