quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » O Primeiro passo para a Liberdade – Reconhecer

O Primeiro passo para a Liberdade – Reconhecer

Audio Culto 30-04-2017

O Primeiro Passo para a Liberdade-Esboço (Arquivo)

O Caminho para a Recuperação O Primeiro Passo para a Liberdade!- Isaías 57.18-19

Esta mensagem falará sobre o “Caminho para Recuperação.” Ela é uma introdução das series de mensagens do programa celebrando a recuperação. Um programa com mais de 50 anos e que tem transformado a vida de muitas pessoas que passam por ele e que reconhecem que precisam de recuperação. Quem preparou esse material foi o PastorRick Warren.

Nessa mensagem iremos aprender a lidar e como vencer as feridas do passado, os hábitos que estão arruinando a sua vida e as dificuldades pessoais que estão causando dor, mágoas, hábitos ou vícios.

Essa mensagem é para todo mundo. Todos precisam de recuperação.

Do que eu preciso me recuperar? A boa noticia é essa: não importa qual seja o seu problema, você precisa de recuperação, seja ela emocional, financeira, relacional, espiritual, sexual. Não importa do que você precisa se recuperar, os passos para a recuperação são sempre os mesmos. Sim eles são sempre os mesmos passos.

1º passo. RECONHECER: Reconheço que não sou Deus. Admito que sou impotente para controlar minha tendência de fazer as coisas erradas e que a minha vida está fora do controle. “ Felizes os que sabem que são espiritualmente pobres”.

– Alguma vez você já ficou acordado até tarde da noite quando sabia que precisava dormir?                                               – Alguma vez você comeu ou bebeu mais calorias do que seu corpo necessitava?                                                                  – Alguma vez você se sentiu que precisava fazer exercícios corporais, mas não os fez?                                                           – Alguma vez você se sentiu que não deveria ser egoísta, mas agiu de maneira egoísta?                                                             – Alguma vez você ficou cansado de tentar controlar alguém ou alguma coisa e descobriu que era incontrolável?                                                                                                                                                                        – Se a sua resposta é “SIM” a qualquer uma destas perguntas, seja bem vindo à raça humana. Todos precisamos de recuperação.

  1. A maior causa do nosso problema é que temos uma NATUREZA PECAMINOSA.

Vemos isto em Rm 7.15-17: Esta é a primeira causa, e isso não é uma questão de falta de vergonha ou um problema de formação.

Quando negamos que somos fracos, caímos no erro de que somos fortes por natureza e podemos resolver tudo sozinhos. Isto é uma MENTIRA do diabo! VOCÊ PRECISA DE DEUS! VOCÊ PRECISA DE PESSOAS EM SUA VIDA!

Nossa geração está colocando o homem como centro do universo e dispensando Deus. Nós brincamos de Deus quando nós negamos a nossa humanidade e tentamos controlar tudo e todos por razões egoístas.                                  – Tentamos controlar nossa imagem; Queremos controlar o que as pessoas pensam de nós;                                                       – Tentamos controlar outras pessoas; Pais, filhos, maridos e esposas. Usamos a culpa, medo, ira, usamos a raiva, usamos o elogio e alguns de vocês usam o silêncio para controlar.                                                                                                        – Tentamos controlar os nossos problemas; somos bons em fazer isso. Usamos frases como: Posso lidar com isso sozinho, ah eu posso resolver isso, vou achar uma saída por mim mesmo.                                                                                    – Tentamos controlar a nossa dor; alguma vez você já pensou quanto tempo você gasta tentando escapar da dor? Tentando evitá-la, negá-la, reduzi-la ou adiá-la? Tentamos adiar a dor de varias maneiras.                                                  – VOCÊ NÃO VAI MELHORAR POR SI PRÓPRIO. ENCARE ISSO! NÃO NEGUE ESSE FATO.

  1. AS CONSEQUÊNCIAS DE TENTAR SER DEUS: Vamos pensar em 4 problemas que sempre acontecem quando tentamos brincar de ser Deus.
  2. VOCÊ SE TORNA UM MEDROSO! – Gn 3.10 Nunca tente ser quem você não é, seja você mesmo. Um homem, fraco e carente de Deus, e com ele o ser mais forte do universo!
  3. VOCÊ SE TORNA UM FRUSTRADO! – Rm7. 21, 23/Sl 32.3 – Se você está frustrado, é sintoma de um problema mais profundo que ainda não foi resolvido, um assunto sério. Você não é Deus. Você está tentando controlar tudo e isso não funciona.
  4. VOCÊ FICA COMPLETAMENTE ESGOTADO(Fadigado)! – Sl 32. 4-5 – Brincar de ser Deus é algo muito cansativo. Tentar controlar tudo, fazendo de conta que você já sabe de tudo e negar seus problemas, é um desgaste muito grande de energia. Veja o que Davi disse:

Se você está em constante estado de fadiga, sempre exausto, pergunte-se a si mesmo:”De que tipo de dor eu estou tentando fugir?

  1. VOCÊ SE TORNA UM FRACASSADO! – Pv. 28. 13 – Quando tenta brincar de ser Deus, você está mostrando uma descrição de trabalho pela qual você tem a garantia de que fracassará.

III. O CAMINHO PARA A CURA: ADMITIR A NOSSA INCAPACIDADE!                                                                                        Para dar o primeiro passo, precisamos admitir que somos incapazes de resolvermos os nossos problemas sozinhos e que precisamos de Deus e outras pessoas.

Admitir que não sou Deus significa que eu reconheço três fatos importantes da vida.                                                                     1. Eu sou incapaz de mudar o meu passado. Sabemos que o seu passado lhe machuca, mas nem toda amargura do mundo poderá ser capaz de mudá-lo.

  1. Eu sou incapaz de controlar a vida das outras pessoas: Temos de admitir que somos responsáveis pelas nossas ações, e não pelas ações das pessoas. Não podemos controlar a vida das outras pessoas.
  2. Eu sou incapaz de lidar com meus maus hábitos. Temos de admitir que somos incapazes de lidar com os nossos hábitos danosos, comportamentos e ações. Boas intenções não são suficientes. “…Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.”   – Tg. 4:6 – NVI

A graça é o poder que Deus concede-me para fazer as mudanças em minha vida que eu quero fazer e que Ele quer que eu faça. A graça de Deus é o poder para mudar e transformar!

“Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.” Rm. 6:14.

Creia! Quando você admite que precisa de Deus, as coisas começam a mudar em sua vida para nunca mais voltar a ser como antes. Creia de todo seu coração e com muita Fé, que você pode mudar, pode ficar curado.

Deus diz em Isaías 57:18…

“EU VOU CURAR VOCÊ”.

“Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo.”

Disse Jesus: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” – Mt. 11.28

O que precisa ser mudado em sua vida? Que mágoa ou adicção ou habito você tem tentado ignorar?

Pode ser difícil admitir, mas até que o façamos, não poderemos dar o segundo passo nesse caminho. O primeiro passo é o mais difícil, e se você conseguir, ficará mais fácil a partir deste ponto!

Lembre-se,A Lei foi instituída para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,Rm5:20

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...