quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Obediência e Generosidade

Obediência e Generosidade

Obediência_e_Generosidade (Arquivo)

Dízimos e Ofertas – Obediência e Generosidade – 06/08/2017.

Mateus 23.23 “Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus, hipócritas! Porque vocês dão o dízimo da hortelã, do índio (erva doce) e do cominho, mas vocês têm se descuidado dos preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Vocês devem sim, praticar estes preceitos, sem omitir aqueles”.

 

INTRODUÇÃO 

A Igreja é o Corpo de Cristo, uma das formas que Deus escolheu para manifestar-se ao mundo. “Somos seus pés andando em toda a parte; somos suas mãos, curando e abençoando; somos os seus olhos a procura dos aflitos; somos sua boca, proclamando o Reino de Deus”.

Dízimos e Ofertas – um assunto que não é querido em nosso tempo. Talvez, porque as riquezas representam um deus. Jesus chamou as riquezas de Mamon – ídolo que exige dedicação. Mt. 6.24.

Não temos o alvo de sugar o dinheiro de ninguém. O objetivo é que todos entendam que a Obra de Deus se faz com o Povo de Deus!

As dificuldades financeiras de nossos lares e a falta de contribuição financeira são o resultado de múltiplos problemas: má administração dos bens; infidelidade; falta de entendimento; comodismo e ideias divergentes das convicções que temos como igreja!

O Jesus nos convida a fazer mais do que o Velho Testamento ensina: “Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com o ensinamento dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo… vocês só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus”. Mt. 5. 17 e 20.

Jesus ensina a cumprir a Lei, sem hipocrisia, mas com o coração perto e sensível à vontade de Deus.

Por que é tão difícil ser dizimista?

  1. Eu não sou dizimista porque estou endividado.

O endividamento é causado por fatores internos e fatores externos.

1.1 Fatores Internos – Má administração do casal em relação aos valores que entram e saem. Muitos se embaraçam com o cartão de crédito – compram mais do que podem pagar.

Elabore um orçamento, aliste o quanto você ganha, e todos os gastos com coisas necessárias e desnecessários. Um orçamento pode indicar que O DEVORADOR é VOCÊ MESMO!

Muitos gastos excessivos estão nos detalhes e não no principal. Ex. Cinema e Pipoca, cafezinho no bar – pequenas coisas tornam-se um monstro nos gastos.

Dê passos certeiros na direção do propósito de Deus para a sua vida financeira, comece a elaborar um orçamento sério. Procure adequar o seu padrão de  vida à sua realidade financeira.

1.2 Fatores Externos – Endividamento causado por fatores alheios à nossa vontade – desemprego, doença, morte, enchente, incêndio – fatores que estão fora do nosso controle.

Neste caso, precisamos entender que somos membros do Corpo de Cristo e que é muito importante que cada um faça a sua parte, ajudando uns aos outros.

  1. Outro fator que impede alguém de ser dizimista é o pecado da infidelidade.

Infidelidade se reflete de pelo menos três formas:

2.1 Por Convicção ou Teimosia. Eu já ouvi sobre dízimo. Eu já li sobre o assunto e não tenho dúvidas. Eu não quero ser dizimista. Então, Arrependa-se; você está sendo incoerente com a visão da Igreja.

2.2 A Infidelidade Acontece Por Falta de Esclarecimentos – Talvez você pense assim: Esse mês eu dou uma oferta pra Rancharia, no outro para a Cesta, no outro para o ônibus.

É importante que você entenda que Dízimo representa a 10ª parte de todos os rendimentos e as ofertas visam cobrir algumas necessidades específicas ou emergenciais.

A Igreja do Senhor é sustentada basicamente através dos Dízimos e das Ofertas.

O dízimo é o método divino e justo de contribuição. Em termos de percentuais, ninguém dá mais, todos dão um valor proporcional aos seus rendimentos. Entregar o dízimo é reconhecer o Senhorio de Cristo sobre tudo o que existe e principalmente sobre os bens que Ele nos entrega para administrar.

Ofertas específicas representam um esforço a mais. Requer de nós compromisso e pontualidade.

É sempre bom lembrar que os dízimos e ofertas caminham juntos. Não é correto deixar de dizimar para ofertar. Ofertas específicas estão ligadas ao que o Espírito Santo inclina o teu coração.

Infelizmente, algumas necessidades surgem porque muitos que pertencem ao povo de Deus deixam de fazer a sua parte, deixam de contribuir com os dízimos e ofertas.

2.3 A Infidelidade Acontece Por Indiferença. O profeta Jonas tornou-se tão indiferente à vontade de Deus que adormeceu! “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre a tua pessoa”. Efésios 5. 14.

CONCLUSÃO

Os dízimos e Ofertas caminham sobre dois trilhos: OBEDIÊNCIA e GENEROSIDADE.

Obediência – Obediência agrada a Deus. Leia I Samuel. 15.22.

Generosidade – Prazer em presentear. Quem é generoso está livre de motivos egoístas, tem o coração aberto para dar. Rm. 12.8 “se alguém tem o dom de contribuir, contribua com generosidade”. É o ato de dar com as mãos e o coração aberto. Atitude de compaixão e singeleza de coração.

Faça o propósito de caminhar com Deus em Obediência e Generosidade.

Faça o propósito ser ou voltar a ser um dizimista. Deus abençoa os que são fieis nesta área. Por outro lado, que não seja esta a tua maior motivação.

Contribuir com Obediência e Generosidade são adorar a Deus e confiar no seu amor e cuidado.

Somos gratos pelo empenho de todos. Agradecemos as Células que têm arrecadado alimentos e dinheiro para o ônibus e para cesta da paz em Rancharia.

É importante obedecer. Deus é Senhor absoluto de nossas vidas.

Exorto aos discipuladores que tratem deste assunto com os discípulos neste mês de agosto.

Se você está nos visitando, saiba que Deus não quer o seu dinheiro, na verdade, Ele quer ser Senhor de sua vida – entregue sua vida a Jesus, confie a Ele o teu coração, a tua vida, o teu futuro, o teu tudo.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...