quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Os “Cinco Solas” da Reforma

Os “Cinco Solas” da Reforma

Esboco – Os 5 Solas (Arquivo)

Os “Cinco Solas” da Reforma                             

A igreja vinha numa rota de desvios, afastando-se do plano bíblico original, a ponto de vender indulgências para o perdão dos pecados e salvação, quando surge um monge, Martinho Lutero, que tem uma experiência de conversão, ao ler em Rm 1.17: “o justo viverá pela fé”. Lutero passa a lutar para colocar a Bíblia nas mãos do povo, na língua do povo e opõe-se à venda das indulgências que favorecia as obras da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Faz um desafio para debater o assunto afixando as ’95 teses’ na porta da igreja onde servia, recusa-se a retratar-se, é excomungado e queima bula da excomunhão, deflagrando o movimento chamado de ‘Reforma Protestante’.

Em 1643 é elaborado um documento conhecido como “Os Cinco Solas” que sintetiza as ideias da Reforma e que serve como padrão para as igrejas que são genuinamente evangélicas.

  1. “SOLA FIDE” – SOMENTE A FÉ

É o ensinamento de que a justificação é recebida somente pela fé, sem qualquer interferência ou necessidade de boas obras.

Não são penitências, sacrifícios, boas obras ou a compra de indulgências, que livrarão o homem da condenação eterna, mas a salvação é através da fé na obra redentora de Jesus. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2:8-9).

A fé não é uma obra meritória, é simplesmente o meio pelo qual nos apropriamos da dádiva divina (presente de Deus).  A fé é a causa da nossa salvação e as obras são o resultado dela.  A fé é como uma raiz, as obras são como os frutos.

Você já fez a oração da fé entregando sua vida a Jesus? Já orou crendo na obra redentora de Jesus, reconhecendo que Ele é o Senhor e Salvador e que você precisa depositar sua vida exclusivamente nas mãos dele?

  1. “SOLA GRATIA” – SOMENTE A GRAÇA

Todas religiões ensinam algum tipo de salvação por obras, mas no cristianismo bíblico não é assim.

‘Sola gratia’ é o ensinamento de que a salvação é somente pela graça de Deus, através da regeneração provocada pelo Espírito Santo em conjunto com a obra redentora de Jesus Cristo.

Se a fé é o meio humano pelo qual podemos ser salvos, a graça é o recurso divino no qual colocamos a nossa fé.  Rm 1:17 (RA) 17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

Graça é o favor imerecido por causa de Jesus. O homem não tem participação alguma na salvação seja por obras, seja por merecimento. Ninguém será salvo por mérito próprio, por obras, sacrifícios penitências ou compra de indulgências. A única causa eficaz da salvação é a graça de Deus sobre o pecador.  Ninguém pode comprar um lugar no céu nem com dinheiro, nem com qualquer outra coisa. Só a graça pode lhe dar a salvação eterna.  Efésios 2:8-9 (RA) Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

A graça de Cristo só pode ser recebida com fé.  Você quer receber o seu presente imerecido pela fé?

III. SOLUS CHRISTUS – SOMENTE CRISTO  

O terceiro pilar da fé evangélica é ‘somente Cristo’.

“E isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Mediador entre Deus e eis homens, Cristo Jesus, homem.” (1 Tm 2.3-5)

‘Solus Christus’ é o ensinamento de que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade e que não há salvação através de nenhum outro.

A igreja romana ensinava que “Fora da igreja não há salvação”, mas a Bíblia declara que só Jesus salva (não a igreja, não o batismo, não os santos, não os anjos, não Maria, ninguém!) Só Jesus Cristo salva!

As Escrituras nos afirmam:    a. Só Jesus tem poder para salvar. “Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual foi colocada como pedra angular. E não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há outro nome entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12).

“Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e avida; ninguém vem ao Pai; a não ser por mim” (Jo 14.6).

  1. Só Ele tem poder para nos levar à presença de Deus. (João 14:6 (NTLH) “Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.”
  2. Só Ele pode mediar a nossa comunhão com o Pai. (1 Timóteo 2:5-6 (NVI-PT) “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos.”
  3. Só Ele é o nosso sumo sacerdote que nos leva ao trono da graça de Deus. (Hebreus 4:14-16 (NVI) “Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”

Oramos ao pai, confessamos e pedimos perdão ao Pai através de Jesus.  Os santos, ainda que tenham sido cristãos piedosos, não tem o poder de mediar a nossa fé. Só Jesus!

Os líderes servem apenas para guiar seus liderados para o caminho da salvação. Cristo é a verdade e ninguém pode se achegar ao Pai sem Ele (Jesus).

O Senhor quer que você, exclusivamente pela fé, aproprie-se da graça e receba o privilégio de ter acesso ao Pai, diretamente pela mediação de Jesus.  Você quer?

  1. “SOLA SCRIPTURA” – SOMENTE A ESCRITURA (A BÍBLIA)

“Pois desde a infância sabes as Sagradas Letras, que, podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar toda boa obra! (2 Tm 3.15-17)

O quarto pilar da fé evangélica é que só a Bíblia é a regra de fé e prática do cristão.

‘Sola Scriptura’ é o ensinamento de que a Bíblia é a única palavra autorizada e é inspirada por Deus e a única fonte para a doutrina cristã, sendo acessível a todos.

É a nossa única regra de fé e prática.

Para a Igreja Católica existem três regras de fé: a Bíblia, a tradição da igreja, formada pelos seus documentos, bulas e encíclicas papais e o colégio dos bispos.  Muitas das doutrinas católicas se desviaram dos valores essenciais do Cristianismo porque nasceram de pensamentos humanos, não da Bíblia.

O entendimento dos reformadores de que todos poderiam ler as escrituras e meditar nelas veio da própria Palavra de Deus.  (2 Timóteo 3:16-17 (NTLH) 16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações”.

  1. A Bíblia é inspirada por Deus; b. É o recurso deixado pelo Senhor para que pudéssemos conhecer a sua vontade de modo objetivo; c. Quando a lemos o Espírito Santo nos ilumina, fala ao nosso coração e revela a sua vontade (João 14:26, NTLH):” Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.” . 1 João 2:20 (RA): “E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.”

Só a bíblia é a Palavra de Deus e fiel testemunha da verdade.  Leia a bíblia.  Viva a bíblia.  Deixe o Espírito Santo iluminar você através da bíblia.

  1. “SOLI DEO GLORIA” – SOMENTE A DEUS GLÓRIA

O quinto pilar da fé evangélica é: Só a Deus seja a glória.  O homem foi criado para a glória de Deus, portanto, tudo o que faz deve ser destinado à glória de Deus.

“Soli Deo glória” É o ensinamento de que toda a glória é devida somente a Deus, pois a salvação é realizada unicamente através de sua vontade.

Este foi o ensino tanto do NT como do VT . Vejam o que as escrituras ensinam:  Isaías 43:7, NVI”todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz”; Rm 11:36 (RA): “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” 

  1. A igreja romana ensinava e exigia uma devoção ao clero como que este pudesse interferir diante de Deus para perdão de pecados e obtenção de bênçãos para os homens.

Quando se estava na presença do papa e dos cardeais a reverência era que beirava à adoração, com total submissão. Mas Não podemos dispensar glórias a homens, pois não passam de míseros pecadores e carecem da misericórdia de Deus.

Jeremias 9:23-24 “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR”. 

  1. Ensinava também a devoção aos santos, mas a Palavra diz: “só a Deus glória”. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por causa do teu amor e da tua fidelidade” (Salmo 115.1); “Depois dessas coisas, ouvi no céu uma forte voz como de uma imensa multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus” (Ap 19.1)

Is 42:8 (NVI) “Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor. 

Êxodo 20:4-5 (NTLH) “Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos.”

CONCLUSÃO: Construa sua vida espiritual sobre os pilares seguro pois nos foram dados por Deus.

Os reformadores foram apenas homens com defeitos, como nós, mas as verdades que eles nos transmitiram, pautadas nas Palavra de Deus, nos permitem buscar a essência do verdadeiro cristianismo.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Chamados para servir!

Chamados para servir (Arquivo) Chamados para servir! (Atos 6) Introdução  Uma das grandes qualidades da igreja ...