quarta-feira , 24 Janeiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Os Níveis do Evangelho

Os Níveis do Evangelho

Os 3 Niveis do Evangelho (Arquivo)

OS NÍVEIS DO EVANGELHO

INTRODUÇÃO

Filipenses 2.12-13

12Sendo assim, meus amados, como sempre obedecestes, não somente na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, colocai em prática a vossa salvação com reverência e temor a Deus, 13pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade.

Ultimamente no meio cristão estamos passando por diversas reformas relacionadas a doutrinas, comportamentos, modernizações em geral e outras coisas mais. Meus sentimentos em meio a tudo isso me fazem pensar em qual nível de Evangelho tenho vivido? Meu objetivo é tratar as questões primarias do Evangelho e não questões secundarias, que nos separam ao invés de unir-nos.

Do primeiro contato com o Evangelho a uma vida pratica existe um processo que nos leva ao ideal de Deus para nós, chamo este processo de “Níveis do Evangelho” e ele nos ajuda a identificar em qual nível estamos a fim de ajustarmos nossa vida.

1º NÍVEL DO EVANGELHO: CRER

Após a prisão de Joao Batista, Jesus partiu para a Galileia pregando a todos as boas novas de Deus e dizia: (Mc 1.15) “Cumpriu-se o tempo e está chegando o Reino de Deus; arrependei-vos e crede no Evangelho”. Crer é o princípio básico para viver o Evangelho.

É importante você reavaliar sua fé, pois muitos estão a anos envolvidos com a “igreja” e não perceberam que não estão vivendo mais pela fé mas  estão acostumados  com o evangelho. Tornaram-se simpatizantes do Cristo ressurreto e sem perceber estagnaram neste nível da crença.

(Jo 3.16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Reavalie sua fé. Crer é o primeiro nível do Evangelho para todos, mas não deve ser o nível em que devemos permanecer.

(Rm 10.9-11) Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo! 10Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11Conforme diz a Escritura: “Todo o que nele crê jamais será decepcionado”.

Muitos sentem-se decepcionados e não sabem bem o por quê?  Talvez seja  por  ter deixado de crer no evangelho integral  e passado a viver um nível de Evangelho desconhecido. Muitos querem andar em um nível pautado pelas obras e acabam de igual forma decepcionados.

(Rm 9.30-33) A que conclusão chegamos? Os gentios, que não procuravam justiça, a receberam, uma justiça que vem pela ; 31entretanto, Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou. 32E porque não? Porque não a buscava pela , mas como que por meio das obras. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”. 33Como está escrito: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; mas aquele que nela confia jamais será envergonhado!”

O PRIMEIRO NÍVEL DO EVANGELHO NÃO TEM NADA A VER COM OBRAS E SIM COM FÉ!

2º NÍVEL DO EVANGELHO: OBEDIÊNCIA

Como foi dito logo no início, um processo ocorre do primeiro contatocom a verdade (crer) até o ideal de Deus. Não podemos parar no primeiro nível, mas rapidamente precisamos alcançar este segundo. (obediência)

(1 Jo 3.24) Todos aqueles que obedecem aos seus mandamentos nele permanecem, e Ele neles. E assim conhecemos que Deus permanece em nós: pelo Espírito que nos outorgou.

Só demonstramos nossa permanência fiel a Cristo quando O obedecemos. Não podemos falar de amor ao próximo sem antes entender o princípio do amor a Deus, e amar ao Senhor é obedecê-Lo.

(1 Jo 5.2-3) Desta maneira, sabemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos. 3Porquanto, nisto consiste o amor a Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos.

O segundo nível do Evangelho envolve a obediência completa a Deus; não é simplesmente crer e acabou, deve-se externar esta crença com uma obediência totala sua palavra. Caso contrário podemos nos tornar apenas ouvintes da Palavra e não praticantes, entretanto somos encorajados por Tiago a fluir neste segundo nível do Evangelho:

(Tg 1.22-25) Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos. 23Porquanto, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, é semelhante a um homem que contempla o próprio rosto no espelho; 24e, depois de admirar a si mesmo, sai e logo se esquece da sua aparência. 25Porém, a pessoa que observa atentamente a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas praticante zeloso, será muito feliz em tudo o que empreender.

O SEGUNDO NÍVEL DO EVANGELHO ALCANÇA A OBEDIÊNCIA!

3º NÍVEL DO EVANGELHO: ENTREGA

Creio que o processo no aprofundamento da vida cristã deve chegar nesse ideal de Deus para nós, o nível da entrega.

Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. João 12: 24 – 26

 Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará. Lucas 9.24

Quem não assumi a responsabilidade pela vida do próximo se assemelha a Caim quando disse: (Gn 4.9) “acaso sou eu o protetor do meu irmão?”

O terceiro nível do evangelho é o nível da entrega, onde nós renunciamos a nós mesmos em prol da vida do outro. Creio que este é o ideal de Deus para todo discípulo comprometido com o Evangelho de Cristo.

(At 20.24) Contudo, nem por um momento considero a minha vida como valioso tesouro para mim mesmo, contanto que possa completar a missão e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus.

Não considere sua vida como valioso tesouro para você mesmo, entregue-se pelo seu próximo. Viva o nível mais profundo do Evangelho que é a entrega de sua vida. (2 Co 12.15) Desta forma, de boa vontade e por amor de vós, investirei tudo o que possuo e também me desgastarei pessoalmente em vosso favor. Gaste-se e se deixe gastar pelas pessoas, pare de crer somente e obedeça ao Senhor se entregando ao outro.

OS 3 NÍVEIS É O  PACOTE COMPLETO DO EVANGELHO,  É O IDEAL DE DEUS PARA NÓS!

CONCLUSÃO

Nós precisamos urgentemente compreender os níveis do Evangelho a fim de entrarmos nesse lugar de entrega total. Jesus passou por este processo enquanto esteve na terra e nos deixou Seu próprio exemplo acerca dos níveis do Evangelho.

1º NÍVEL DO EVANGELHO: CRER

(Jo 14.1) Não permitais que o vosso coração se preocupe. Credes em Deus, crede também em mim.

2º NÍVEL DO EVANGELHO: OBEDIÊNCIA

(Hb 5.7-9) Durante seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em clamor e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, tendo sido ouvido por causa da sua reverente submissão. 8Mesmo considerando o fato de ele ser o Filho de Deus, aprendeu a obediência por intermédio das aflições que padeceu; 9e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de salvação eterna para todos quantos lhe obedecem.

3º NÍVEL DO EVANGELHO: ENTREGA

(Gl 1.3-4) A todos vós, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, 4que se entregou voluntariamente pelos nossos pecados, a fim de nos resgatar deste atual e perverso sistema mundial, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.

(1 Tm 2.6) Ele se entregou em resgate por todos, para servir de testemunho a seu próprio tempo.

(Jo 10.17-18) Por esse motivo o Pai me ama; porque Eu entrego a minha vida para retomá-la. 18Ninguém a tira de mim; antes Eu a entrego de espontânea vontade. Tenho poder para entregá-la, e poder para retomá-la. Esse é o mandamento que recebi de meu Pai.”

Faça uma auto avaliação e ajuste a sua vida ao terceiro nível do Evangelho, viva o nível de entrega!

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Jardim das Oliveiras, lugar de lidar com as nossas motivações

Celulas – Jardim das Oliveiras lugar de lidar com as nossas motivacoes (Arquivo) Jadson A.R. da ...