quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Ouça – Comunidade Batista da Paz

Ouça – Comunidade Batista da Paz

Ouça CBP – Esboço (Arquivo)

OUÇA – COMUNIDADE BATISTA DA PAZ

CBP – 22/04/2017 (Líder – prepare-se antes e tente deixar que todos participem).

Deuteronômio 6. 1 – 9 – Ouça Comunidade Batista da Paz

INTRODUÇÃO

Deuteronômio pode ser traduzido por “Estas são as Palavras” ou “Repetição da Lei”. É o último livro do Pentateuco – uma espécie de resumo e explicação da Lei. 

Dt. 6. 4 – 5 é conhecido como o SHEMÁ. A expressão hebraica tem o sentido de Parar tudo e “dar toda a atenção à Palavra do Senhor”. O Shemá era recitado pelos judeus duas vezes ao dia! “Ouve, ó Israel, o nosso Senhor, é o único Deus! Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. Dt. 6.4–5.

O Amor a Deus é o mais importante de todos os mandamentos. No entanto, antes de Amar a Deus eu preciso dar alguns passos de grande importância:

 

  1. Decisão – Somente o Senhor é o Único Deus. V. 4

Somente o Senhor é o meu Deus.

A Bíblia não nega a existência de outros deuses. Dt. 6.14 “Não seguirás outros deuses, qualquer um dos povos que estão ao teu redor”.  Veja os Salmos 86.8 e 96.4.

Afirmar que o Senhor é o Único Deus é uma decisão, uma postura determinante para nossas vidas. É a decisão de vida deve ser renovada dia-a-dia.

Nós não precisamos fazer uma oração para aceitar a Cristo como Senhor e Salvador –em todos os apelos, mas é imprescindível renovar o compromisso em todo o tempo – talvez, duas vezes por dia como faziam os piedosos judeus ao recitarem o SHEMÁ!

Cuidado com os Ídolos do Coração!

Ezequiel 14. 1 – 6 conta que alguns líderes de Israel ergueram ídolos em seus corações e colocaram tropeços e obstáculos malignos para a queda deles mesmos.

Você tem algum ídolo no coração?

Ídolos do coração são piores que os nichos que ficam na frente de algumas casas com um santo ou uma estátua. Ídolos do coração nos acompanham sempre – todo o dia e em qualquer lugar porque estão instalados no coração!

Os Ídolos do Coração podem ser o seu trabalho, seus sonhos, suas convicções, sua profissão, seus projetos, seus bens matérias e até mesmo a sua própria família.

Ídolos do coração cegam as mentes, criam fortalezas e fazem com que nos separemos de Deus – “porque Deus não encolheu os seus braços para agir em nossas vidas, os seus ouvidos não estão fechados, mas os nossos pecados – dentre eles a idolatria do coração – fazem divisão entre nós e o nosso Deus”. Is. 59. 1 – 2.  

Ídolos do coração tomam o lugar de Deus e o caminho de volta requer arrependimento e conversão.

Jesus disse: você não pode servir a dois senhores – não há como agradar os dois ao mesmo tempo, queira ou não, quando você agrada um deus, descartamos o outro! Mt. 6. 24 – 25.

Não há como amar a Deus com todo o coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo entendimento, sem a profunda consciência de que servimos o Único Deus de nossas vidas.

 

  1. O 2º Princípio é guardar no coração a Lei do Senhor

Deus tem um padrão de qualidade: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos … Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele”. João 14.15 e 21.

Leia Sl. 119.11 e Dt. 33.4. Qual é o tesouro de nossas vidas?

Deixemos a Palavra de Deus enraizar-se em nossas vidas.

Quais as funções da raiz? (Deixe que a célula participe).

A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo e ajudá-la a manter-se em pé. 

A Palavra de Deus precisa penetrar a mente, o coração, as emoções e as reações.

Que as palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração. V. 6.

 

  1. Adote o Ensino como Princípio para que Deus continue Sendo o Único, Amado e Honrado pela próxima geração. V. 7 – 9.

O Ensino pode ser:

Formal – Ensinar com zelo e perseverança;

Informal – Conversando em casa ou andando pelo caminho; ao deitar e ao se levantar;

Facilitar a memória – Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não esquecer;

Visual – Escreva nos batentes das portas e nos seus portões.

 

CONCLUSÃO

Inúmeras vezes o povo de Israel escutou e repetiu que o Senhor é o Único Deus.  Josué 24:31 conta que o povo serviu a Deus enquanto Josué viveu e enquanto os líderes que sabiam de tudo o que Deus havia feito pelo povo de Israel.

Juízes 2.10 conta que depois que todas as pessoas daquela geração morreram, os seus filhos esqueceram o Senhor e as coisas que ele havia feito pelo povo de Israel.

A síndrome de esquecimento não está longe de mim e de nenhum de nós!

Por isso, eu quero convidá-lo a renovar a sua aliança com o Senhor – se você tem algum ídolo no coração, quebre-o agora em nome de Jesus – Só o Senhor é Deus – o Único Deus. (Tempo para reflexão – deixe o Espírito Santo conduzir este momento).

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...