quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Palavra de Deus: sua importância, sua exigência e suas faces

Palavra de Deus: sua importância, sua exigência e suas faces

Audio Culto 12-06-16

esboço palavra de Deus (Arquivo)

Esboço para célula

Palavra de Deus: sua importância, sua exigência e suas facesSalmo 119:41-48topoface-linhasinstitucionais-biblia-01

Introdução

Em muitos lugares não veem a palavra de Deus como ela realmente é. Com o decorrer do tempo e muitos lugares as pessoas não enxergam a Palavra com a importância e amor devido. Mas um salmista escreveu sobre ela, não sei exatamente que é ele ou quando escreve, mas sei que os tempos não eram fáceis, adversidades, conflitos e pressões internas e externas o rodeava, porém ele achou força na palavra, a exaltou e demonstrou imenso amor por esta.

Você sabe qual é a importância da Palavra na sua vida? O que você precisa fazer com ela? Quais são as faces dessa palavra?

 

  • A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA NA SUA VIDA (vv.41-43)

Nos vv.41 e 42 o salmista quis dizer que a palavra é o meio pelo qual temos acesso a salvação e o amor. O plano de salvação do Pai chegou até nós pela Palavra. Rm 10:14 e 17. Um dia você creu e passou a ser salvo porque você escutou dessa palavra!

E no v.43 ele expõe o temor que devemos ter em não perder a palavra. Deus nos salva/liberta/nos dá vitória em nossas causas dia após dia. O medo do salmista era não ter esse único ponto de esperança (a Palavra) e perder as suas causas.

A importância da Palavra: Ela te salva dia após dia até a eternidade!

 

  • O QUE EU PRECISO FAZER COM ELA (vv.44-45)

Os vv.44 e 45 demonstra qual a exigência que a Palavra faz em relação a ela: guardá-la. O salmista coloca a amplitude que essa Palavra precisa ser guardada: continuamente, em todo tempo e para sempre:

  • Sem cessar = continuamente, sem pausa;
  • Todo tempo = 24 horas por dia;
  • Para sempre = 24 horas por dia todos os dias da sua vida.

Ensino dado desde as antiguidades Dt 5:1 e 6:6-8

Mas para que tudo isso? Olha o porquê disso no v.45: para quando olharmos para dentro de nós venhamos a encontrar a palavra. Quando você olha para dentro de você, o que encontras? Mateus 12:35, qual tesouro você tem tirado de dentro de você?

Exigência da Palavra: Ser guardada continuamente dentro de você.

 

  • AS FACES DA PALAVRA DE DEUS (vv.476-48)

A palavra de Deus é autoridade e tem que ser cumprida! No v.46 o salmista parece fazer uma menção a seu líder maior até então: Moisés. Ele chegou diante do rei do Egito (Faraó), sob a autoridade da Palavra do grande Eu Sou, fez diversas exigências pautadas nessa Palavra e não foi envergonhado, pois tudo teve que ser cumprido (Ex 3:16-18; 4:16). A palavra nos dá autoridade para fazer, ser e ter o que ela exige. O problema é que por estarmos tão longe da Palavra queremos ser, ter e fazer aquilo que não nos concerne e acabamos nos frustrando.

E nos vv. 47 e 48 a palavra traduzida por mandamentos é a mesma e tem um sentido imperativo nela: ordem, direito, reivindicação. Sim, assim como no v.46 a palavra de Deus tem autoridade, é um dever, é uma ordem do Senhor a sua obediência. E sei que ordens não são vistas com bons olhos nos dias de hoje. Mas quando enxergamos quem está ordenando e porque Ele manda isso e aquilo, conseguimos enxerga a Palavra até com certo romantismo, como o salmista..

Ele expressa amor por essa Palavra, sente prazer em tê-la, ama-a de fato, estende as mãos num sinal de adoração, submissão e honra a essa palavra.

Faces da Palavra: ela é dura, firme e autoridade, mas é também afável, linda e apaixonante.

 

CONCLUSÃO

A importância da palavra foi se perdendo no decorrer do tempo, mas ela não deixou de ser o que é: o meio para a salvação, necessária de ser guardada, digna de ser obedecida e fácil de ser amada. Hoje faço o convite para aqueles que nunca tomaram a decisão de aceitarem a Jesus e viverem por meio dessa Palavra. E também aqueles que estão na corrida cristã ha algum tempo, mas foi deixando a busca por ela e seu entendimento se esfriarem.

 

APLICAÇÕES

1 – Demonstre como essa Palavra foi e continua sendo importante nas vidas hoje. Como ela nos salva e nos guia atualmente?

2 – Como podemos guardar a Palavra de Deus hoje? Quais são os desafios que tenta impedir isso? Por que devemos guardar a Palavra de Deus?

3 – Quais são as faces de Deus? Como conciliar a firmeza com a beleza da Palavra? Obedecer e amar é a mesma coisa?

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...