quarta-feira , 24 Janeiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Passos para eternidade

Passos para eternidade

Passos para Eternidade (Arquivo)

Estudo para as células

Comunidade Batista da Paz – São Vicente

Jadson A.R. da Silva

Tema: Passos para eternidade

Texto: Lucas 10:25 a 37

 

Contexto: Um doutor da lei tentando colocar Jesus a prova lhe questionou perguntando “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?” Jesus sabiamente responde com outra pergunta “O que está escrito na lei?”. O doutor da lei respondeu prontamente “Amarás o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e com toda a sua capacidade intelectual e amarás o teu próximo como a ti mesmo”.  Jesus afirmou respondeste acertadamente. Faze isto e viverás. O texto mostra que a resposta de Jesus deixou o doutor da lei desconfortável ao ponto de querer se justificar perguntando quem é o meu próximo?  Jesus então conta uma parábola para mostrar quem seria o próximo.

Estudo: No texto que acabamos de ler, podemos ver alguém que queria pegar Jesus e acabou sendo pego. A pergunta principal do texto é “O que posso fazer para herdar a vida eterna?”. A própria pessoa que estava querendo pegar Jesus acaba respondendo a tal pergunta. Aqueles que querem alcançar a vida eterna precisarão dar alguns passos descritos no texto.

1º passo – Conhecer as Escrituras.

Jesus pergunta para o doutor da lei o que está escrito? E como você a interpreta?

2º passo – Amar a Deus com todo o nosso ser.

O Doutor da lei responde que devemos amar a Deus com todo o nosso ser.

3º passo – Amar ao próximo.

A pergunta que se faz é: Quem é o meu próximo?

Resposta: Na parábola apresentada por Jesus o próximo é aquele que socorre o necessitado.  Então a pergunta correta é: De quem eu sou o próximo?

 

4º passo – É reconhecer que a vida religiosa não leva a eternidade.

Na parábola, O sacerdote era aquele que representava o homem diante de Deus, e não conseguiu ver no necessitado alguém que precisasse ser representado. Assim como o levita que representava o serviço ao Senhor não viu no necessitado alguém que precisasse ser servido.

Por outro lado, alguém que não tinha nada haver com a religião, o samaritano conseguiu ver no necessitado a oportunidade ser o seu próximo.

Perguntas:

1-) Quais são os passos para alcançar a vida eterna?

2-) Você tem sido próximo de alguém?

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Jardim das Oliveiras, lugar de lidar com as nossas motivações

Celulas – Jardim das Oliveiras lugar de lidar com as nossas motivacoes (Arquivo) Jadson A.R. da ...