terça-feira , 23 Janeiro 2018
Home » Vida Cristã » Permaneçam firmes no Senhor – Filipenses 4:1-7

Permaneçam firmes no Senhor – Filipenses 4:1-7

discipulo-600x300

Permaneçam firmes no Senhor  – Filipenses 4. 1 – 7 

             O primeiro versículo possui duas ligações. A primeira ligação é com os versículos anteriores. Os cristãos deveriam ficar firmes nos propósitos de Conhecer a Cristo; Buscar a maturidade e ter esperança na volta de Cristo que transformará os nossos corpos semelhantes ao Dele. (FP 3. 10 – 21).

A segunda ligação é referente às exortações que Paulo fará em FP 4.2-7.

Permaneçam firmes no Senhor é o mesmo que permaneçam de pé, não caiam, fiquem firmes em tudo que vocês têm aprendido do Senhor através da sua Palavra e das experiências que vocês têm vivido com Ele – dia-a-dia!

Exortar é uma espécie de conselho, um encorajamento. Portanto, temos aqui Exortações para permanecermos firmes no Senhor.

 

  1. Vivam em Harmonia no Senhor. V. 2

Não existe nenhum outro texto bíblico que forneça maiores informações sobre Evódia  e Síntique. Sabe-se que elas trabalharam com Paulo para ajudar no avanço do evangelho. Elas trabalharam e andaram juntas, mas, infelizmente, deram lugar aos desentendimentos e deixaram a comunhão ruir.

A harmonia pode esta presente em várias coisas, na roupa, na casa, na comida e etc. No caso da Igreja, somos convidados a pensar em harmonia e a caminhar em harmonia NO SENHOR. A harmonia é a união de vários sons que se unem em algo agradável de se ouvir.

Problemas de relacionamentos são comuns na vida da Igreja. Na verdade, onde há um grupo existem grandes possibilidades de atritos – diariamente – basta estarmos juntos que as situações estão lá para gerarem atritos.

Observem que o assunto é de tão grande importância que o seu “leal companheiro foi convidado a ajudá-las no processo de reconciliação”v. 3. É muito importante cuidar da harmonia na vida da Igreja.

A harmonia que estamos falando é da Unidade da Igreja. (I Co. 12. 12 – 13). Por isso a ênfase de Paulo é: “Peço a Evódia e Sítique pensem concordemente, no Senhor”.  A Bíblia Mensagem traduz: “Insisto em que Evódia e Síntique resolvam suas diferenças e façam as pazes. Deus não quer que seus filhos guardem ressentimentos

Por que é tão importante trabalhar em favor da harmonia na Igreja? Desarmonia gera divisões que não são recomendáveis a qualquer grupo. Nem mesmo no reino no diabo as divisões podem acontecer. (Mc. 3. 24 – 25). Este princípio também se aplica à Igreja de Cristo.

Cuidado com as divisões.

Evite divisões (Tt. 3. 10).

Procure resolver com urgência (Mt. 5. 23 – 24).

É na harmonia que Cristo se revela (João 13. 35).

Não existe carreira solo na obra de Deus. (I Co. 3. 6)

 

  • Alegrem-se no Senhor. V. 4

A Alegria é um dos temas centrais da Carta aos Filipenses. Cerca de 13 vezes Paulo demonstra algo sobre sua alegria e a sua preocupação com a Alegria na vida da Igreja*.

A exortação para Alegrar-se é sobrenatural – não é fruto do esforço humano. Gl. 5. 22 informa que a Alegria é fruto do Espírito Santo.

Pr. Shedd ensina que a Felicidade está ligada às circunstâncias favoráveis – se a vida está boa, a maré está calma e tudo esta dando certo, então a reação é positiva e eu fico feliz! Não é pecado ficar feliz.

Muitas vezes gastamos nossas energias para nos alegrarmos do nosso jeito, com as nossas forças, nos desgastamos como crianças correndo tentando fazer a sua pipa voar. Tudo a fazer é colocar as nossas vidas na direção do Espírito Santo. Não precisamos correr para empinar pipa: basta coloca-la na direção do vento.

Paulo deu exemplo de como “Alegre-se no Senhor”. Ele estava no Presídio Central de Filipos, a situação era difícil, mas o seu coração estava alegre no Senhor, então ele O adorou. (AT 16. 25 – 26).

Alegrar-se no Senhor não é a receita para a calmaria em nossas vidas. Alegrar-se no Senhor é uma disposição de mente que precisamos cultivar.

Jesus Cristo é a Fonte de Alegria do Cristão. (Isaías 12. 2 – 3)

Se você tem tendências à depressão ou está numa situação muito triste e desanimadora, procure mudar o foco, procure levantar-se da cama, abrir a janela, substituir os maus pensamentos por coisas boas. Se esforce pra alegrar-se no Senhor. Agora é a oportunidade de aprender que Jesus é a fonte da nossa alegria!

Coloque sua pipa na direção do vento. Coloque sua vida na direção do Espírito Santo.

Você está vivendo um problema muito grave? Lembre-se que você está no Senhor e que Ele está no Barco da tua vida.

 

CONCLUSÃO

Vivam em Harmonia no Senhor e Alegrem-se no Senhor.

No entanto, chamo a sua atenção para um ponto em comum – tanto a Harmonia quanto a Alegria precisam ser cultivadas no Senhor.

Nós não sabemos voar, mas voamos se estivermos no Avião; agente não sabe navegar, mas navegamos se estivermos no navio; sendo a sim, nós não saberemos viver a vida cristã se não estivermos no Senhor.

Todos juntos, como tijolos bem edificados formamos a Igreja e Cristo é a principal que sustenta todos nós.

About Eduardo Andrade de Gois

Além disso, verifique

Esboço para células – Eis me Aqui

Esboço Eis me Aqui (Arquivo) Eis-me aqui. Isaias.6:1-8 O ano é de 740 a.C /Israel estava ...