quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Permanecer para Gerar

Permanecer para Gerar

Esboço para células – PERMANECER para gerar (Arquivo)

.TEMA: Permanecer para gerar         

Textos: João 15: 1-8

Introdução: Os discípulos estavam em um momento muito importante de suas vidas. Antes haviam ouvido a respeito da partida de Jesus e momentos depois ouviriam que seriam odiados pelo mundo. Eles necessitavam aprender sobre os efeitos de PERMANECER em Cristo.

Pergunta para interação: A expressão que Jesus usou, dizendo que era a videira verdadeira, foi possível ser compreendida pelos discípulos?

R: Sim. A expressão videira foi muito usada pelos profetas no antigo testamento, referindo-se à Israel. (Salmo 80: 9-15, Isaías 5: 1-7, Jeremias 2: 21, Oséias 10:1)

Jesus a videira verdadeira: Com essa revelação Jesus deixa claro que ele é agora a videira perfeita. Diferente de Israel que fracassou. Agora não basta fazer parte de um povo, é preciso permanecer em Jesus. A decisão é individual. Fazer parte de uma igreja é permanecer na videira? Pergunte aos participantes.

 Pai/Agricultor: Deus está presente, atento aos processos dos ramos, Ele participa do desenvolvimento dos ramos que permanecem. Isso encoraja vocês? Pergunte.

Ramos: Os ramos têm a responsabilidade de decisão. Permanecer ou não. Quem são os ramos?

 Permanecer: Nos versos 4,5 e 7 está o ponto principal que Jesus quer tratar com seus discípulos, e não é “fazer algo”, e nem mesmo se trata de FRUTIFICAÇÃO! Mas sim PERMANÊNCIA! Permanecer significa dependência total de Jesus. É a limitação da carne e a potencialização da vida em Cristo. O quê você faria se fosse potencializado espiritualmente?

Fruto: Ao contrário do quê pensamos o fruto não é um resultado ou conquista externa. O fruto é gerado internamente. (Gl 5:22). Alguém tem se alimentado de algum fruto seu?

Não permanecer na videira: Essa decisão do ramo o levará a inutilidade e com isso será lançado ao fogo. Esse não parece ser o melhor resultado para um ramo. Qual é a sua escolha?

AIREI: Verbo grego usado no verso 2 que indica a ação de cortar. Esse verbo é traduzido em outros textos como: sustentar, levantar, pegar. Outra possível ação do agricultor seria levantar os ramos que estão em Cristo, mas não estão produzindo fruto, assim junto de outros ramos frutíferos ele é incentivado a produzir também. Que imagem linda de igreja! Você precisa ser levantado?

Conclusão: A nossa postura hoje continua sendo a mesma exigida dos discípulos de Jesus no texto que tratamos. Precisamos PERMANECER em Cristo! Somente assim veremos em nós o fruto gerado pelo Espírito Santo, que é a manifestação do caráter de Cristo.

Qual é a sua decisão hoje?

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...