quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Salmo 51

Salmo 51

salmo_51_-_esboço (Arquivo)

INTRODUÇÃO

Existem vários tipos de salmo (saltério, peregrinação, agradecimento etc). O salmo 51 é um dos salmos penitenciais feito por Davi, onde retrata o arrependimento, confissão e a confiança na misericórdia e na graça de Deus depois de ter cometido um pecado.

E qual foi o pecado que Davi cometeu? Davi, rei de Israel, cometeu os pecados de adultério, assassinato, destruiu uma família e decepcionou o Senhor. A história do seu erro está narrada em 2 Samuel 11 e o salmo 51 foi escrito após Davi ter sido repreendido pelo profeta Natã em 2 Samuel 12,1-14.

 

Quais são os tipos de pecado? 

Todos nós estamos sujeitos a pecar, aliás, todos nós já pecamos (Rm 3,23). Davi depois ter tido consciência da besteira que tinha feito, do pecado que tinha cometido, abriu o coração ao Senhor. Deus nos deu um alvo e o pecado é quando erramos esse alvo. Você tem errado o alvo de que maneira?

  • Pecados Secretos: “Tu conheces bem nossas iniquidades; nossos pecados mais secretos não escapam à luz da tua face”. Sl. 90.8.
  • Pecados Resultantes da Ignorância de Conhecimento: muitas vezes não temos consciência de que o que estamos fazendo, falando, pensando etc, seja pecado. Paulo, antes de reconhecer a Cristo como seu Senhor, não tinha consciência do pecado que estava cometendo, veja a confissão dele à Timóteo em I Timóteo 1,12-14.
  • Pecados deliberados:Estes são cometidos conscientemente, é uma escolha deliberada, um pecado que pode ter sido gerado pela dureza de coração ou apenas pelo costume em cometer tal pecado.
  • Pecados que pegaram no sono: parecido com o pecado deliberado, a pequena diferença é que no pecado deliberado a pessoa escolhe praticá-lo. Já, “o pecado que caiu no sono” a pessoa não mais se incomoda em praticá-lo, tornou-se surdo, indiferente e as vezes nem percebe – o pecado está no “piloto automático”.
  • Dureza de coração: isso acontece quando você sabe o que é pecado, sabe que comete esse pecado, mas por birra, teimosia e/ou outros motivos continua errando o alvo. Esse tipo de pecado acarreta a indignação de Jesus (Mc 3,5).

 

O que Davi faz com o pecado dele?

Nesse salmo, Davi mostra as consequências do pecado, a importância de se arrepender e pedir perdão a Deus e a necessidade de confiar na graça e misericórdia do Senhor.

  • O pecado gera sentimento de culpa (v.3): A culpa é emoção arraigada que produz desconforto emocional, físico e espiritual. Não adianta racionalizar o pecado para diminuir a culpa, não funciona. Não adianta tentar enganar a si mesmo fingindo que está tudo bem. O único caminho de se libertar da culpa é o arrependimento e a confissão. Davi foi nessa direção. O arrependimento

nãopode mudar o passado, mas pode reconstruir o futuro. É a oportunidade de deixar Deus reconstruir o teu caráter. Observe o que a Bíblia diz sobresentimento de culpa: “Quem camufla suas faltas jamais alcançara sucesso, mas quem as reconhece, confessa e abandona, recebe toda a compaixão de Deus (Pv 28,13).

  • O pecado nos suja e precisamos de Deus para nos limpar (v.7): Só Deus pode purificar e santificar nossas vidas e Davi sabia disso. Precisamos entender que só o sangue do Senhor pode nos purificar e proporcionar a alegria de viver (Ap 22,14). Os pecados são as “sujeiras” que nos separam do nosso Senhor (Is 59,1-2).
  • O pecado gera perda da Alegria da salvação e indisposição em obedecer (v.12): O pecado pode nos levar para o fundo do poço. Davi ao ter consciência de seus delitos sente-se como se estivesse com os ossos esmagados (v.8). O pecado gera tristeza e desmotivação. O senso de obediência também se desfaz, pensamentos como “Estou em pecado, nem adianta obedecer ao resto, vou me lambuzar com o pecado!”. Mas Davi tem uma postura diferente, ele expressou uma confiança no amor, na misericórdia e na graça do Senhor e se arrependeu, mudou a direção que a sua vida estava trilhando, pediu uma nova oportunidade para acertar o alvo.

 

CONCLUSÃO

O pecado é uma realidade na vida de todos. Judas pecou e a tristeza o levou a morte (Mt 27,1-10), Davi também pecou, mas o Salmo 51 mostra um caminho que leva a oportunidade de uma nova vida. O que você fará? Se deixar vencer pelo pecado ou vencê-lo por meio do perdão de Cristo?

 

PARA REFLETIR:

·        Que tipos de pecados você tem em sua vida? Você consegue dar nome aos seus pecados?

·        Olhando para o Salmo 51, compartilhe conosco qual o versículo que te chamou atenção?

·        O que você aprendeu com Davi sobre o lidar com o pecado?

·        Olhando para si, para seus pecados, qual postura você terá?

 

Nota Informativa: Neste último domingo, 11 de junho, as Células levantaram R$ 306,50.

Agradecemos a todos e solicitamos que as Células continuem recolhendo valores para a compra de cestas básicas para Rancharia e para o Ônibus que auxilia no transporte do nosso povo de São Vicente.

Glória a Deus!

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...