quinta-feira , 14 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » Salmos 119.81-88

Salmos 119.81-88

Salmo 119 Esboço (Arquivo)

CBP – Esboço Células Salmo 119.  81 – 88 – 1º/10/2017 – marciozegarcia@gmail.com  – 98151-8043

INTRODUÇÃO

Kaf – 11ª letra do alfabeto hebraico – equivale à letra K, indica o numeral 20 e o que mais nos interessa, ‘kaf’ significa PALMA DA MÃO.

Neste bloco 81 – 88, o salmista descreve a sua angústia e, possivelmente, em meio aos sofrimentos mais contou com o amparo e sustento da mão de Deus.

Quem nunca viveu um tempo de angústia em sua vida?  

Angústia – Espaço reduzido; estreiteza. Aflição, sofrimento. Aperto de coração, estado exagerado de ansiedade.

O salmista demonstra um quadro angustiante:

  • A minha alma quase desfaleceu; v.81.
  • Os meus olhos estão cansados de tanto esperar por tuas promessas! V. 82.
  • Eu me sinto como um odre na fumaça – como uma vasilha inútil! V. 83.
  • Os orgulhosos fizeram covas pra que eu caísse; v. 85.
  • Gente que quase conseguiu me matar! V. 87.

 

Sabemos que as perseguições são mais que físicas – foram essencialmente espirituais. Efésios 5.12

Diante do quadro de angustia, sentimento de morte e profundo esgotamento descrito pelo salmista, como podemos lidar com tais situações?

Se a angústia me faz sentir inútil, eu sei que a tua Palavra me ampara e renova a minha vida.   

 

Olhando o texto, é possível alistar algumas convicções que nos ajudam a lidar com as angústias e conflitos.

 

  1. A 1ª convicção que nos ajuda a lidar com a angústia e os conflitos é a Esperança na Palavra de Deus.

A Palavra de Deus contem promessas para os seguidores do Senhor.

Pedro: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus”. João 6. 66 – 67; Vejs Jr. 33.3.

Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esquecerei vocês. Jerusalém, o seu nome está escrito nas minhas mãos”. Is. 49. 14 – 16.

Paulo disse: “Eu sei em quem tenho crido e estou plenamente convicto de que Ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia”. II Tm. 1.12.  Isso é Esperança!

  1. A 2ª convicção que ajuda na hora da angústia e dos conflitos é a Memória dos mandamentos de Deus. V. 83

Odre é um recipiente feito com o couro inteiro do animal. Servia para guardar ou transportar líquidos – leite, água e vinho. Feitos geralmente com pele de carneiro, era necessário que fossem defumados na fumaça.  A fumaça e o calor escureciam o couro e fazia com que ficasse enrugado – enfim, a parte externa do odre ficava feia, mas o seu interior tornava-se apropriado para conservar o líquido.

O salmista, estava exausto, desgastado, mas o que estava no seu interior estava sendo conservado – “sou como um odre na fumaça, mas não esqueço dos teus decretos”.

A vida, os sofrimentos, as angústias, os conflitos, as doenças ou qualquer conflito podem nos deixar desgastados, mas é possível conservar o que foi plantado no teu interior. O nosso homem exterior pode se desgastar, mas o interior é renovável. Veja Pv. 17.3.

Saliento que eu só não me esqueço daquilo que eu vi, ouvi ou li – por isso, é importante que você ouça, leia, estude, memorize e medite na Palavra de Deus. Veja João 14.23.

  1. A 3ª convicção que nos ajuda a lidar com a angústia e os conflitos é a Confiança na Palavra e na Ação de Deus. 84 – 87.

Lendo a história do povo de Israel e a história da Igreja no NT, é possível ver a Mão de Deus, Amparando, Pesando, Impedindo e Conduzindo.

Ajuda-me, pois sou perseguido”! Esta é a oração de confiança.

Pedro estava afundando seu pedido foi “Senhor, salva-me. Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou – homem de pequena fé”. Mt. 14.30 – 31.

Se você estiver vivendo algum conflito ou angústia, confie no Senhor – Ore com a convicção e a confiança de que Deus está no controle – se o socorro não vier, lembre-se:Não tenham medo os que matam o corpo, temam aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”. Mt. 10.28.

  1. A 4ª convicção que ajuda a lidar com a angústia e os conflitos é a certeza da Ação vivificadora de Deus.

Vivifica-me, segundo a tua misericórdia”. Misericórdia engloba a bondade, benignidade e fidelidade de Deus.  B. Mensagem: “Por teu grande amor, renova-me, para que, sempre alerta, eu possa obedecer a cada palavra tua”.

É possível vencer a angústia – a ação de Deus em nós  muda o nosso estado!

Neemias disse que “A Alegria do Senhor é a nossa força”. Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva”. João 7.37 – 39.  Jesus disse isso a respeito do Espírito Santo que hoje, habita no coração do todo aquele que crê no Senhor Jesus.

Jesus está aqui! Ele continua vivificando a quem quer que seja.

CONCLUSÃO

Se a angústia tem feito com que você se senta inútil, cansado e com vontade de desistir, traga a memória uma verdade bíblica: A PALAVRA DE DEUS AMPARA E RENOVA A SUA VIDA.

A angústia e os conflitos podem ser vencidos pela Esperança na Palavra Viva do Deus Vivo.

A angústia e os conflitos podem ser vencidas com a Memória encharcada com os mandamentos de Deus.

A angústia e os conflitos são vencidas com uma firme Confiança na Palavra e na Ação de Deus.

A angústia e os conflitos são vencidas com a Ação vivificadora de Deus.

Jesus está aqui – Ele prometeu – onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome, ali Ele estará – nós estamos reunidos em nome de Jesus, portanto, não há porque deixarmos de orar por tua vida.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...