domingo , 17 dezembro 2017
Home » Mídias » Esboço » SUAS EXPERIÊNCIAS

SUAS EXPERIÊNCIAS

audio-culto-13-11-2016

suas-experiencias (Arquivo)

SUAS EXPERIÊNCIAS

 INTRODUÇÃO 

 No salmo 119:57-64 o salmista compartilha uma experiência de desvio dos ensinos e da vontade de Deus. Há pelo menos três “formas de desvios”:

  • Vacilo – trata-se de alguém que está engajado em temer e servir; aprender e viver a vontade de Deus.
  • Desvio radical – como o filho pródigo
  • Desvio lento e pouco perceptível – Sem perceber, você vai se desviando lentamente do amor a Deus e dos princípios bíblicos para sua vida.

O que fazer quando os meus caminhos se desviam dos caminhos do Senhor?salmos-119

  1. Reflexão (v.59)

O Espírito Santo nos coloca diante de um espelho, mostra-nos o pecado e as suas marcas em nós. Não importa o nível do desvio da sua vida. Se você está envolvido num processo de desvio da vontade de Deus, está indiferente ao certo e errado, indiferente à mentira e a verdade, indiferente ao honesto e desonesto. É imprescindível que você pare para refletir!

Refletir os seus caminhos, e colocar os seus passos na linha que o Senhor traçou para nossas vidas”.

  1. Confissão e súplica (v.58)

Não há outra maneira de lidar e livrar-se do pecado sem que ele seja reconhecido em sua vida (1Jo 1:8-9). Pecado é coisa séria, é como uma doença, como a lepra que se espalha pelo corpo (Pv 28:13). Quem sabe se o seu desânimo ou tristeza tenha outro nome e você não quer reconhecer, confessar e abandonar?!

O salmista recorreu à misericórdia e a graça do Senhor: a misericórdia representa proteção do próprio Deus de sermos castigados dos nossos pecados (Lm 3:22-23; Mq 7:18-20) e a graça concede aquilo que não merecemos (Rm 5:20).

  1. Atitudes (v.60-63)

No primeiro momento ele refletiu sobre os seus caminhos. Em seguida confessou o pecado e suplicou a graça e misericórdia de Deus. Num segundo momento temos o exemplo de outras atitudes importantes na vida do Servo de Deus. Quais foram estas atitudes?

  • Seja rápido em obedecer (v.60): não gaste tempo remoendo lamentando, seja rápido em apropriar-se da misericórdia e da graça.
  • Evite que maus conselhos envolvam sua vida (v.61): Nenhum cristão está imune a maus conselhos, mas é importante discernir e comparar com os mandamentos de Deus. Discernimento é uma ferramenta indispensável!
  • Desenvolva uma atitude de gratidão (v.62): As experiências ruins do salmista fizeram ele ver como eram boas as Palavras do Senhor, isso o motivou a levantar de madrugada para adorar e agradecer a Deus por elas. Você consegue perceber como são boas as palavras de Deus mediante suas experiências boas ou rins? Seja grato a Deus pela PALAVRA!
  • Junte-se aos que temem a Deus (v.63): Aproxime-se de quem serve a Deus. “Não deixemos de nos reunir como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros” Hb 10:25.

CONCLUSÃO

Os versículos 57 e 64 são conclusivos. A experiência de ter vacilado ou se desviado temporariamente dos caminhos de Deus o levou a refletir, suplicar a misericórdia, a graça de Deus e em seguida tomar atitudes em direção à vontade de Deus.

Experiências de vida modificam nossa maneira de enxergar, parece que o salmista enxergou sua miserabilidade!

Toda experiência vivida levou o salmista a duas conclusões: O Senhor é a minha herança (v.57) e que a Terra está cheia do teu amor (v.64).

Jesus é a nossa herança maior: Ele deu a sua vida pra que pudéssemos ter vida. Pedro disse: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”. Jo 6:68-69

A terra também está cheia do amor de Deus: Agente tem visto tanta maldade na terra. Alguns aqui já foram vítimas de assaltos e furtos – no entanto, a terra ainda está cheia do amor e da bondade de Deus. Podemos contar com Deus em nossas vidas. Seu amor, graça, bondade e misericórdia ainda estão disponíveis.

 

Para refletir:

ü  Você tem se desviado dos caminhos do Senhor? Como tem andado com Deus?

ü  A confissão e a súplica têm feito parte de sua vida? Ao pecar você pede perdão e muda suas atitudes?

ü  Você demora em colocar em prática o que aprende com o Senhor? Quem tem te influenciado mais: Deus ou o mundo, os outros, a mídia e suas vontades?

ü  Com que freqüência você agradece a Deus por Sua palavra? Como anda sua comunhão, nas células, cultos, Avivas e programações diversas da igreja?

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Eu Necessito da Tua Palavra

Salmos 89-96 – Esboço (Arquivo) Salmo 119.  89 – 96 – Eu Necessito da Tua Palavra  ...