terça-feira , 23 Janeiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Testemunhas da Ressurreição

Testemunhas da Ressurreição

Audio Culto 29 05 16

Esboço para células (Arquivo)

TEMA: Testemunhas da ressurreição         Ministrada em 29/05/16

Textos: 1 Co. cap. 15

Orientações ao líder: Querido/a líder, ore, consagre sua vida, leia os textos e medite na Palavra. Dica: pesquise um pouco sobre a cultura da cidade de Corinto e veja como era a realidade local onde a Igreja se encontrava. Não sinta a obrigação de ler e aplicar todo o capítulo, selecione partes chave e aplique na célula. 20160327_ressurreio_04

Introdução: A obra redentora de Cristo tem o seu ápice com a Sua ressurreição. Os cristãos imaturos de Corinto estavam afirmando que não era possível que mortos ressuscitassem. Paulo vê a necessidade de tratar do assunto que está intimamente ligado à ressurreição de Jesus.

Pergunta para interação: Você tem dificuldades em crer na ressurreição de Jesus?

1 – As provas da ressurreição (1-11):

  1. 1 e 2 – A salvação dos coríntios estaria garantida se eles retivessem os ensinamentos de Paulo. (O evangelho completo e sem alterações). V. 3 e 4 – Paulo faz ligação entre o Cristianismo e AT. O Cristianismo é o cumprimento das promessas feitas no AT (Isaías 7.14, Miquéias 5.2, Isaías 9.6, Zacarias 9. 9). V. 5 a 7 – Pessoas viram o Mestre ressuscitado. Várias estavam vivas. (fazia aprox. 25 anos que Cristo havia ressuscitado). V. 8 a 11- Paulo viu Jesus. Ele dá seu testemunho pessoal.

2 A lógica da não ressurreição (12-19):

  1. 12 e 13 – Se mortos não ressuscitam Cristo também não ressuscitou. V. 14- Nossa pregação e fé não valem nada. V. 15- Somos mentirosos. V. 17 e 18- Nossa dívida não foi paga. V. 19- Cristo interfere somente na vida terrena.

3 Jesus, o segundo Protótipo (20-34):

  1. 20 – Cristo ressuscitou! Ele é a nossa primícia (primeiro exemplar). V. 21-23 – Paralelo com Adão. (a morte por Adão, a vida por Jesus). V. 24-28 – O Reino estabelecido por Jesus e entregue a Deus .V. 29 – Paulo usa uma heresia como exemplo. É heresia por que: A salvação e individual Rm 10:9, Após a morte humana não podemos fazer nada mais pela pessoa que morreu Hb 9:27, o batismo por si só não traz salvação. (o ladrão na cruz foi salvo sem batismo. Lc. 23:43). V. 30-32 – Se meu esforço não é válido vou viver nos prazeres desta vida. (ironia). V. 33 – Informações mudam comportamentos, cuidado! V. 34 – Alerta vergonhoso (pessoas dentro da Igreja não conheciam a Deus).

4 O Infinito poder criativo de Deus (35-44):

  1. 35-38 – A semente (o corpo carnal é a semente do espiritual). V. 39 – Tipos de carne (existem diversos tipos de carne, para Deus não será difícil criar mais um tipo). V. 40-44 – Corpos Celestes e corpos terrestres. (Paulo faz o coríntios enxergarem o infinito poder criativo de Deus).

 

5 O último Adão (45-50):

  1. 45-48 – É vivificante. (o antigo Adão era um ser vivo, o novo Adão pode dar vida). V. 49- Nossa futura imagem. (a nosso corpo ressurreto será semelhante o de Jesus glorificado). Paulo reforça a ideia de que viveremos o que o último Adão viveu.

6 A transformação dos vivos (51-53):

Quando o Senhor voltar serão transformados em um piscar de olhos e receberão um corpo incorruptível.

7 Nova perspectiva sobre a morte (54-57).

A morte já não assusta mais, a vitória de Cristo sobre a morte se torna nossa vitória também.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes (ou inabaláveis), sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”

  Aplicações:

– A igreja de Corinto por ser imatura sofreu crises em sua fé, é preciso buscar maturidade na fé e no conhecimento da Palavra para não nos tornarmos vítimas da imaturidade.

– Se Jesus não tivesse ressuscitado toda a nossa história de fé seria uma farsa, mas, como ELE ressuscitou toda a nossa vida deve ser afetada por essa verdade. Nosso testemunho, nosso evangelismo, nosso trabalho no Reino precisam fazer de nós: Testemunhas da ressurreição de Cristo.

Deus abençoe.

 

Juarez.

988222084.

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Jardim das Oliveiras, lugar de lidar com as nossas motivações

Celulas – Jardim das Oliveiras lugar de lidar com as nossas motivacoes (Arquivo) Jadson A.R. da ...