sábado , 17 Fevereiro 2018
Home » Mídias » Esboço » Viva dentro dos Padrões de Deus

Viva dentro dos Padrões de Deus

113_-_120_-_Viva_dentro_dos_padrões_de_Deus_-_Esboço (Arquivo)

Salmo 119:113-120 – VIVA DENTRO DOS PADRÕES DE DEUS.

INTRODUÇÃO

O ensino de Jesus sempre foi muito transparente – siga-me e os farei pescadores de homens. Se alguém quiser me seguir, negue-se a si mesmo. Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro – João 15.18.

 

Como podemos viver dentro dos padrões de Deus numa sociedade fora dos padrões de Deus?

 

  1. Escolher Amar a Deus é escolher aborrecer os que vivem na inconstância – V. 113 e 115.

A moeda é uma só, mas têm dois lados. Amar a Lei de Deus é romper com a vida dupla e com quem vive em duplicidade ou em inconstância. I Rs. 18: 21. Escolher amar a Deus é parar de ficar em cima do muro. Tiago 1.8 “o homem de ânimo dobre (lealdade dividida) (é) inconstante em todos os seus caminhos”.

 

  • A única maneira que podemos provar que amamos a Deus é sendo obedientes aos seus mandamentos. João 14.15.
  • Quantas vezes você tentou agradar os dois lados? Não podemos servir a dois senhores.
  • Orientação aos jovens sobre a questão do namoro ou sobre sociedade com quem não teme a Deus: II Cor. 6.14 – 16

 

  1. Precisamos de ajuda de Deus para viver uma vida íntegra. V. 116 e 117.
  • Outra maneira de viver dentro dos padrões de Deus é contar com o seu amparo e sustento.
  • Na oração do salmista conta com Deus e o reconhece como Rocha e Coluna: Ampara-me segundo a tua palavra … sustenta-me e serei salvo. Todos somos são sustentados pelo Senhor. O dinheiro, o trabalho e os nossos esforços também fazem parte da provisão de Deus para nossas vidas. Rm. 10.11.

 

  1. Eu preciso enxergar a Ira de Deus na vida de quem não está nos padrões de Deus. V. 118 – 119.

Já parou para pensar sobre a Ira de Deus? Seria esse um defeito do caráter de Deus? Não! Deus é Santo e odeia o pecado.

Ira de Deus – “A atitude permanente do Deus santo e justo, quando se depara com o pecado e com o mal. Trata-se de uma qualidade pessoal, sem a qual Deus deixaria de ser completamente justo.” (Novo Dicionário da Bíblia).

“Quantos crentes sabem que Deus está irado? Quantos crentes sabem que Jesus Cristo não veio apenas para livra-los dos problemas, das fraquezas, das nossas lutas pessoais e dos nossos pecados. Mas Jesus veio principalmente para nos livrar da ira de Deus?

A Ira de Deus é coisa séria Rm. 1.18 – “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça”. Veja Colossenses 3:5-7.

O v. 119, diz que Deus “Deita fora, como escória, todos os ímpios da terra”. Escória é o resíduo que se desprende do metal quando passa pelo fogo. A prata e o ouro passam por este processo. Deus joga fora todos aqueles que optaram viver impiedosamente, que escolheram viver em inimizade com Deus.

Todos nós nascemos debaixo da Ira de Deus: João 3.36.

 

Por que enfatizar a Ira de Deus? Porque enfatizando a Ira de Deus, a seriedade dos nossos pecados também é enfatizada diante de Deus.

Deus não é complacente com o pecador. Complacente é alguém benevolente, gentil e compreensível. No entanto, a complacência também é uma desqualidade. Trata-se de alguém tolerante, passivo, que faz vistas grossas para o erro. Deus não é complacente com o pecador, mas é paciente. Leia II Pedro 3. 9 – 12. A Ira do Senhor é real, não podemos ignorar esta verdade.

 

  1. Eu preciso ser cheio de temor a Deus e à Sua Palavra. V. 120.

Davi e ficou impressionado com o fim dos ímpios V. 118 e 119. Ele visualizou como Deus tratará os que escolhem viver em inimizade com Ele.

O temor a Deus também é a visão clara do que Ele pode fazer com alguém que o rejeita. Temor é fruto da aproximação de Deus. É o reconhecimento que Ele é Santo e quer que sejamos santos. Temer a Deus é respeitar e obedecê-lo.

Temer a Deus é uma evidência de intimidade com Deus: Sl. 25.14.

 

CONCLUSÃO

  1. Deus espera de nós uma vida íntegra, sem máscaras e sem complacência com o pecado. Nossa vida precisa ser coerente todos os dias, sem hipocrisia. II Coríntios 7. 1. Talvez você esteja tão distante de Deus e precisa tomar o caminho de volta.
    • Quem sabe você está afastado da Igreja e de Deus? Leia Hebreus 4.16.
    • Muitos estão no caminho certo, mas se sentem como uma escória ou como o joio no meio trigo. Você não é joio!. Porque o joio não está preocupado em saber se é joio ou não. O joio está preocupado em ser parecido com o trigo! O Lobo está preocupado em ser parecido com a ovelha. Então pare com estes sentimentos. Diga a Deus “Deus, eu sei que não sou joio, não sou lobo e não sou escória, mas por favor, purifique a minha vida, retira tudo o que está me impedindo de ser um vaso segundo o teu querer. Pv. 25.4.

 

  1. A Ira de Deus é uma realidade.A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça” (Rm 1.18). João 3. 36 “Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a IRA DE DEUS”. A Palavra de Deus é muito objetiva e demonstra a situação das pessoas que não creem em Cristo Jesus como Senhor e Salvador. Veja 5:21. Jesus foi para cruz para morrer em nosso lugar, e tomar sobre si a Ira de Deus que era contra nós. Ele é quem nos reconcilia com Deus pelos seus méritos. O maior sofrimento que Jesus suportou, não foram os cravos ou as dores físicas, mas a Ira de Deus. Jesus é a Esperança para quem ainda está debaixo da Ira de Deus. Rm. 3. 21 – 26

 

APLICAÇÃO

 

·         Reflita se sua vida está dentro dos padrões de Deus;

·         Ore junto com os irmãos e peça santificação à Deus;

·         Peça temor em meio ao povo de Deus (temor traz intimidade com Deus e a intimidade gera santificação).

 

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

A Tua Palavra é Luz

A Tua Palavra é Luz Esboço_para_células (Arquivo) Comunidade Batista da Paz – 14/01/2018 – marciozegarcia@gmail.com – ...