sábado , 17 Fevereiro 2018
Home » Mídias » Esboço » VIVENDO EM TRÊS DIMENSÕES

VIVENDO EM TRÊS DIMENSÕES

Minutos-de-Sabedoria-Caminhe-reto-para-a-frente-e-para-o-alto

Vivendo em Tres Dimensoes (Arquivo)

VIVENDO EM TRÊS DIMENSÕES – 1 Pe 1.13-21

Introdução: A ênfase do pensamento de Pedro em sua carta é que fomos comprados pelo sangue de Cristo. Éramos escravos; agora, somos filhos de Deus. Vivamos como tais (16-21), de modo diferente da vida anterior.  Ele mostra que o crente pode viver em três dimensões: 1. Para o Passado; 2. Para o presente; 3. Para o Futuro.

 

  1. PASSADO

O que Deus exige de cada crente em  relação ao passado (v..13,14,18)?  A antiga vida do crente caracterizava-se por três aspectos:

  1. Vida de concupiscência (desejos)

Concupiscência é o desejo carnal muito forte. É a vida conformada e aos desejos da velha natureza humana perdida e sem Cristo. Não posso ser moldado pelos sentimentos carnais. Não podemos ser cópia do que fomos no passado.

  1. Vida de ignorância

É próprio do homem sem Cristo viver na ignorância. Não conhece Deus, o verdadeiro sentido da vida. Não sabe para onde vai nem porque vive. Nós fomos trazidos para a luz.

  1. Vã maneira de viver

Vida fútil. Sem Cristo a vida é de futilidade, de passar o tempo. Como usar o tempo?  Futebol, shopping, cinema, restaurantes, passeios, prazeres efêmeros? (Não é condenação ao lazer em si, mas à vida dedicada apenas a este tipo de prazer)

Estatísticas mostram que o maior índice de suicídios ocorre nos fins de semana prolongados. Muitos não têm o que fazer, sentem-se sós. Uns bebem, outros se drogam, outros entregam-se ao sexo fora dos padrões de Deus, outros entram em depressão. E muitos, aí, põem fim à vida, que embora dom de Deus, mas  não lhes faz sentido, porque eles não conhecem a Deus..

A vida cristã deve ter sentido. A vida com Cristo tem sentido. O que somos importa para Deus. Temos um lugar para nos encontrar com nossa grande família (célula, cultos). Somos filhos de Deus, gerados no coração do Pai, resgatado por Cristo a preço de sangue. Somos especiais. Ele tem um plano especial e específico para cada um. Esqueçamos a velha vida de incrédulos, quando não havia esperança nem  sentido, e tentávamos encontrá-los nos desejos da natureza caída. É tempo de andar na luz!

  1. FUTURO

“Cingindo os lombos”. Literalmente, significava que deveriam amarrar  suas túnicas na cintura para não tropeçarem. “Cingir os lombos” corresponderia às expressões  atuais como:  “vestir a camisa”, “arregaçar as mangas”.  Significa, portanto, “prontidão para agir”.  Você está pronto para agir? Vamos “vestir a camisa”, assumir o papel que Deus têm pra nós neste mundo? Vamos “arregaçar as mangas”, “lançar mão do arado” e trabalhar com afinco, produzindo para o Senhor, colhendo frutos para Ele?

“Andai em temor no tempo da vossa peregrinação” (17-19). É uma rememoração da instituição da Páscoa (Ex 11), para lembrá-los de como os judeus foram peregrinos. Estamos de passagem. Esta não é a nossa terra final. Temos terra melhor do que esta e para ela nos encaminhamos. Mq 2.10: “Levantai-vos e andai porque não será aqui o vosso descanso; por causa da corrupção que destrói.”

Amemos e prezemos muito mais o que temos na vida futura! Procedemos de Deus. Voltemos para Deus. Nosso passado ficou pra trás. Não gaste seu presente chorando as mágoas dos tempos idos. O hoje foi preparado por Deus para ser os eu dia. Decida: “Hoje, eu em Cristo vou ser feliz, vou viver, estarei na dependência dele e o louvarei!” Hoje vou construir meu tesouro com valores eternos.

Esperar na graça de Deus – v. 21-  O que é isso? É esperar o futuro em Deus. O nosso Deus é Deus gracioso e bondoso.

 

 

Dizemos: “Deus é amor”, mas cremos nisso?  Nossa prática confirma nossa doutrina?

Há os que temem dar-se completamente ao Senhor como se Deus fosse um ser mesquinho. Como se o que a Bíblia fala sobre Deus fosse só uma questão retórica. Medo de Deus… Por quê? Deus tem sempre o melhor para cada um de nós! Ninguém será miserável por entregar-se a Deus. Ninguém que verdadeiramente serve ao Senhor, por maiores que possam ser as suas lutas, será infeliz por estar vivendo na presença do Senhor! Porque Deus não pode negar-se a si mesmo!

É verdade o que dizem o belo cântico: “Não há Deus maior, não há Deus melhor…”

  1. PRESENTE

Invocar a Deus como Pai. Temor significa reverência e não medo. O temor trás consigo a obediência.Abraão, chamado “o amigo de Deus”, temia o Senhor. Como conseqüência ele obedecia ao Senhor. Muitos não temem a Deus, são levianos. Tudo o que é pecaminoso faz parte de suas velhas bagagens nunca abandonadas. A ordem de Deus é para não imitar a vida passada. A ordem dele é para sermos santos e imitarmos a Cristo.

Dizer que algo é santo é dizer que aquilo é exclusivo de Deus. Pedro diz que devemos ser santos, ou seja, exclusivos de Deus. Eu não me pertenço mais. Eu sou de Cristo. O corpo, a mente, a inteligência são do Senhor, são para uso dele. Muitos se dizem do Senhor, mas vivem vidas impuras.

Principalmente no presente, sejamos somente de Deus. Exclusivos dele.

CONCLUSÃO

Com quem você tem compromisso? Para quem você tem sido crente ativo: para Deus ou para o Diabo?  Com quem tem sido o seu compromisso: com Deus ou com o Diabo? “Quem não ajunta, espalha”, disse Jesus.

Se você quer ser ativo para Deus, se você quer ter compromisso com Deus, a receita de hoje, resumida, é:

  1. Andar na luz, deixando o passado;
  2. Mangas arregaçadas, atuando na dependência de Deus.
  3. Andando e permanecendo no temor (obediência) a Deus.

 

Pensamos sempre no que podemos receber de Deus, sem lhe dar nada. Mas Deus também exige. Há bênçãos, sim, mas é preciso haver obediência. As bênçãos são abundantes, são profusas e vem de Deus. Compete-nos obedecer.

CORPO VIVO NEWS

– 23/07 AVIVA JOVEM – Sábado as 20h00

– 24/07 Pré Encontro – Próximo domingo as 09h00 – Favor entregar fichas para o JH

– 28/07 Café do MDA – 09h00 (Favor contribuir com um item de café da manhã)

– 29 a 31/07 Encontro com Deus

About Marcos Vinicius de Souza

Além disso, verifique

Ordenação Pastoral

CULTO DE CONSAGRAÇÃO AO MINISTÉRIO PASTORAL – ALEXANDRE JOSÉ DA SILVA Sábado, 20/01, às 19h30 ...